Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Vanio Aderi Machado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3409
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo de multicaso da eleição municipal majoritária de São Borja no ano de 2008. A questão problema é: Quais as estratégias de marketing político presentes na campanha eleitoral dos candidatos a prefeito de São Borja em 2008? Segundo os objetivos geral foi identificar as estratégias de marketing político empregadas no período eleitoral do ano de 2008 pelos candidatos a prefeito no município de São Borja. Quanto à metodologia a coleta dos dados teve como fonte as informações do banco de dados do tribunal regional eleitoral e as peças gráficas inseridas durante o período de campanha eleitoral em um jornal local da cidade. Quanto aos resultados foi verificado que as três coligações aplicaram estratégias de marketing político, duas coligações apresentaram temas de apelos e, tipos de propaganda política iguais; os maiores investimentos em comunicação integrada de marketing nas três candidaturas foram dentro de uma mesma estratégia. Consideramos que a utilização das estratégias de marketing político nessa campanha eleitoral esteve parcialmente estruturada dentro das orientações teóricas tomadas como referencias. Destacamos que a coligação que mais utilizou das estratégias de marketing político foi à candidatura vencedora no pleito, isto pode colocar em evidências que os resultados estão relativos ao uso do marketing político.
id UNIP_376bef4a86482f822aaf413d557aa951
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3409
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Pereira, João Antônio Gomeshttp://lattes.cnpq.br/6988575983301662Azevedo, Domingos Sávio Campos deRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/3246002087220693Silveira, Vanio Aderi Machado2018-10-08T12:11:02Z2018-10-08T12:11:02Z2010-12-07SILVEIRA, Vanio Aderi Machado. Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008. 2010. 104p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3409O presente trabalho trata-se de um estudo de multicaso da eleição municipal majoritária de São Borja no ano de 2008. A questão problema é: Quais as estratégias de marketing político presentes na campanha eleitoral dos candidatos a prefeito de São Borja em 2008? Segundo os objetivos geral foi identificar as estratégias de marketing político empregadas no período eleitoral do ano de 2008 pelos candidatos a prefeito no município de São Borja. Quanto à metodologia a coleta dos dados teve como fonte as informações do banco de dados do tribunal regional eleitoral e as peças gráficas inseridas durante o período de campanha eleitoral em um jornal local da cidade. Quanto aos resultados foi verificado que as três coligações aplicaram estratégias de marketing político, duas coligações apresentaram temas de apelos e, tipos de propaganda política iguais; os maiores investimentos em comunicação integrada de marketing nas três candidaturas foram dentro de uma mesma estratégia. Consideramos que a utilização das estratégias de marketing político nessa campanha eleitoral esteve parcialmente estruturada dentro das orientações teóricas tomadas como referencias. Destacamos que a coligação que mais utilizou das estratégias de marketing político foi à candidatura vencedora no pleito, isto pode colocar em evidências que os resultados estão relativos ao uso do marketing político.El presente estudio trata de un estudio de caso de las elecciones municipales la mayoría de San Borja en 2008. El tema principal fue lo que las estrategias de marketing en la campaña de los candidatos presentes político "a la alcaldía de San Borja en el 2008? De acuerdo con la finalidad de contribuir a identificar las estrategias de marketing empleadas durante las elecciones políticas en 2008 por los candidatos a la alcaldía en el municipio de San Borja. En cuanto a la metodología de recolección de datos fue de suministrar las bases de datos de información de los tribunales electorales regionales y los elementos gráficos insertados durante la campaña electoral en un periódico local en la ciudad. En cuanto a los resultados se verificó que las tres coaliciones han implementado estrategias de marketing político, dos coaliciones han presentado apelaciones y los temas, los mismos tipos de propaganda política, las mayores inversiones en comunicaciones de marketing integradas en las tres aplicaciones estaban dentro de la misma estrategia. Creemos que el uso de estrategias de marketing en esta campaña política ha sido parcialmente estructurada dentro de las pautas tomadas como referencias teóricas. Hacemos hincapié en que la coalición que la mayoría utiliza estrategias de marketing político fue la oferta ganadora en la elección, esto puede poner en evidencia que los resultados están relacionados con el uso del marketing político.