Marketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugby

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kupka, Guilherme Steinke
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158562
Resumo: A partir do crescimento do rugby no Brasil e do número de empresas envolvidas com esse esporte, o presente trabalho buscou entender como ocorre a geração e a manutenção dos patrocínios no Charrua Rugby Clube, tradicional clube de rugby do Rio Grande do Sul, sediado na cidade de Porto Alegre. A partir de uma pesquisa qualitativa exploratória, dois roteiros de entrevista semi-estruturados foram criados, utilizados como instrumento de coleta de dados e aplicados, de forma individual, em 9 empresas e também no Charrua Rugby Clube, totalizando 11 respondentes. O áudio das respostas foi transcrito em forma de texto e categorizado em blocos de assunto, nos quais houve a análise das informações a partir do cruzamento de dados, procurando pontos em comum e que divergiam entre as respostas dos entrevistados. A análise dos resultados revelou que os patrocínios foram gerados a partir da necessidade de confecção dos uniformes do clube e de outras necessidades fundamentais para o pleno funcionamento do Charrua, tais como parcerias com profissionais da área da saúde. Os resultados também revelaram que poucas ações de ativação foram realizadas, assim como não há análises de dados dessas parcerias. Por fim, os entrevistados acreditam que o patrocínio traz alguns benefícios a empresas patrocinadoras, como visibilidade, agregação de valor à marca e a sinergia com os valores presentes na modalidade esportiva.
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