AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a questão da alfabetização no Brasil. Aborda o histórico encontrado no país, tendo como referencial Magda Soares, traz para pauta a construção da linguagem escrita, segundo Ferreiro & Teberosky e reflete sobre iniciativas criadas pelo governo federal e sua relação com as escolas de educação básica nas classes de alfabetização. Este embasamento teórico norteou nossas práticas no Programa Residência Pedagógica e nos leva a refletir sobre a formação de professores no curso de pedagogia. A tomada de consciência vem de iniciativas que nos dão contato com a realidade que iremos encontrar dentro de sala quando nós formos as professoras regentes, responsáveis pela formação das crianças. Saímos desta etapa de nossa formação com uma vontade de querer mais, de que podemos mais e de que somos capazes de mudar a vida das crianças, promovendo a elas que tenham a melhor etapa da sua vida escolar na classe de alfabetização. |
id |
UNIPLAC_3d0b86caf5aba06ac4cd05de998587b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/355 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAAlfabetização; construção da linguagem escrita; Programa Residência pedagogia.Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a questão da alfabetização no Brasil. Aborda o histórico encontrado no país, tendo como referencial Magda Soares, traz para pauta a construção da linguagem escrita, segundo Ferreiro & Teberosky e reflete sobre iniciativas criadas pelo governo federal e sua relação com as escolas de educação básica nas classes de alfabetização. Este embasamento teórico norteou nossas práticas no Programa Residência Pedagógica e nos leva a refletir sobre a formação de professores no curso de pedagogia. A tomada de consciência vem de iniciativas que nos dão contato com a realidade que iremos encontrar dentro de sala quando nós formos as professoras regentes, responsáveis pela formação das crianças. Saímos desta etapa de nossa formação com uma vontade de querer mais, de que podemos mais e de que somos capazes de mudar a vida das crianças, promovendo a elas que tenham a melhor etapa da sua vida escolar na classe de alfabetização.Editora ICEPDutra Caldeira, GabrielaVieira Bornazakis, Iza2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355/185info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/355Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title |
AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Dutra Caldeira, Gabriela Alfabetização; construção da linguagem escrita; Programa Residência pedagogia. |
title_short |
AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_full |
AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_sort |
AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
author |
Dutra Caldeira, Gabriela |
author_facet |
Dutra Caldeira, Gabriela Vieira Bornazakis, Iza |
author_role |
author |
author2 |
Vieira Bornazakis, Iza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra Caldeira, Gabriela Vieira Bornazakis, Iza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização; construção da linguagem escrita; Programa Residência pedagogia. |
topic |
Alfabetização; construção da linguagem escrita; Programa Residência pedagogia. |
description |
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a questão da alfabetização no Brasil. Aborda o histórico encontrado no país, tendo como referencial Magda Soares, traz para pauta a construção da linguagem escrita, segundo Ferreiro & Teberosky e reflete sobre iniciativas criadas pelo governo federal e sua relação com as escolas de educação básica nas classes de alfabetização. Este embasamento teórico norteou nossas práticas no Programa Residência Pedagógica e nos leva a refletir sobre a formação de professores no curso de pedagogia. A tomada de consciência vem de iniciativas que nos dão contato com a realidade que iremos encontrar dentro de sala quando nós formos as professoras regentes, responsáveis pela formação das crianças. Saímos desta etapa de nossa formação com uma vontade de querer mais, de que podemos mais e de que somos capazes de mudar a vida das crianças, promovendo a elas que tenham a melhor etapa da sua vida escolar na classe de alfabetização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355/185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699243864064 |