APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Vanessa Alessandra da, Jorge, Welington Júnior, Costa, Maria Luísa Furlan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465
Resumo: As Metodologias Ativas (MA) rompem com o ensino tradicional, e são capazes de proporcionar maior autonomia e criticidade ao educando. Aliadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e à Educação a Distância (EaD), em especial, estas metodologias possibilitam ganhos ao processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este trabalho procura visualizar se as MA estão sendo utilizadas na prática da educação presencial e a distância e faz um levantamento de quais são elas. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Se tratando de educação em geral, segundo a literatura selecionada, as principais Metodologias Ativas relatadas são aprendizagem baseada em problemas, pedagogia da problematização, problematização com Arco de Maguerez, estudos de caso, grupos reflexivos, interdisciplinares de tutoria e de facilitação, exercícios em grupo, seminários, relato crítico de experiência, mesas-redondas, socialização, plenárias, exposições dialogadas, debates temáticos, leitura comentada, oficinas, apresentação de filmes, interpretações musicais, dramatizações, dinâmicas lúdico-pedagógicas, portfólio e avaliação oral. Na Educação a Distância, a aprendizagem baseada em problemas, a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos e a instrução por pares. São citados também a gamificação, estudo de caso, simulações e seminários, objetos virtuais de aprendizagem, problematização com Arco de Maguerez, encontro presencial e ferramenta Glossário. O trabalho limitou-se a abordagem de obras já publicadas, que têm como fonte primária, em suma, relatos de experiência. Buscou-se a partir deste, subsidiar estudos e escolhas metodológicas de docentes de diferentes áreas, além de suscitar discussões acerca dos desafios concernentes ao desenvolvimento das MA e da EaD.
id UEMA-1_46fff197292950f25823e41961600e59
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/465
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEducação a Distância. Metodologias Ativas. Ensino-aprendizagem.As Metodologias Ativas (MA) rompem com o ensino tradicional, e são capazes de proporcionar maior autonomia e criticidade ao educando. Aliadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e à Educação a Distância (EaD), em especial, estas metodologias possibilitam ganhos ao processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este trabalho procura visualizar se as MA estão sendo utilizadas na prática da educação presencial e a distância e faz um levantamento de quais são elas. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Se tratando de educação em geral, segundo a literatura selecionada, as principais Metodologias Ativas relatadas são aprendizagem baseada em problemas, pedagogia da problematização, problematização com Arco de Maguerez, estudos de caso, grupos reflexivos, interdisciplinares de tutoria e de facilitação, exercícios em grupo, seminários, relato crítico de experiência, mesas-redondas, socialização, plenárias, exposições dialogadas, debates temáticos, leitura comentada, oficinas, apresentação de filmes, interpretações musicais, dramatizações, dinâmicas lúdico-pedagógicas, portfólio e avaliação oral. Na Educação a Distância, a aprendizagem baseada em problemas, a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos e a instrução por pares. São citados também a gamificação, estudo de caso, simulações e seminários, objetos virtuais de aprendizagem, problematização com Arco de Maguerez, encontro presencial e ferramenta Glossário. O trabalho limitou-se a abordagem de obras já publicadas, que têm como fonte primária, em suma, relatos de experiência. Buscou-se a partir deste, subsidiar estudos e escolhas metodológicas de docentes de diferentes áreas, além de suscitar discussões acerca dos desafios concernentes ao desenvolvimento das MA e da EaD.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/46510.18817/ticsead.v6i1.465TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 40TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 40TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 402447-572610.18817/ticsead.v6i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465/338Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Paula de SouzaSilva, Vanessa Alessandra daJorge, Welington JúniorCosta, Maria Luísa Furlan2022-11-17T14:21:12Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/465Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.277334TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Santos, Ana Paula de Souza
Educação a Distância. Metodologias Ativas. Ensino-aprendizagem.
title_short APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort APROXIMAÇÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS, TICs E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Santos, Ana Paula de Souza
author_facet Santos, Ana Paula de Souza
Silva, Vanessa Alessandra da
Jorge, Welington Júnior
Costa, Maria Luísa Furlan
author_role author
author2 Silva, Vanessa Alessandra da
Jorge, Welington Júnior
Costa, Maria Luísa Furlan
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Paula de Souza
Silva, Vanessa Alessandra da
Jorge, Welington Júnior
Costa, Maria Luísa Furlan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Metodologias Ativas. Ensino-aprendizagem.
topic Educação a Distância. Metodologias Ativas. Ensino-aprendizagem.
description As Metodologias Ativas (MA) rompem com o ensino tradicional, e são capazes de proporcionar maior autonomia e criticidade ao educando. Aliadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e à Educação a Distância (EaD), em especial, estas metodologias possibilitam ganhos ao processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este trabalho procura visualizar se as MA estão sendo utilizadas na prática da educação presencial e a distância e faz um levantamento de quais são elas. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Se tratando de educação em geral, segundo a literatura selecionada, as principais Metodologias Ativas relatadas são aprendizagem baseada em problemas, pedagogia da problematização, problematização com Arco de Maguerez, estudos de caso, grupos reflexivos, interdisciplinares de tutoria e de facilitação, exercícios em grupo, seminários, relato crítico de experiência, mesas-redondas, socialização, plenárias, exposições dialogadas, debates temáticos, leitura comentada, oficinas, apresentação de filmes, interpretações musicais, dramatizações, dinâmicas lúdico-pedagógicas, portfólio e avaliação oral. Na Educação a Distância, a aprendizagem baseada em problemas, a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos e a instrução por pares. São citados também a gamificação, estudo de caso, simulações e seminários, objetos virtuais de aprendizagem, problematização com Arco de Maguerez, encontro presencial e ferramenta Glossário. O trabalho limitou-se a abordagem de obras já publicadas, que têm como fonte primária, em suma, relatos de experiência. Buscou-se a partir deste, subsidiar estudos e escolhas metodológicas de docentes de diferentes áreas, além de suscitar discussões acerca dos desafios concernentes ao desenvolvimento das MA e da EaD.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465
10.18817/ticsead.v6i1.465
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v6i1.465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 40
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 40
TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 28 - 40
2447-5726
10.18817/ticsead.v6i1
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056216358912