Lealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do Vinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Lívia Castilhos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4441
Resumo: A uva e o vinho são produtos que fazem parte da grande cadeia do agronegócio, essa atividade tem alcançado expressividade no quesito qualidade. Mas, não bastam apenas investimentos na qualidade da matéria prima, insumos e nos processos, é necessário investir no desenvolvimento da cultura do consumo de vinhos. Portanto, é cada vez mais eminente à necessidade da utilização das ferramentas de marketing para auxiliar o desenvolvimento de um bom relacionamento entre os clientes e as empresas, por meio de uma comunicação eficiente e profissional, é preciso reconhecer as necessidades e, sobretudo os fatores condicionantes da lealdade. Neste contexto o estudo visa identificar os principais determinantes de lealdade da vinícola Guatambu. O estudo analisou os cadastros dos clientes e por meio de uma pesquisa quantitativa identificou que algumas ações praticadas pela empresa vão ao encontro dos aspectos que os clientes julgam importantes para a lealdade. Como resultado obteve que o perfil do consumidor da vinícola Guatambu é de classe social alta. E em relação aos determinantes de lealdade todos os fatores estudados obtiveram resultados positivos, porém há necessidade de melhorar as estratégias de comercialização da vinícola.
id UNIP_7de00dcd38d200cb705cb0ce45003af8
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4441
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Lisboa, Rodrigo da SilvaLisboa, Rodrigo da SilvaCosta, Vagner BrasilBeuron, Thiago AntonioGuedes, Lívia Castilhos2019-08-29T12:45:21Z2017-07-032019-08-29T12:45:21Z2017-07-12GUEDES, JLívia Castilhos. Lealdade do consumidor de Vinhos da Guatambu Estância do Vinho . 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação do Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4441A uva e o vinho são produtos que fazem parte da grande cadeia do agronegócio, essa atividade tem alcançado expressividade no quesito qualidade. Mas, não bastam apenas investimentos na qualidade da matéria prima, insumos e nos processos, é necessário investir no desenvolvimento da cultura do consumo de vinhos. Portanto, é cada vez mais eminente à necessidade da utilização das ferramentas de marketing para auxiliar o desenvolvimento de um bom relacionamento entre os clientes e as empresas, por meio de uma comunicação eficiente e profissional, é preciso reconhecer as necessidades e, sobretudo os fatores condicionantes da lealdade. Neste contexto o estudo visa identificar os principais determinantes de lealdade da vinícola Guatambu. O estudo analisou os cadastros dos clientes e por meio de uma pesquisa quantitativa identificou que algumas ações praticadas pela empresa vão ao encontro dos aspectos que os clientes julgam importantes para a lealdade. Como resultado obteve que o perfil do consumidor da vinícola Guatambu é de classe social alta. E em relação aos determinantes de lealdade todos os fatores estudados obtiveram resultados positivos, porém há necessidade de melhorar as estratégias de comercialização da vinícola.Grapes and wine are products that are part of the great chain of agribusiness, this activity has achieved expressiveness in the quality aspect. But it is not enough to invest only in the quality of the raw material, inputs and processes, it is necessary to invest in the development of the culture of the consumption of wines. Therefore, it is increasingly imminent to the need to use the marketing tools to help develop a good relationship between clients and companies, through efficient and professional communication, it is necessary to recognize the needs and, especially, the conditioning factors of loyalty. In this context, the study aims to identify the main determinants of Guatambu winery loyalty. The study analyzed customer records and, through a quantitative survey, identified that some of the company's actions meet the aspects that customers deem important for loyalty. As a result, it was found that the consumer profile of Guatambu winery is of a high social class. And in relation to the determinants of loyalty all the factors studied have obtained positive results, however there is a need to improve the marketing strategies of the winery.