A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Willams dos Santos Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112
Resumo: A pesquisa teve por objetivo investigar os desafios e as perspectivas de formação enfrentados pelos discentes do curso de Pedagogia EaD, bem como apresentar a importância do referido curso na vida dos sujeitos alagoanos. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizados estudos sobre a formação de professores, a educação em nível superior desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD) e, o crescimento desta modalidade, os quais compõem o quadro teórico desta investigação. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a abordagem no estudo de caso, realizando entrevistas semiestruturadas com (10) professores, (34) alunos, totalizando 44 sujeitos, nos polos de apoio presencial, situados nos seguintes municípios: (Maceió, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Santana do Ipanema, Olho d´Água das Flores e Matriz de Camaragibe), buscando respostas no que se refere às contribuições da EaD para o processo de ensino-aprendizagem; às dificuldades enfrentadas e as perspectivas de formação docente por meio da EaD, numa instituição pública federal de Alagoas. Os resultados desta pesquisa não possibilitam o esgotamento deste estudo, mas abrem um leque de investigações a respeito da formação de professores, tanto no Curso, quanto na instituição pesquisados, no que se refere à formação docente em EaD.
id UNIMES-1_943f29daea8503ed762da5fc06871f25
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1112
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONALEducação; Educação a DistânciaEnsino Superior; Formação Inicial Docente; Pedagogia EaDA pesquisa teve por objetivo investigar os desafios e as perspectivas de formação enfrentados pelos discentes do curso de Pedagogia EaD, bem como apresentar a importância do referido curso na vida dos sujeitos alagoanos. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizados estudos sobre a formação de professores, a educação em nível superior desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD) e, o crescimento desta modalidade, os quais compõem o quadro teórico desta investigação. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a abordagem no estudo de caso, realizando entrevistas semiestruturadas com (10) professores, (34) alunos, totalizando 44 sujeitos, nos polos de apoio presencial, situados nos seguintes municípios: (Maceió, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Santana do Ipanema, Olho d´Água das Flores e Matriz de Camaragibe), buscando respostas no que se refere às contribuições da EaD para o processo de ensino-aprendizagem; às dificuldades enfrentadas e as perspectivas de formação docente por meio da EaD, numa instituição pública federal de Alagoas. Os resultados desta pesquisa não possibilitam o esgotamento deste estudo, mas abrem um leque de investigações a respeito da formação de professores, tanto no Curso, quanto na instituição pesquisados, no que se refere à formação docente em EaD.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaLima, Willams dos Santos Rodrigues2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 93-11819826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112/974https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1112/468Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T23:25:38Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1112Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:25:38Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
title A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
spellingShingle A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
Lima, Willams dos Santos Rodrigues
Educação; Educação a Distância
Ensino Superior; Formação Inicial Docente; Pedagogia EaD
title_short A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_full A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_fullStr A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_sort A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
author Lima, Willams dos Santos Rodrigues
author_facet Lima, Willams dos Santos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Willams dos Santos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação a Distância
Ensino Superior; Formação Inicial Docente; Pedagogia EaD
topic Educação; Educação a Distância
Ensino Superior; Formação Inicial Docente; Pedagogia EaD
description A pesquisa teve por objetivo investigar os desafios e as perspectivas de formação enfrentados pelos discentes do curso de Pedagogia EaD, bem como apresentar a importância do referido curso na vida dos sujeitos alagoanos. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizados estudos sobre a formação de professores, a educação em nível superior desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD) e, o crescimento desta modalidade, os quais compõem o quadro teórico desta investigação. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a abordagem no estudo de caso, realizando entrevistas semiestruturadas com (10) professores, (34) alunos, totalizando 44 sujeitos, nos polos de apoio presencial, situados nos seguintes municípios: (Maceió, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Santana do Ipanema, Olho d´Água das Flores e Matriz de Camaragibe), buscando respostas no que se refere às contribuições da EaD para o processo de ensino-aprendizagem; às dificuldades enfrentadas e as perspectivas de formação docente por meio da EaD, numa instituição pública federal de Alagoas. Os resultados desta pesquisa não possibilitam o esgotamento deste estudo, mas abrem um leque de investigações a respeito da formação de professores, tanto no Curso, quanto na instituição pesquisados, no que se refere à formação docente em EaD.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112/974
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1112/468
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 93-118
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275303133184