ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS COM INGREDIENTES ALTERNATIVOS E REGIONAIS DO OESTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Taniclear dos Santos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Krüger, Roberta Letícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3663
Resumo: A tendência de consumir mais alimentos nutritivos, no lugar de doces e guloseimas tem levado ao aparecimento de novos tipos de produtos, tais como barras de cereais diversificadas. Dentro dos produtos a base de cereais, as barras podem fornecer importante suplementação de calorias e elementos nutritivos como lipídeos, fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Uma alternativa que vem ganhando corpo desde o início da década de 1970 consiste no aproveitamento de resíduos (principalmente cascas e sementes), ou seja, o processo de fabricação de farinhas, a partir de certas frutas como matéria-prima para a produção de alguns alimentos perfeitamente passíveis de serem incluídos na alimentação humana. Desse modo, este trabalho teve por objetivo utilizar ingredientes alternativos na elaboração das barras de cereais, tornando estas mais nutritivas, com propriedades funcionais diversificadas e verificar a aceitabilidade desse produto. Foram desenvolvidas quatro diferentes tipos de barras de cereais com ingredientes alternativos e disponíveis na região, tais como: sementes de abóbora, melão e melancia, e farinha da casca de maracujá. Realizou-se análise sensorial das barras desenvolvidas por uma equipe orientada, para avaliação da aceitabilidade de cada uma das barras de cereais. Assim, determinou-se a composição centesimal de uma das barras por meio das análises físico-químicas de: lipídeos, carboidratos, fibras, minerais, umidade, proteínas e valor calórico. A barra de cereal formulada a partir de produtos alternativos, como sementes e casca de frutas, apresentou baixo valor calórico, apreciáveis quantidades de fibras e proteínas e baixo teor de lipídeos. Além disso, também apresentaram grande aceitabilidade; e devido à introdução de alimentos alternativos como sementes e casca de frutas, tornaram-se um produto mais nutritivo, e com propriedades funcionais diversificadas para serem consumidas diariamente, como lanches.
id UNIPAR-1_af86bd438d96028a5626e6831b8e9558
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/3663
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS COM INGREDIENTES ALTERNATIVOS E REGIONAIS DO OESTE DO PARANÁA tendência de consumir mais alimentos nutritivos, no lugar de doces e guloseimas tem levado ao aparecimento de novos tipos de produtos, tais como barras de cereais diversificadas. Dentro dos produtos a base de cereais, as barras podem fornecer importante suplementação de calorias e elementos nutritivos como lipídeos, fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Uma alternativa que vem ganhando corpo desde o início da década de 1970 consiste no aproveitamento de resíduos (principalmente cascas e sementes), ou seja, o processo de fabricação de farinhas, a partir de certas frutas como matéria-prima para a produção de alguns alimentos perfeitamente passíveis de serem incluídos na alimentação humana. Desse modo, este trabalho teve por objetivo utilizar ingredientes alternativos na elaboração das barras de cereais, tornando estas mais nutritivas, com propriedades funcionais diversificadas e verificar a aceitabilidade desse produto. Foram desenvolvidas quatro diferentes tipos de barras de cereais com ingredientes alternativos e disponíveis na região, tais como: sementes de abóbora, melão e melancia, e farinha da casca de maracujá. Realizou-se análise sensorial das barras desenvolvidas por uma equipe orientada, para avaliação da aceitabilidade de cada uma das barras de cereais. Assim, determinou-se a composição centesimal de uma das barras por meio das análises físico-químicas de: lipídeos, carboidratos, fibras, minerais, umidade, proteínas e valor calórico. A barra de cereal formulada a partir de produtos alternativos, como sementes e casca de frutas, apresentou baixo valor calórico, apreciáveis quantidades de fibras e proteínas e baixo teor de lipídeos. Além disso, também apresentaram grande aceitabilidade; e devido à introdução de alimentos alternativos como sementes e casca de frutas, tornaram-se um produto mais nutritivo, e com propriedades funcionais diversificadas para serem consumidas diariamente, como lanches.UNIPAR2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3663Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 14 n. 3 (2010)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3663/2376Becker, Taniclear dos SantosKrüger, Roberta Letíciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T09:09:44Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/3663Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T09:09:44Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS COM INGREDIENTES ALTERNATIVOS E REGIONAIS DO OESTE DO PARANÁ
title ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS COM INGREDIENTES ALTERNATIVOS E REGIONAIS DO OESTE DO PARANÁ
spellingShingle ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS COM INGREDIENTES ALTERNATIVOS E REGIONAIS DO OESTE DO PARANÁ
Becker, Taniclear dos Santos
title_short ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS COM INGREDIENTES ALTERNATIVOS E REGIONAIS DO OESTE DO PARANÁ
title_full ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS COM INGREDIENTES ALTERNATIVOS E REGIONAIS DO OESTE DO PARANÁ
title_fullStr ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS COM INGREDIENTES ALTERNATIVOS E REGIONAIS DO OESTE DO PARANÁ
title_full_unstemmed ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS COM INGREDIENTES ALTERNATIVOS E REGIONAIS DO OESTE DO PARANÁ
title_sort ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS COM INGREDIENTES ALTERNATIVOS E REGIONAIS DO OESTE DO PARANÁ
author Becker, Taniclear dos Santos
author_facet Becker, Taniclear dos Santos
Krüger, Roberta Letícia
author_role author
author2 Krüger, Roberta Letícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Taniclear dos Santos
Krüger, Roberta Letícia
description A tendência de consumir mais alimentos nutritivos, no lugar de doces e guloseimas tem levado ao aparecimento de novos tipos de produtos, tais como barras de cereais diversificadas. Dentro dos produtos a base de cereais, as barras podem fornecer importante suplementação de calorias e elementos nutritivos como lipídeos, fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Uma alternativa que vem ganhando corpo desde o início da década de 1970 consiste no aproveitamento de resíduos (principalmente cascas e sementes), ou seja, o processo de fabricação de farinhas, a partir de certas frutas como matéria-prima para a produção de alguns alimentos perfeitamente passíveis de serem incluídos na alimentação humana. Desse modo, este trabalho teve por objetivo utilizar ingredientes alternativos na elaboração das barras de cereais, tornando estas mais nutritivas, com propriedades funcionais diversificadas e verificar a aceitabilidade desse produto. Foram desenvolvidas quatro diferentes tipos de barras de cereais com ingredientes alternativos e disponíveis na região, tais como: sementes de abóbora, melão e melancia, e farinha da casca de maracujá. Realizou-se análise sensorial das barras desenvolvidas por uma equipe orientada, para avaliação da aceitabilidade de cada uma das barras de cereais. Assim, determinou-se a composição centesimal de uma das barras por meio das análises físico-químicas de: lipídeos, carboidratos, fibras, minerais, umidade, proteínas e valor calórico. A barra de cereal formulada a partir de produtos alternativos, como sementes e casca de frutas, apresentou baixo valor calórico, apreciáveis quantidades de fibras e proteínas e baixo teor de lipídeos. Além disso, também apresentaram grande aceitabilidade; e devido à introdução de alimentos alternativos como sementes e casca de frutas, tornaram-se um produto mais nutritivo, e com propriedades funcionais diversificadas para serem consumidas diariamente, como lanches.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3663
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3663/2376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 14 n. 3 (2010)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218853636046848