AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra Caldeira, Gabriela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira Bornazakis, Iza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a questão da alfabetização no Brasil. Aborda o histórico encontrado no país, tendo como referencial Magda Soares, traz para pauta a construção da linguagem escrita, segundo Ferreiro & Teberosky e reflete sobre iniciativas criadas pelo governo federal e sua relação com as escolas de educação básica nas classes de alfabetização. Este embasamento teórico norteou nossas práticas no Programa Residência Pedagógica e nos leva a refletir sobre a formação de professores no curso de pedagogia. A tomada de consciência vem de iniciativas que nos dão contato com a realidade que iremos encontrar dentro de sala quando nós formos as professoras regentes, responsáveis pela formação das crianças. Saímos desta etapa de nossa formação com uma vontade de querer mais, de que podemos mais e de que somos capazes de mudar a vida das crianças, promovendo a elas que tenham a melhor etapa da sua vida escolar na classe de alfabetização.
id UNIPLAC_3d0b86caf5aba06ac4cd05de998587b9
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/355
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAAlfabetização; construção da linguagem escrita; Programa Residência pedagogia.Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a questão da alfabetização no Brasil. Aborda o histórico encontrado no país, tendo como referencial Magda Soares, traz para pauta a construção da linguagem escrita, segundo Ferreiro & Teberosky e reflete sobre iniciativas criadas pelo governo federal e sua relação com as escolas de educação básica nas classes de alfabetização. Este embasamento teórico norteou nossas práticas no Programa Residência Pedagógica e nos leva a refletir sobre a formação de professores no curso de pedagogia. A tomada de consciência vem de iniciativas que nos dão contato com a realidade que iremos encontrar dentro de sala quando nós formos as professoras regentes, responsáveis pela formação das crianças. Saímos desta etapa de nossa formação com uma vontade de querer mais, de que podemos mais e de que somos capazes de mudar a vida das crianças, promovendo a elas que tenham a melhor etapa da sua vida escolar na classe de alfabetização.Editora ICEPDutra Caldeira, GabrielaVieira Bornazakis, Iza2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355/185info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/355Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
spellingShingle AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Dutra Caldeira, Gabriela
Alfabetização; construção da linguagem escrita; Programa Residência pedagogia.
title_short AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_full AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_fullStr AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_sort AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
author Dutra Caldeira, Gabriela
author_facet Dutra Caldeira, Gabriela
Vieira Bornazakis, Iza
author_role author
author2 Vieira Bornazakis, Iza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra Caldeira, Gabriela
Vieira Bornazakis, Iza
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização; construção da linguagem escrita; Programa Residência pedagogia.
topic Alfabetização; construção da linguagem escrita; Programa Residência pedagogia.
description Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a questão da alfabetização no Brasil. Aborda o histórico encontrado no país, tendo como referencial Magda Soares, traz para pauta a construção da linguagem escrita, segundo Ferreiro & Teberosky e reflete sobre iniciativas criadas pelo governo federal e sua relação com as escolas de educação básica nas classes de alfabetização. Este embasamento teórico norteou nossas práticas no Programa Residência Pedagógica e nos leva a refletir sobre a formação de professores no curso de pedagogia. A tomada de consciência vem de iniciativas que nos dão contato com a realidade que iremos encontrar dentro de sala quando nós formos as professoras regentes, responsáveis pela formação das crianças. Saímos desta etapa de nossa formação com uma vontade de querer mais, de que podemos mais e de que somos capazes de mudar a vida das crianças, promovendo a elas que tenham a melhor etapa da sua vida escolar na classe de alfabetização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/355/185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699243864064