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Dom PedritoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASLealdadeMarketingVinícola GuatambuVinhos finosRegião da CampanhaLoyalty, marketingGuatambu WineryFine winesCampanha regionLealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do VinhoLoyalty of the consumer of wines of Guatambu Wine Estateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLívia Castilhos Guedes.pdfLívia Castilhos Guedes.pdfLívia Castilhos Guedes 2017application/pdf439820https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4441/1/L%c3%advia%20Castilhos%20Guedes.pdff6151fc4c4de6566b8bb0cd321954b77MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81894https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4441/2/license.txt8a7faf2cb3270a2d6cad91a530778753MD52TEXTLívia Castilhos Guedes.pdf.txtLívia Castilhos Guedes.pdf.txtExtracted texttext/plain52223https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4441/3/L%c3%advia%20Castilhos%20Guedes.pdf.txt197248bbbf9eb1ea9a6b96c763cdff78MD53riu/44412019-09-03 15:14:15.064oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-09-03T18:14:15Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do Vinho
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Loyalty of the consumer of wines of Guatambu Wine Estate
title Lealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do Vinho
spellingShingle Lealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do Vinho
Guedes, Lívia Castilhos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Lealdade
Marketing
Vinícola Guatambu
Vinhos finos
Região da Campanha
Loyalty, marketing
Guatambu Winery
Fine wines
Campanha region
title_short Lealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do Vinho
title_full Lealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do Vinho
title_fullStr Lealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do Vinho
title_full_unstemmed Lealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do Vinho
title_sort Lealdade do consumidor de vinhos da Guatambu Estância do Vinho
author Guedes, Lívia Castilhos
author_facet Guedes, Lívia Castilhos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa, Rodrigo da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lisboa, Rodrigo da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Vagner Brasil
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Beuron, Thiago Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Lívia Castilhos
contributor_str_mv Lisboa, Rodrigo da Silva
Lisboa, Rodrigo da Silva
Costa, Vagner Brasil
Beuron, Thiago Antonio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Lealdade
Marketing
Vinícola Guatambu
Vinhos finos
Região da Campanha
Loyalty, marketing
Guatambu Winery
Fine wines
Campanha region
dc.subject.por.fl_str_mv Lealdade
Marketing
Vinícola Guatambu
Vinhos finos
Região da Campanha
Loyalty, marketing
Guatambu Winery
Fine wines
Campanha region
description A uva e o vinho são produtos que fazem parte da grande cadeia do agronegócio, essa atividade tem alcançado expressividade no quesito qualidade. Mas, não bastam apenas investimentos na qualidade da matéria prima, insumos e nos processos, é necessário investir no desenvolvimento da cultura do consumo de vinhos. Portanto, é cada vez mais eminente à necessidade da utilização das ferramentas de marketing para auxiliar o desenvolvimento de um bom relacionamento entre os clientes e as empresas, por meio de uma comunicação eficiente e profissional, é preciso reconhecer as necessidades e, sobretudo os fatores condicionantes da lealdade. Neste contexto o estudo visa identificar os principais determinantes de lealdade da vinícola Guatambu. O estudo analisou os cadastros dos clientes e por meio de uma pesquisa quantitativa identificou que algumas ações praticadas pela empresa vão ao encontro dos aspectos que os clientes julgam importantes para a lealdade. Como resultado obteve que o perfil do consumidor da vinícola Guatambu é de classe social alta. E em relação aos determinantes de lealdade todos os fatores estudados obtiveram resultados positivos, porém há necessidade de melhorar as estratégias de comercialização da vinícola.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-03
2019-08-29T12:45:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T12:45:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUEDES, JLívia Castilhos. Lealdade do consumidor de Vinhos da Guatambu Estância do Vinho . 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação do Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4441
identifier_str_mv GUEDES, JLívia Castilhos. Lealdade do consumidor de Vinhos da Guatambu Estância do Vinho . 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação do Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Dom Pedrito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4441/1/L%c3%advia%20Castilhos%20Guedes.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4441/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4441/3/L%c3%advia%20Castilhos%20Guedes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f6151fc4c4de6566b8bb0cd321954b77
8a7faf2cb3270a2d6cad91a530778753
197248bbbf9eb1ea9a6b96c763cdff78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849049879412736