O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Matheus Henrique Gomes Araujo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2016
Resumo: O presente estudo foi construído com a finalidade de identificar a influencia que o patrocinador do eSport tem sobre os fãs do eSport. Para responder essa pergunta o estudo foi baseado em uma pesquisa quantitativa, na qual o método escolhido foi o survery e a técnica de coleta de dados foi o questionário, os quais foram aplicados para fãs de eSport e a analise dos dados foi feita através da técnica de analise descritiva. Com os resultados da pesquisa, o estudo indica que o patrocínio tem impacto sobre as compras dos consumidores brasileiros de eSport, sendo que a maioria dá preferência para a compra de produtos e serviços de marcas que patrocinam o eSport.
id UNIP_1613b840f47fb165ab7d2ad5ea2fe3b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2016
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Corso, Kathiane BenedettiSilva, Andressa HennigOliveira, Keli Adriana Pereira deSouza, Matheus Henrique Gomes Araujo de2017-10-18T12:38:15Z2017-08-092017-10-18T12:38:15Z2017-07-07http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2016O presente estudo foi construído com a finalidade de identificar a influencia que o patrocinador do eSport tem sobre os fãs do eSport. Para responder essa pergunta o estudo foi baseado em uma pesquisa quantitativa, na qual o método escolhido foi o survery e a técnica de coleta de dados foi o questionário, os quais foram aplicados para fãs de eSport e a analise dos dados foi feita através da técnica de analise descritiva. Com os resultados da pesquisa, o estudo indica que o patrocínio tem impacto sobre as compras dos consumidores brasileiros de eSport, sendo que a maioria dá preferência para a compra de produtos e serviços de marcas que patrocinam o eSport.The present study was built with the purpose of identifying the influence that the sponsor of the eSport has on fans of the eSport. To answer that question the study was based on a quantitative, in which the method chosen was the survery and the technique of data collection was the questionnaire, which have been applied to fans of eSport and the analysis of the data was made using the technique of descriptive analysis. With the search results, the study indicates that the sponsorship has impact on purchases of Brazilian consumers of eSport, most give preference to the purchase of products and services for brands that sponsor the eSport.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoMarketing esportivoEsporte eletrônicoPatrocínioSponsorshipeSportSports marketingO patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidorSponsorship in electronic sports and its influence on the consumerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALO PATROCÍNIO NO ESPORTE ELETRÔNICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMIDOR.pdfO PATROCÍNIO NO ESPORTE ELETRÔNICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMIDOR.pdfapplication/pdf311117https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/1/O%20PATROC%c3%8dNIO%20NO%20ESPORTE%20ELETR%c3%94NICO%20E%20SUA%20INFLU%c3%8aNCIA%20SOBRE%20O%20CONSUMIDOR.pdfe796f1fb5470e0d6212e6ed6b6312b6fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTO PATROCÍNIO NO ESPORTE ELETRÔNICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMIDOR.pdf.txtO PATROCÍNIO NO ESPORTE ELETRÔNICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMIDOR.pdf.txtExtracted texttext/plain42263https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/3/O%20PATROC%c3%8dNIO%20NO%20ESPORTE%20ELETR%c3%94NICO%20E%20SUA%20INFLU%c3%8aNCIA%20SOBRE%20O%20CONSUMIDOR.pdf.txt6ad1472efc4dc84a5fd7669327c401bbMD53riu/20162017-10-19 03:03:21.272oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2017-10-19T05:03:21Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sponsorship in electronic sports and its influence on the consumer
title O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor
spellingShingle O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor
Souza, Matheus Henrique Gomes Araujo de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Marketing esportivo
Esporte eletrônico
Patrocínio
Sponsorship
eSport
Sports marketing
title_short O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor
title_full O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor
title_fullStr O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor
title_full_unstemmed O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor
title_sort O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor
author Souza, Matheus Henrique Gomes Araujo de
author_facet Souza, Matheus Henrique Gomes Araujo de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Kathiane Benedetti
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Andressa Hennig
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Keli Adriana Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Matheus Henrique Gomes Araujo de
contributor_str_mv Corso, Kathiane Benedetti
Silva, Andressa Hennig
Oliveira, Keli Adriana Pereira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Marketing esportivo
Esporte eletrônico
Patrocínio
Sponsorship
eSport
Sports marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing esportivo
Esporte eletrônico
Patrocínio
Sponsorship
eSport
Sports marketing
description O presente estudo foi construído com a finalidade de identificar a influencia que o patrocinador do eSport tem sobre os fãs do eSport. Para responder essa pergunta o estudo foi baseado em uma pesquisa quantitativa, na qual o método escolhido foi o survery e a técnica de coleta de dados foi o questionário, os quais foram aplicados para fãs de eSport e a analise dos dados foi feita através da técnica de analise descritiva. Com os resultados da pesquisa, o estudo indica que o patrocínio tem impacto sobre as compras dos consumidores brasileiros de eSport, sendo que a maioria dá preferência para a compra de produtos e serviços de marcas que patrocinam o eSport.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T12:38:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-09
2017-10-18T12:38:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2016
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/1/O%20PATROC%c3%8dNIO%20NO%20ESPORTE%20ELETR%c3%94NICO%20E%20SUA%20INFLU%c3%8aNCIA%20SOBRE%20O%20CONSUMIDOR.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/3/O%20PATROC%c3%8dNIO%20NO%20ESPORTE%20ELETR%c3%94NICO%20E%20SUA%20INFLU%c3%8aNCIA%20SOBRE%20O%20CONSUMIDOR.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e796f1fb5470e0d6212e6ed6b6312b6f
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
6ad1472efc4dc84a5fd7669327c401bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849032819081216