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketing políticoPropaganda PolíticaCampanha eleitoralEstratégia (Filosofia)Eleições municipaisSão Borja, RSCampaña electoralEstratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALVanio Aderi Machado Silveira 2010.pdfVanio Aderi Machado Silveira 2010.pdfapplication/pdf1579547https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/1/Vanio%20Aderi%20Machado%20Silveira%202010.pdfe13ffdccbf067cef667c81928f99e0f6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTVanio Aderi Machado Silveira 2010.pdf.txtVanio Aderi Machado Silveira 2010.pdf.txtExtracted texttext/plain192688https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/3/Vanio%20Aderi%20Machado%20Silveira%202010.pdf.txt2684e650fbcb86d4cc74c51d12467ba2MD53riu/34092018-10-09 03:00:37.452oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-10-09T06:00:37Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008
title Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008
spellingShingle Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008
Silveira, Vanio Aderi Machado
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing político
Propaganda Política
Campanha eleitoral
Estratégia (Filosofia)
Eleições municipais
São Borja, RS
Campaña electoral
title_short Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008
title_full Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008
title_fullStr Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008
title_full_unstemmed Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008
title_sort Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008
author Silveira, Vanio Aderi Machado
author_facet Silveira, Vanio Aderi Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, João Antônio Gomes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6988575983301662
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Azevedo, Domingos Sávio Campos de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocha, Marcelo da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9661617197661457
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3246002087220693
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Vanio Aderi Machado
contributor_str_mv Pereira, João Antônio Gomes
Azevedo, Domingos Sávio Campos de
Rocha, Marcelo da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing político
Propaganda Política
Campanha eleitoral
Estratégia (Filosofia)
Eleições municipais
São Borja, RS
Campaña electoral
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing político
Propaganda Política
Campanha eleitoral
Estratégia (Filosofia)
Eleições municipais
São Borja, RS
Campaña electoral
description O presente trabalho trata-se de um estudo de multicaso da eleição municipal majoritária de São Borja no ano de 2008. A questão problema é: Quais as estratégias de marketing político presentes na campanha eleitoral dos candidatos a prefeito de São Borja em 2008? Segundo os objetivos geral foi identificar as estratégias de marketing político empregadas no período eleitoral do ano de 2008 pelos candidatos a prefeito no município de São Borja. Quanto à metodologia a coleta dos dados teve como fonte as informações do banco de dados do tribunal regional eleitoral e as peças gráficas inseridas durante o período de campanha eleitoral em um jornal local da cidade. Quanto aos resultados foi verificado que as três coligações aplicaram estratégias de marketing político, duas coligações apresentaram temas de apelos e, tipos de propaganda política iguais; os maiores investimentos em comunicação integrada de marketing nas três candidaturas foram dentro de uma mesma estratégia. Consideramos que a utilização das estratégias de marketing político nessa campanha eleitoral esteve parcialmente estruturada dentro das orientações teóricas tomadas como referencias. Destacamos que a coligação que mais utilizou das estratégias de marketing político foi à candidatura vencedora no pleito, isto pode colocar em evidências que os resultados estão relativos ao uso do marketing político.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-08T12:11:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-08T12:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA, Vanio Aderi Machado. Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008. 2010. 104p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3409
identifier_str_mv SILVEIRA, Vanio Aderi Machado. Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008. 2010. 104p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/1/Vanio%20Aderi%20Machado%20Silveira%202010.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/3/Vanio%20Aderi%20Machado%20Silveira%202010.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e13ffdccbf067cef667c81928f99e0f6
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
2684e650fbcb86d4cc74c51d12467ba2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849034841784320