A controladoria como ferramenta de integração da empresa aliada ao endomarketing como estratégia competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albanese Chaves, Carlos Jaelso
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da Silva, Alex Ferreira, Siqueira, Bruna Lozano, Vanzella, Alexsandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/267
Resumo: RESUMO Este artigo objetiva destacar o processo de integração da empresa por meio da utilização da controladoria. Nesse contexto, a controladoria, como processo que proporciona relatórios exatos e precisos sobre a real situação da entidade, concilia de maneira eficaz os mais diferentes setores, coletando os dados e gerando informações tempestivas para os gestores. Como aliado à sua eficácia, a controladoria mantém estreito relacionamento com o endomarketing, que pode ser compreendido como um processo capaz de libertar o potencial criativo das pessoas que integram o quadro de colaboradores da instituição. Isso só pode ocorrer quando o clima organizacional está devidamente consolidado, criando sistemas de informação contábil entre todos os setores.  Portanto, a controladoria concentra os processos de comunicação interna, sistemas de informação, cultura organizacional, além de técnicas de endomarketing. A metodologia aplicada consiste em pesquisa qualitativa com revisões bibliográficas,  buscando compreender a relação entre endomarketing e controladoria. Palavras-chave: Controladoria. Endomarketing. Cultura organizacional. Sistema de informação.  ABSTRACT This article aims at highlighting the integration process of the company through the use of comptroller. In this context, the comptroller  as a process that provides accurate and precise reports on the actual situation of the company, reconciles effectively the most different sectors by collecting data and generating timely information to the managers. As an ally to its effectiveness, the comptroller maintains close relationship  with the internal marketing, which can be understood as a process capable of freeing the creative potential of the people who are part of the institution staff. This can only occur when the organizational climate is properly consolidated, creating accounting information systems  among all sectors. Therefore, the comptroller concentrates the processes of internal communication, information systems, organizational culture, in addition to internal marketing techniques. The applied methodology consists of qualitative research with bibliographic reviews in order to   understand the relationship between internal marketing and comptrollership. Key words: Controllership. Internal marketing. Organizational culture. Information system.   RESUMEN Este artículo tiene por objeto poner de relieve el proceso de integración de la empresa a través del uso de la contraloría. En este contexto, la contraloría, como un proceso que proporciona informes precisos sobre la situación real de la entidad, reconcilia con eficacia a los más diversos sectores mediante la recopilación de los datos y genera informaciones tempestivas para los administradores. Como un aliado para su eficacia, la contraloría mantiene estrecha relación con el marketing interno, que puede ser entendido como un proceso capaz de liberar el potencial creativo de las personas que forman parte de la plantilla de empleados de la institución. Esto sólo puede ocurrir cuando el clima organizacional está debidamente consolidado y crea  sistemas de información contable entre todos los sectores. Por lo tanto, la contraloría concentra los procesos de comunicación interna, sistemas de información, cultura organizacional interna además de las técnicas de endomarketing. La metodología aplicada consiste en la investigación cualitativa, con revisiones  bibliográficas que busquen comprender la relación entre marketing y contraloría Interna. Palabras-clave: Contraloría, Endomarketing, Cultura organizacional, Sistema de información.
id UNINTER-2_cbafa93e59071877c6c8240cf81317ff
oai_identifier_str oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/267
network_acronym_str UNINTER-2
network_name_str Revista Organização Sistêmica
repository_id_str
spelling A controladoria como ferramenta de integração da empresa aliada ao endomarketing como estratégia competitivaRESUMO Este artigo objetiva destacar o processo de integração da empresa por meio da utilização da controladoria. Nesse contexto, a controladoria, como processo que proporciona relatórios exatos e precisos sobre a real situação da entidade, concilia de maneira eficaz os mais diferentes setores, coletando os dados e gerando informações tempestivas para os gestores. Como aliado à sua eficácia, a controladoria mantém estreito relacionamento com o endomarketing, que pode ser compreendido como um processo capaz de libertar o potencial criativo das pessoas que integram o quadro de colaboradores da instituição. Isso só pode ocorrer quando o clima organizacional está devidamente consolidado, criando sistemas de informação contábil entre todos os setores.  Portanto, a controladoria concentra os processos de comunicação interna, sistemas de informação, cultura organizacional, além de técnicas de endomarketing. A metodologia aplicada consiste em pesquisa qualitativa com revisões bibliográficas,  buscando compreender a relação entre endomarketing e controladoria. Palavras-chave: Controladoria. Endomarketing. Cultura organizacional. Sistema de informação.  ABSTRACT This article aims at highlighting the integration process of the company through the use of comptroller. In this context, the comptroller  as a process that provides accurate and precise reports on the actual situation of the company, reconciles effectively the most different sectors by collecting data and generating timely information to the managers. As an ally to its effectiveness, the comptroller maintains close relationship  with the internal marketing, which can be understood as a process capable of freeing the creative potential of the people who are part of the institution staff. This can only occur when the organizational climate is properly consolidated, creating accounting information systems  among all sectors. Therefore, the comptroller concentrates the processes of internal communication, information systems, organizational culture, in addition to internal marketing techniques. The applied methodology consists of qualitative research with bibliographic reviews in order to   understand the relationship between internal marketing and comptrollership. Key words: Controllership. Internal marketing. Organizational culture. Information system.   