APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465 |
Resumo: | As Metodologias Ativas (MA) rompem com o ensino tradicional, e são capazes de proporcionar maior autonomia e criticidade ao educando. Aliadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e à Educação a Distância (EaD), em especial, estas metodologias possibilitam ganhos ao processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este trabalho procura visualizar se as MA estão sendo utilizadas na prática da educação presencial e a distância e faz um levantamento de quais são elas. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Se tratando de educação em geral, segundo a literatura selecionada, as principais Metodologias Ativas relatadas são aprendizagem baseada em problemas, pedagogia da problematização, problematização com Arco de Maguerez, estudos de caso, grupos reflexivos, interdisciplinares de tutoria e de facilitação, exercícios em grupo, seminários, relato crítico de experiência, mesas-redondas, socialização, plenárias, exposições dialogadas, debates temáticos, leitura comentada, oficinas, apresentação de filmes, interpretações musicais, dramatizações, dinâmicas lúdico-pedagógicas, portfólio e avaliação oral. Na Educação a Distância, a aprendizagem baseada em problemas, a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos e a instrução por pares. São citados também a gamificação, estudo de caso, simulações e seminários, objetos virtuais de aprendizagem, problematização com Arco de Maguerez, encontro presencial e ferramenta Glossário. O trabalho limitou-se a abordagem de obras já publicadas, que têm como fonte primária, em suma, relatos de experiência. Buscou-se a partir deste, subsidiar estudos e escolhas metodológicas de docentes de diferentes áreas, além de suscitar discussões acerca dos desafios concernentes ao desenvolvimento das MA e da EaD. |
id |
UEMA-1_46fff197292950f25823e41961600e59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/465 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEducação a Distância. Metodologias Ativas. Ensino-aprendizagem.As Metodologias Ativas (MA) rompem com o ensino tradicional, e são capazes de proporcionar maior autonomia e criticidade ao educando. Aliadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e à Educação a Distância (EaD), em especial, estas metodologias possibilitam ganhos ao processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este trabalho procura visualizar se as MA estão sendo utilizadas na prática da educação presencial e a distância e faz um levantamento de quais são elas. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Se tratando de educação em geral, segundo a literatura selecionada, as principais Metodologias Ativas relatadas são aprendizagem baseada em problemas, pedagogia da problematização, problematização com Arco de Maguerez, estudos de caso, grupos reflexivos, interdisciplinares de tutoria e de facilitação, exercícios em grupo, seminários, relato crítico de experiência, mesas-redondas, socialização, plenárias, exposições dialogadas, debates temáticos, leitura comentada, oficinas, apresentação de filmes, interpretações musicais, dramatizações, dinâmicas lúdico-pedagógicas, portfólio e avaliação oral. Na Educação a Distância, a aprendizagem baseada em problemas, a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos e a instrução por pares. São citados também a gamificação, estudo de caso, simulações e seminários, objetos virtuais de aprendizagem, problematização com Arco de Maguerez, encontro presencial e ferramenta Glossário. O trabalho limitou-se a abordagem de obras já publicadas, que têm como fonte primária, em suma, relatos de experiência. Buscou-se a partir deste, subsidiar estudos e escolhas metodológicas de docentes de diferentes áreas, além de suscitar discussões acerca dos desafios concernentes ao desenvolvimento das MA e da EaD.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/46510.18817/ticsead.v6i1.465TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 40TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 40TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 402447-572610.18817/ticsead.v6i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465/338Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Paula de SouzaSilva, Vanessa Alessandra daJorge, Welington JúniorCosta, Maria Luísa Furlan2022-11-17T14:21:12Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/465Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.277334TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Santos, Ana Paula de Souza Educação a Distância. Metodologias Ativas. Ensino-aprendizagem. |
title_short |
APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Santos, Ana Paula de Souza |
author_facet |
Santos, Ana Paula de Souza Silva, Vanessa Alessandra da Jorge, Welington Júnior Costa, Maria Luísa Furlan |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vanessa Alessandra da Jorge, Welington Júnior Costa, Maria Luísa Furlan |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Paula de Souza Silva, Vanessa Alessandra da Jorge, Welington Júnior Costa, Maria Luísa Furlan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Metodologias Ativas. Ensino-aprendizagem. |
topic |
Educação a Distância. Metodologias Ativas. Ensino-aprendizagem. |
description |
As Metodologias Ativas (MA) rompem com o ensino tradicional, e são capazes de proporcionar maior autonomia e criticidade ao educando. Aliadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e à Educação a Distância (EaD), em especial, estas metodologias possibilitam ganhos ao processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este trabalho procura visualizar se as MA estão sendo utilizadas na prática da educação presencial e a distância e faz um levantamento de quais são elas. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Se tratando de educação em geral, segundo a literatura selecionada, as principais Metodologias Ativas relatadas são aprendizagem baseada em problemas, pedagogia da problematização, problematização com Arco de Maguerez, estudos de caso, grupos reflexivos, interdisciplinares de tutoria e de facilitação, exercícios em grupo, seminários, relato crítico de experiência, mesas-redondas, socialização, plenárias, exposições dialogadas, debates temáticos, leitura comentada, oficinas, apresentação de filmes, interpretações musicais, dramatizações, dinâmicas lúdico-pedagógicas, portfólio e avaliação oral. Na Educação a Distância, a aprendizagem baseada em problemas, a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos e a instrução por pares. São citados também a gamificação, estudo de caso, simulações e seminários, objetos virtuais de aprendizagem, problematização com Arco de Maguerez, encontro presencial e ferramenta Glossário. O trabalho limitou-se a abordagem de obras já publicadas, que têm como fonte primária, em suma, relatos de experiência. Buscou-se a partir deste, subsidiar estudos e escolhas metodológicas de docentes de diferentes áreas, além de suscitar discussões acerca dos desafios concernentes ao desenvolvimento das MA e da EaD. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465 10.18817/ticsead.v6i1.465 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v6i1.465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465/338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 40 TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 40 TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 40 2447-5726 10.18817/ticsead.v6i1 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056216358912 |