Cooperando e competindo: o caso da associação dos vinhos finos da campanha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2588 |
Resumo: | A vitivinicultura no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente quando pensamos em produção de espumantes e sucos. No Rio Grande do Sul, estado no qual está a maior produção de uvas e vinhos, onde já se possui polos vitivinícolas consagrados e estruturados. Um polo que vem se destacando no estado é a Campanha Gaúcha onde existe número significativo de produtores de uvas e vinhos e de vinícolas instaladas. Nessa região as características de solo e clima são propícias ao cultivo de uvas e de vinhos de qualidade, originando produtos de qualidade superior. Nesse sentido, para fortalecimento do setor vitivinícola na Campanha Gaúcha produtores criaram a Associação Vinhos Finos da Campanha. Desde a sua fundação a Associação vêm desenvolvendo ações para a divulgação de sua marca, desenvolvimento do setor na região e estabelecimento da imagem da Campanha. Tendo como principal objetivo a aquisição da indicação de procedência. Este que traz inúmeros benefícios aos vinhos que o possuem e assim as suas empresas. Este trabalho foi confeccionado com o objetivo de entender a estratégia da associação e de seus associados e compreender o processo de coopetição da mesma, neste quesito as empresas da Associação Vinhos da Campanha tanto cooperam para alcançar os objetivos pelos quais as mesmas participam da associação e competem pelo mercado em comum. Para o desenvolvimento do estudo de caso, método escolhido por estudar mais profundamente o tema e a Associação, foram aplicadas entrevistas aos associados e ao representante da Associação Vinhos da Campanha de modo a obter as informações necessárias e compreender a visão dos participantes. Para a realização das entrevistas foram confeccionados roteiros de entrevista distintos para os associados e para a Associação. A partir dessas entrevistas pode-se observar o quão importante é a relação da Associação e de seus associados, mesmo que esses se posicionem diferentemente em muitos temas o que de certa maneira atrapalha ao alcance dos objetivos da Associação. Através destas conversas com os associados também foi observados que cada empresa dá certa atenção e valor para a Associação, assim como cada empresa participa de forma mais ou menos intensa da Vinhos da Campanha. E pode-se concluir que a Associação Vinhos da Campanha exerce a coopetição em rede complexa com grau de relacionamento equilibrado. E, que a Associação em si é uma estratégia de maior competição das empresas perante o mercado do vinho, e que esta estratégia está em pleno desenvolvimento e trará grandes conquistas para as empresas participantes e o setor. |
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Lisboa, Rodrigo da SilvaRibeiro, CláudioSilva, Marielen Aline CostaMartins, Cintia Oliveira2018-03-28T18:52:09Z2015-12-082018-03-28T18:52:09Z2015-12-01MARTINS, Cintia Oliveira. Cooperando e competindo: o caso da associação dos vinhos finos da campanha. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de bacharelado em Enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2588A vitivinicultura no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente quando pensamos em produção de espumantes e sucos. No Rio Grande do Sul, estado no qual está a maior produção de uvas e vinhos, onde já se possui polos vitivinícolas consagrados e estruturados. Um polo que vem se destacando no estado é a Campanha Gaúcha onde existe número significativo de produtores de uvas e vinhos e de vinícolas instaladas. Nessa região as características de solo e clima são propícias ao cultivo de uvas e de vinhos de qualidade, originando produtos de qualidade superior. Nesse sentido, para fortalecimento do setor vitivinícola na Campanha Gaúcha produtores criaram a Associação Vinhos Finos da Campanha. Desde a sua fundação a Associação vêm desenvolvendo ações para a divulgação de sua marca, desenvolvimento do setor na região e estabelecimento da imagem da Campanha. Tendo como principal objetivo a aquisição da indicação de procedência. Este que traz inúmeros benefícios aos vinhos que o possuem e assim as suas empresas. Este trabalho foi confeccionado com o objetivo de entender a estratégia da associação e de seus associados e compreender o processo de coopetição da mesma, neste quesito as empresas da Associação Vinhos da Campanha tanto cooperam para alcançar os objetivos pelos quais as mesmas participam da associação e competem pelo mercado em comum. Para o desenvolvimento do estudo de caso, método escolhido por estudar mais profundamente o tema e a Associação, foram aplicadas entrevistas aos associados e ao representante da Associação Vinhos da Campanha de modo a obter as informações necessárias e compreender a visão dos participantes. Para a realização das entrevistas foram confeccionados roteiros de entrevista distintos para os associados e para a Associação. A partir dessas entrevistas pode-se observar o quão importante é a relação da Associação e de seus associados, mesmo que esses se posicionem diferentemente em muitos temas o que de certa maneira atrapalha ao alcance dos objetivos da Associação. Através destas conversas com os associados também foi observados que cada empresa dá certa atenção e valor para a Associação, assim como cada empresa participa de forma mais ou menos intensa da Vinhos da Campanha. E pode-se concluir que a Associação Vinhos da Campanha exerce a coopetição em rede complexa com grau de relacionamento equilibrado. E, que a Associação em si é uma estratégia de maior competição das empresas perante o mercado do vinho, e que esta estratégia está em pleno desenvolvimento e trará grandes conquistas para as empresas participantes e o setor.The wine industry in Brazil has been growing in recent years, especially when we think of the production of sparkling wines and juices. In Rio Grande do Sul, state in which is the biggest production of grapes and wines, which already has established and structured wine poles. A pole that has stood out in the state is the Gaucho campaign where there is significant number of producers of grapes and wines and wineries installed. In this region the soil characteristics and climate are conducive to growing grapes and quality wines, resulting in higher quality products. Accordingly, to strengthen the wine sector in Gaucho Campaign producers created the Association Fine Wines Campaign. Since its founding the Association have been developing actions to promote your brand, developing the sector in the region and establishment of the image campaign. Having as main objective the acquisition of indication of source. This brings numerous benefits to wines that have and so their businesses. This work was made in order to understand the association's strategy and of its members and understand the coopetition process thereof, in this regard the companies of Wine Association Campaign both cooperate to achieve the objectives for which the same part of the association and compete in the common market. To develop the case study method chosen to study more deeply the theme and the Association, interviews were applied to members and the representative of the Association of Wine Campaign in order to obtain the necessary information and understand the vision of the participants. For the interviews separate interview scripts were made to the associates and to the Association. From these interviews can be seen how important is the relationship of the Association and its members, even if these are positioned differently on many issues which somehow hinders the achievement of the Association goals. Through these conversations with associates it was also observed that each company gives some attention and value to the Association, as well as each company participates in more or less intensely Wines of the campaign. And it can be concluded that the Wine Association of the campaign carries the cooptation in complex network-grade balanced relationship. And the Association itself is a bigger competitive strategy of companies to the wine market, and that this strategy is in full development and will bring great achievements for participating companies and the industryporUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Dom PedritoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAAssociação de viticultoresVinhosCampanha gaúchaWine growers' associationWinesCooperando e competindo: o caso da associação dos vinhos finos da campanhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALCINTIA OLIVEIRA MARTINS.pdfCINTIA OLIVEIRA MARTINS.pdfCintia Oliveira Martins 2015application/pdf1234352https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2588/1/CINTIA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf160343ddc19d7e51aead01ecdf23c973MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2588/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTCINTIA OLIVEIRA MARTINS.pdf.txtCINTIA OLIVEIRA MARTINS.pdf.txtExtracted texttext/plain92349https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2588/3/CINTIA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf.txte16634e3dc0bb77f4274ffe6ac703d9cMD53riu/25882018-10-23 13:57:14.413oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-10-23T16:57:14Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
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