Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3409 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um estudo de multicaso da eleição municipal majoritária de São Borja no ano de 2008. A questão problema é: Quais as estratégias de marketing político presentes na campanha eleitoral dos candidatos a prefeito de São Borja em 2008? Segundo os objetivos geral foi identificar as estratégias de marketing político empregadas no período eleitoral do ano de 2008 pelos candidatos a prefeito no município de São Borja. Quanto à metodologia a coleta dos dados teve como fonte as informações do banco de dados do tribunal regional eleitoral e as peças gráficas inseridas durante o período de campanha eleitoral em um jornal local da cidade. Quanto aos resultados foi verificado que as três coligações aplicaram estratégias de marketing político, duas coligações apresentaram temas de apelos e, tipos de propaganda política iguais; os maiores investimentos em comunicação integrada de marketing nas três candidaturas foram dentro de uma mesma estratégia. Consideramos que a utilização das estratégias de marketing político nessa campanha eleitoral esteve parcialmente estruturada dentro das orientações teóricas tomadas como referencias. Destacamos que a coligação que mais utilizou das estratégias de marketing político foi à candidatura vencedora no pleito, isto pode colocar em evidências que os resultados estão relativos ao uso do marketing político. |
id |
UNIP_376bef4a86482f822aaf413d557aa951 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3409 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, João Antônio Gomeshttp://lattes.cnpq.br/6988575983301662Azevedo, Domingos Sávio Campos deRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/3246002087220693Silveira, Vanio Aderi Machado2018-10-08T12:11:02Z2018-10-08T12:11:02Z2010-12-07SILVEIRA, Vanio Aderi Machado. Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008. 2010. 104p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3409O presente trabalho trata-se de um estudo de multicaso da eleição municipal majoritária de São Borja no ano de 2008. A questão problema é: Quais as estratégias de marketing político presentes na campanha eleitoral dos candidatos a prefeito de São Borja em 2008? Segundo os objetivos geral foi identificar as estratégias de marketing político empregadas no período eleitoral do ano de 2008 pelos candidatos a prefeito no município de São Borja. Quanto à metodologia a coleta dos dados teve como fonte as informações do banco de dados do tribunal regional eleitoral e as peças gráficas inseridas durante o período de campanha eleitoral em um jornal local da cidade. Quanto aos resultados foi verificado que as três coligações aplicaram estratégias de marketing político, duas coligações apresentaram temas de apelos e, tipos de propaganda política iguais; os maiores investimentos em comunicação integrada de marketing nas três candidaturas foram dentro de uma mesma estratégia. Consideramos que a utilização das estratégias de marketing político nessa campanha eleitoral esteve parcialmente estruturada dentro das orientações teóricas tomadas como referencias. Destacamos que a coligação que mais utilizou das estratégias de marketing político foi à candidatura vencedora no pleito, isto pode colocar em evidências que os resultados estão relativos ao uso do marketing político.El presente estudio trata de un estudio de caso de las elecciones municipales la mayoría de San Borja en 2008. El tema principal fue lo que las estrategias de marketing en la campaña de los candidatos presentes político "a la alcaldía de San Borja en el 2008? De acuerdo con la finalidad de contribuir a identificar las estrategias de marketing empleadas durante las elecciones políticas en 2008 por los candidatos a la alcaldía en el municipio de San Borja. En cuanto a la metodología de recolección de datos fue de suministrar las bases de datos de información de los tribunales electorales regionales y los elementos gráficos insertados durante la campaña electoral en un periódico local en la ciudad. En cuanto a los resultados se verificó que las tres coaliciones han implementado estrategias de marketing político, dos coaliciones han presentado apelaciones y los temas, los mismos tipos de propaganda política, las mayores inversiones en comunicaciones de marketing integradas en las tres aplicaciones estaban dentro de la misma estrategia. Creemos que el uso de estrategias de marketing en esta campaña política ha sido parcialmente estructurada dentro de las pautas tomadas como referencias teóricas. Hacemos hincapié en que la coalición que la mayoría utiliza estrategias de marketing político fue la oferta ganadora en la elección, esto puede poner en evidencia que los resultados están relacionados con el uso del marketing político.