SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ESTUDO EM PARASITOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues dos Santos, Karina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Winckler Mass, Daniela, de Sousa Júnior, Severino Cavalcante, Rovani de Andrade, Flávio, da Silva, Bruna Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/655
Resumo: O ensino da Parasitologia para o estudo universitário na área da saúde é de fundamental importância. Assim, está iminente a utilização de metodologias que cative os alunos, e que os estimulem a pensar, os façam criativos e ativos. Concomitantemente, para ordenar e estruturar a forma de ensino, um dos elementos chaves defendidos é a “sequência didática”, que consiste em um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática. A Sequência Didática Interativa utiliza como proposta didático-metodológica o desenvolvimento de uma série de atividades, tendo como cerne a utilização do círculo hermenêutico-dialético para a identificação de conceitos que compõem os temas e que são associados às propostas pedagógicas de forma interativa, com o objetivo de edificar os conhecimentos. Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa com o objetivo de apresentar uma ferramenta digital em formato de livro contendo uma sequência didática interativa aplicada no ensino na área de Parasitologia. Utilizou-se como base as atividades ministradas nas aulas práticas na disciplina de Parasitologia do Módulo de Bases dos Processos de Agressão e Defesa II (BPAD II), do Curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Os conteúdos da matéria de Parasitologia médica foram trabalhados em equipes, promovendo um aprendizado ativo, com participação colaborativa, uso de ferramentas lúdicas e digitais, assim como, incentivo à cooperação, e a criatividade na gestão de problemas. Apesar de haver um questionamento sobre a fragmentação do aprendizado tornando-o prejudicado, este trabalho demonstrou que, com o apoio e coordenação do docente, orientando e vinculando os variados temas, pode-se obter um conhecimento amplo e integral pelos discentes, que culminou na produção de um livro intitulado “Descobrindo a Parasitologia: um método interativo”, contendo as atividades realizadas, organizadas de forma didática e criativa, apresentando os temas, os relatos dos alunos e o material elaborado ao final do semestre.
id UNIPLAC_ec8491de82051d718d4ecb96cfe9404d
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/655
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ESTUDO EM PARASITOLOGIAensino, sequência didática, parasitologiaO ensino da Parasitologia para o estudo universitário na área da saúde é de fundamental importância. Assim, está iminente a utilização de metodologias que cative os alunos, e que os estimulem a pensar, os façam criativos e ativos. Concomitantemente, para ordenar e estruturar a forma de ensino, um dos elementos chaves defendidos é a “sequência didática”, que consiste em um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática. A Sequência Didática Interativa utiliza como proposta didático-metodológica o desenvolvimento de uma série de atividades, tendo como cerne a utilização do círculo hermenêutico-dialético para a identificação de conceitos que compõem os temas e que são associados às propostas pedagógicas de forma interativa, com o objetivo de edificar os conhecimentos. Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa com o objetivo de apresentar uma ferramenta digital em formato de livro contendo uma sequência didática interativa aplicada no ensino na área de Parasitologia. Utilizou-se como base as atividades ministradas nas aulas práticas na disciplina de Parasitologia do Módulo de Bases dos Processos de Agressão e Defesa II (BPAD II), do Curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Os conteúdos da matéria de Parasitologia médica foram trabalhados em equipes, promovendo um aprendizado ativo, com participação colaborativa, uso de ferramentas lúdicas e digitais, assim como, incentivo à cooperação, e a criatividade na gestão de problemas. Apesar de haver um questionamento sobre a fragmentação do aprendizado tornando-o prejudicado, este trabalho demonstrou que, com o apoio e coordenação do docente, orientando e vinculando os variados temas, pode-se obter um conhecimento amplo e integral pelos discentes, que culminou na produção de um livro intitulado “Descobrindo a Parasitologia: um método interativo”, contendo as atividades realizadas, organizadas de forma didática e criativa, apresentando os temas, os relatos dos alunos e o material elaborado ao final do semestre.Editora ICEPRodrigues dos Santos, KarinaWinckler Mass, Danielade Sousa Júnior, Severino CavalcanteRovani de Andrade, Flávioda Silva, Bruna Fernanda2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/655Revista GepesVida; v. 8, n. 20 (2022): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/655/297info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T23:06:16Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/655Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2022-12-22T23:06:16Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ESTUDO EM PARASITOLOGIA
title SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ESTUDO EM PARASITOLOGIA
spellingShingle SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ESTUDO EM PARASITOLOGIA
Rodrigues dos Santos, Karina
ensino, sequência didática, parasitologia
title_short SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ESTUDO EM PARASITOLOGIA
title_full SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ESTUDO EM PARASITOLOGIA
title_fullStr SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ESTUDO EM PARASITOLOGIA
title_full_unstemmed SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ESTUDO EM PARASITOLOGIA
title_sort SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ESTUDO EM PARASITOLOGIA
author Rodrigues dos Santos, Karina
author_facet Rodrigues dos Santos, Karina
Winckler Mass, Daniela
de Sousa Júnior, Severino Cavalcante
Rovani de Andrade, Flávio
da Silva, Bruna Fernanda
author_role author
author2 Winckler Mass, Daniela
de Sousa Júnior, Severino Cavalcante
Rovani de Andrade, Flávio
da Silva, Bruna Fernanda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues dos Santos, Karina
Winckler Mass, Daniela
de Sousa Júnior, Severino Cavalcante
Rovani de Andrade, Flávio
da Silva, Bruna Fernanda
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv ensino, sequência didática, parasitologia
topic ensino, sequência didática, parasitologia
description O ensino da Parasitologia para o estudo universitário na área da saúde é de fundamental importância. Assim, está iminente a utilização de metodologias que cative os alunos, e que os estimulem a pensar, os façam criativos e ativos. Concomitantemente, para ordenar e estruturar a forma de ensino, um dos elementos chaves defendidos é a “sequência didática”, que consiste em um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática. A Sequência Didática Interativa utiliza como proposta didático-metodológica o desenvolvimento de uma série de atividades, tendo como cerne a utilização do círculo hermenêutico-dialético para a identificação de conceitos que compõem os temas e que são associados às propostas pedagógicas de forma interativa, com o objetivo de edificar os conhecimentos. Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa com o objetivo de apresentar uma ferramenta digital em formato de livro contendo uma sequência didática interativa aplicada no ensino na área de Parasitologia. Utilizou-se como base as atividades ministradas nas aulas práticas na disciplina de Parasitologia do Módulo de Bases dos Processos de Agressão e Defesa II (BPAD II), do Curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Os conteúdos da matéria de Parasitologia médica foram trabalhados em equipes, promovendo um aprendizado ativo, com participação colaborativa, uso de ferramentas lúdicas e digitais, assim como, incentivo à cooperação, e a criatividade na gestão de problemas. Apesar de haver um questionamento sobre a fragmentação do aprendizado tornando-o prejudicado, este trabalho demonstrou que, com o apoio e coordenação do docente, orientando e vinculando os variados temas, pode-se obter um conhecimento amplo e integral pelos discentes, que culminou na produção de um livro intitulado “Descobrindo a Parasitologia: um método interativo”, contendo as atividades realizadas, organizadas de forma didática e criativa, apresentando os temas, os relatos dos alunos e o material elaborado ao final do semestre.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/655
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/655/297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 8, n. 20 (2022): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699407441920