O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2016 |
Resumo: | O presente estudo foi construído com a finalidade de identificar a influencia que o patrocinador do eSport tem sobre os fãs do eSport. Para responder essa pergunta o estudo foi baseado em uma pesquisa quantitativa, na qual o método escolhido foi o survery e a técnica de coleta de dados foi o questionário, os quais foram aplicados para fãs de eSport e a analise dos dados foi feita através da técnica de analise descritiva. Com os resultados da pesquisa, o estudo indica que o patrocínio tem impacto sobre as compras dos consumidores brasileiros de eSport, sendo que a maioria dá preferência para a compra de produtos e serviços de marcas que patrocinam o eSport. |
id |
UNIP_1613b840f47fb165ab7d2ad5ea2fe3b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2016 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Corso, Kathiane BenedettiSilva, Andressa HennigOliveira, Keli Adriana Pereira deSouza, Matheus Henrique Gomes Araujo de2017-10-18T12:38:15Z2017-08-092017-10-18T12:38:15Z2017-07-07http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2016O presente estudo foi construído com a finalidade de identificar a influencia que o patrocinador do eSport tem sobre os fãs do eSport. Para responder essa pergunta o estudo foi baseado em uma pesquisa quantitativa, na qual o método escolhido foi o survery e a técnica de coleta de dados foi o questionário, os quais foram aplicados para fãs de eSport e a analise dos dados foi feita através da técnica de analise descritiva. Com os resultados da pesquisa, o estudo indica que o patrocínio tem impacto sobre as compras dos consumidores brasileiros de eSport, sendo que a maioria dá preferência para a compra de produtos e serviços de marcas que patrocinam o eSport.The present study was built with the purpose of identifying the influence that the sponsor of the eSport has on fans of the eSport. To answer that question the study was based on a quantitative, in which the method chosen was the survery and the technique of data collection was the questionnaire, which have been applied to fans of eSport and the analysis of the data was made using the technique of descriptive analysis. With the search results, the study indicates that the sponsorship has impact on purchases of Brazilian consumers of eSport, most give preference to the purchase of products and services for brands that sponsor the eSport.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoMarketing esportivoEsporte eletrônicoPatrocínioSponsorshipeSportSports marketingO patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidorSponsorship in electronic sports and its influence on the consumerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALO PATROCÍNIO NO ESPORTE ELETRÔNICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMIDOR.pdfO PATROCÍNIO NO ESPORTE ELETRÔNICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMIDOR.pdfapplication/pdf311117https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/1/O%20PATROC%c3%8dNIO%20NO%20ESPORTE%20ELETR%c3%94NICO%20E%20SUA%20INFLU%c3%8aNCIA%20SOBRE%20O%20CONSUMIDOR.pdfe796f1fb5470e0d6212e6ed6b6312b6fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTO PATROCÍNIO NO ESPORTE ELETRÔNICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMIDOR.pdf.txtO PATROCÍNIO NO ESPORTE ELETRÔNICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMIDOR.pdf.txtExtracted texttext/plain42263https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/3/O%20PATROC%c3%8dNIO%20NO%20ESPORTE%20ELETR%c3%94NICO%20E%20SUA%20INFLU%c3%8aNCIA%20SOBRE%20O%20CONSUMIDOR.pdf.txt6ad1472efc4dc84a5fd7669327c401bbMD53riu/20162017-10-19 03:03:21.272oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2017-10-19T05:03:21Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Sponsorship in electronic sports and its influence on the consumer |
title |
O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor |
spellingShingle |
O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor Souza, Matheus Henrique Gomes Araujo de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração Marketing esportivo Esporte eletrônico Patrocínio Sponsorship eSport Sports marketing |
title_short |
O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor |
title_full |
O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor |
title_fullStr |
O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor |
title_full_unstemmed |
O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor |
title_sort |
O patrocínio no esporte eletrônico e sua influência sobre o consumidor |
author |
Souza, Matheus Henrique Gomes Araujo de |
author_facet |
Souza, Matheus Henrique Gomes Araujo de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corso, Kathiane Benedetti |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Andressa Hennig |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Keli Adriana Pereira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Matheus Henrique Gomes Araujo de |
contributor_str_mv |
Corso, Kathiane Benedetti Silva, Andressa Hennig Oliveira, Keli Adriana Pereira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração Marketing esportivo Esporte eletrônico Patrocínio Sponsorship eSport Sports marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Marketing esportivo Esporte eletrônico Patrocínio Sponsorship eSport Sports marketing |
description |
O presente estudo foi construído com a finalidade de identificar a influencia que o patrocinador do eSport tem sobre os fãs do eSport. Para responder essa pergunta o estudo foi baseado em uma pesquisa quantitativa, na qual o método escolhido foi o survery e a técnica de coleta de dados foi o questionário, os quais foram aplicados para fãs de eSport e a analise dos dados foi feita através da técnica de analise descritiva. Com os resultados da pesquisa, o estudo indica que o patrocínio tem impacto sobre as compras dos consumidores brasileiros de eSport, sendo que a maioria dá preferência para a compra de produtos e serviços de marcas que patrocinam o eSport. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-18T12:38:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-09 2017-10-18T12:38:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2016 |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Santana do Livramento |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/1/O%20PATROC%c3%8dNIO%20NO%20ESPORTE%20ELETR%c3%94NICO%20E%20SUA%20INFLU%c3%8aNCIA%20SOBRE%20O%20CONSUMIDOR.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2016/3/O%20PATROC%c3%8dNIO%20NO%20ESPORTE%20ELETR%c3%94NICO%20E%20SUA%20INFLU%c3%8aNCIA%20SOBRE%20O%20CONSUMIDOR.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e796f1fb5470e0d6212e6ed6b6312b6f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 6ad1472efc4dc84a5fd7669327c401bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849032819081216 |