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketing políticoPropaganda PolíticaCampanha eleitoralEstratégia (Filosofia)Eleições municipaisSão Borja, RSCampaña electoralEstratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALVanio Aderi Machado Silveira 2010.pdfVanio Aderi Machado Silveira 2010.pdfapplication/pdf1579547https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/1/Vanio%20Aderi%20Machado%20Silveira%202010.pdfe13ffdccbf067cef667c81928f99e0f6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTVanio Aderi Machado Silveira 2010.pdf.txtVanio Aderi Machado Silveira 2010.pdf.txtExtracted texttext/plain192688https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/3/Vanio%20Aderi%20Machado%20Silveira%202010.pdf.txt2684e650fbcb86d4cc74c51d12467ba2MD53riu/34092018-10-09 03:00:37.452oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-10-09T06:00:37Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008 |
title |
Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008 |
spellingShingle |
Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008 Silveira, Vanio Aderi Machado CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing político Propaganda Política Campanha eleitoral Estratégia (Filosofia) Eleições municipais São Borja, RS Campaña electoral |
title_short |
Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008 |
title_full |
Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008 |
title_fullStr |
Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008 |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008 |
title_sort |
Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008 |
author |
Silveira, Vanio Aderi Machado |
author_facet |
Silveira, Vanio Aderi Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, João Antônio Gomes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6988575983301662 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Azevedo, Domingos Sávio Campos de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rocha, Marcelo da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9661617197661457 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3246002087220693 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Vanio Aderi Machado |
contributor_str_mv |
Pereira, João Antônio Gomes Azevedo, Domingos Sávio Campos de Rocha, Marcelo da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing político Propaganda Política Campanha eleitoral Estratégia (Filosofia) Eleições municipais São Borja, RS Campaña electoral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing político Propaganda Política Campanha eleitoral Estratégia (Filosofia) Eleições municipais São Borja, RS Campaña electoral |
description |
O presente trabalho trata-se de um estudo de multicaso da eleição municipal majoritária de São Borja no ano de 2008. A questão problema é: Quais as estratégias de marketing político presentes na campanha eleitoral dos candidatos a prefeito de São Borja em 2008? Segundo os objetivos geral foi identificar as estratégias de marketing político empregadas no período eleitoral do ano de 2008 pelos candidatos a prefeito no município de São Borja. Quanto à metodologia a coleta dos dados teve como fonte as informações do banco de dados do tribunal regional eleitoral e as peças gráficas inseridas durante o período de campanha eleitoral em um jornal local da cidade. Quanto aos resultados foi verificado que as três coligações aplicaram estratégias de marketing político, duas coligações apresentaram temas de apelos e, tipos de propaganda política iguais; os maiores investimentos em comunicação integrada de marketing nas três candidaturas foram dentro de uma mesma estratégia. Consideramos que a utilização das estratégias de marketing político nessa campanha eleitoral esteve parcialmente estruturada dentro das orientações teóricas tomadas como referencias. Destacamos que a coligação que mais utilizou das estratégias de marketing político foi à candidatura vencedora no pleito, isto pode colocar em evidências que os resultados estão relativos ao uso do marketing político. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-08T12:11:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-08T12:11:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVEIRA, Vanio Aderi Machado. Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008. 2010. 104p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3409 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Vanio Aderi Machado. Estratégias de marketing político na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: estudo de caso eleição municipal majoritária de São Borja ano 2008. 2010. 104p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/1/Vanio%20Aderi%20Machado%20Silveira%202010.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3409/3/Vanio%20Aderi%20Machado%20Silveira%202010.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e13ffdccbf067cef667c81928f99e0f6 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 2684e650fbcb86d4cc74c51d12467ba2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849034841784320 |