RESUMEN Este artículo tiene por objeto poner de relieve el proceso de integración de la empresa a través del uso de la contraloría. En este contexto, la contraloría, como un proceso que proporciona informes precisos sobre la situación real de la entidad, reconcilia con eficacia a los más diversos sectores mediante la recopilación de los datos y genera informaciones tempestivas para los administradores. Como un aliado para su eficacia, la contraloría mantiene estrecha relación con el marketing interno, que puede ser entendido como un proceso capaz de liberar el potencial creativo de las personas que forman parte de la plantilla de empleados de la institución. Esto sólo puede ocurrir cuando el clima organizacional está debidamente consolidado y crea  sistemas de información contable entre todos los sectores. Por lo tanto, la contraloría concentra los procesos de comunicación interna, sistemas de información, cultura organizacional interna además de las técnicas de endomarketing. La metodología aplicada consiste en la investigación cualitativa, con revisiones  bibliográficas que busquen comprender la relación entre marketing y contraloría Interna. Palabras-clave: Contraloría, Endomarketing, Cultura organizacional, Sistema de información.Centro Universitário Internacional - Uninter2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/267Revista Organização Sistêmica; v. 4 n. 2 (2013); 111 - 1322316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/267/105https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/267/244Albanese Chaves, Carlos Jaelsoda Silva, Alex FerreiraSiqueira, Bruna LozanoVanzella, Alexsandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-23T18:23:46Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/267Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2014-01-23T18:23:46Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv A controladoria como ferramenta de integração da empresa aliada ao endomarketing como estratégia competitiva
title A controladoria como ferramenta de integração da empresa aliada ao endomarketing como estratégia competitiva
spellingShingle A controladoria como ferramenta de integração da empresa aliada ao endomarketing como estratégia competitiva
Albanese Chaves, Carlos Jaelso
title_short A controladoria como ferramenta de integração da empresa aliada ao endomarketing como estratégia competitiva
title_full A controladoria como ferramenta de integração da empresa aliada ao endomarketing como estratégia competitiva
title_fullStr A controladoria como ferramenta de integração da empresa aliada ao endomarketing como estratégia competitiva
title_full_unstemmed A controladoria como ferramenta de integração da empresa aliada ao endomarketing como estratégia competitiva
title_sort A controladoria como ferramenta de integração da empresa aliada ao endomarketing como estratégia competitiva
author Albanese Chaves, Carlos Jaelso
author_facet Albanese Chaves, Carlos Jaelso
da Silva, Alex Ferreira
Siqueira, Bruna Lozano
Vanzella, Alexsandro
author_role author
author2 da Silva, Alex Ferreira
Siqueira, Bruna Lozano
Vanzella, Alexsandro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albanese Chaves, Carlos Jaelso
da Silva, Alex Ferreira
Siqueira, Bruna Lozano
Vanzella, Alexsandro
description RESUMO Este artigo objetiva destacar o processo de integração da empresa por meio da utilização da controladoria. Nesse contexto, a controladoria, como processo que proporciona relatórios exatos e precisos sobre a real situação da entidade, concilia de maneira eficaz os mais diferentes setores, coletando os dados e gerando informações tempestivas para os gestores. Como aliado à sua eficácia, a controladoria mantém estreito relacionamento com o endomarketing, que pode ser compreendido como um processo capaz de libertar o potencial criativo das pessoas que integram o quadro de colaboradores da instituição. Isso só pode ocorrer quando o clima organizacional está devidamente consolidado, criando sistemas de informação contábil entre todos os setores.  Portanto, a controladoria concentra os processos de comunicação interna, sistemas de informação, cultura organizacional, além de técnicas de endomarketing. A metodologia aplicada consiste em pesquisa qualitativa com revisões bibliográficas,  buscando compreender a relação entre endomarketing e controladoria. Palavras-chave: Controladoria. Endomarketing. Cultura organizacional. Sistema de informação.  ABSTRACT This article aims at highlighting the integration process of the company through the use of comptroller. In this context, the comptroller  as a process that provides accurate and precise reports on the actual situation of the company, reconciles effectively the most different sectors by collecting data and generating timely information to the managers. As an ally to its effectiveness, the comptroller maintains close relationship  with the internal marketing, which can be understood as a process capable of freeing the creative potential of the people who are part of the institution staff. This can only occur when the organizational climate is properly consolidated, creating accounting information systems  among all sectors. Therefore, the comptroller concentrates the processes of internal communication, information systems, organizational culture, in addition to internal marketing techniques. The applied methodology consists of qualitative research with bibliographic reviews in order to   understand the relationship between internal marketing and comptrollership. Key words: Controllership. Internal marketing. Organizational culture. Information system.   RESUMEN Este artículo tiene por objeto poner de relieve el proceso de integración de la empresa a través del uso de la contraloría. En este contexto, la contraloría, como un proceso que proporciona informes precisos sobre la situación real de la entidad, reconcilia con eficacia a los más diversos sectores mediante la recopilación de los datos y genera informaciones tempestivas para los administradores. Como un aliado para su eficacia, la contraloría mantiene estrecha relación con el marketing interno, que puede ser entendido como un proceso capaz de liberar el potencial creativo de las personas que forman parte de la plantilla de empleados de la institución. Esto sólo puede ocurrir cuando el clima organizacional está debidamente consolidado y crea  sistemas de información contable entre todos los sectores. Por lo tanto, la contraloría concentra los procesos de comunicación interna, sistemas de información, cultura organizacional interna además de las técnicas de endomarketing. La metodología aplicada consiste en la investigación cualitativa, con revisiones  bibliográficas que busquen comprender la relación entre marketing y contraloría Interna. Palabras-clave: Contraloría, Endomarketing, Cultura organizacional, Sistema de información.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/267
url https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/267/105
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/267/244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
dc.source.none.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica; v. 4 n. 2 (2013); 111 - 132
2316-2848
reponame:Revista Organização Sistêmica
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Revista Organização Sistêmica
collection Revista Organização Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com
_version_ 1800219493710954496