O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Leidy Jane Claudino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hermida, Jorge Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6597
Resumo: Discutir o real contexto de mudanças na proposta de inclusão educacional da pessoa com deficiência, a partir das recentes atualizações na Política Nacional de Educação Especial (PNEE), sob a ótica dos fundamentos político-pedagógicos da Pedagogia Histórico-crítica é o que pretende este artigo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida sob a perspectiva da ética e da interpretação marxista da história. Os resultados evidenciam que para que a inclusão das crianças com deficiência possa de fato ser efetivada, a proposta referenciada na PNEE não deve existir apenas na teoria, mas sim na concretização de práticas educacionais efetivas que realmente promovam sua inserção. Também evidenciamos o abismo existente entre a igualdade formal e a desigualdade real nos sistemas educacionais regidos pelo capitalismo democrático. Finalizamos alertando para a necessidade de um olhar permanente sobre as conquistas obtidas nessa área, tendo em vista o momento de desconstrução social e obscurantismo político que hoje vivenciamos.
id UNIR-3_1ca0b49ac9e2355eca8d8512d34d6f5a
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6597
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidadesEl derecho a la educación en la nueva política nacional de educación especial: entre reveses y posibilidadesThe right to education in the new national policy for special education: between setbacks and possibilitiesDireito à educação. Inclusão excludente. Educação Especial. Pedagogia Histórico-crítica.370 – EducaçãoDerecho a la educación. Inclusión excluyente. Educación especial. Pedagogía histórico-crítica.Right to education. Exclusionary inclusion. Special education. Historical-critical pedagogy.Discutir o real contexto de mudanças na proposta de inclusão educacional da pessoa com deficiência, a partir das recentes atualizações na Política Nacional de Educação Especial (PNEE), sob a ótica dos fundamentos político-pedagógicos da Pedagogia Histórico-crítica é o que pretende este artigo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida sob a perspectiva da ética e da interpretação marxista da história. Os resultados evidenciam que para que a inclusão das crianças com deficiência possa de fato ser efetivada, a proposta referenciada na PNEE não deve existir apenas na teoria, mas sim na concretização de práticas educacionais efetivas que realmente promovam sua inserção. Também evidenciamos o abismo existente entre a igualdade formal e a desigualdade real nos sistemas educacionais regidos pelo capitalismo democrático. Finalizamos alertando para a necessidade de um olhar permanente sobre as conquistas obtidas nessa área, tendo em vista o momento de desconstrução social e obscurantismo político que hoje vivenciamos.Discutir el contexto real de cambios en la propuesta de inclusión educativa de las personas con discapacidad, a partir de las recientes actualizaciones de la Política Nacional de Educación Especial (PNEE), desde la perspectiva de los fundamentos político-pedagógicos de la Pedagogía Histórico-Crítica es lo que pretende este artículo. Es una investigación documental y bibliográfica, desarrollada desde la perspectiva de la ética y la interpretación marxista de la historia. Los resultados muestran que para que la inclusión de niños con discapacidad sea realmente efectiva, la propuesta referenciada en la PNEE debe existir no solo en la teoría, sino en la implementación de prácticas educativas efectivas que realmente promuevan su inclusión. También destacamos el abismo que existe entre la igualdad formal y la desigualdad real en los sistemas educativos regidos por el capitalismo democrático. Concluimos advirtiendo sobre la necesidad de una mirada permanente a los logros alcanzados en este ámbito, ante el momento de deconstrucción social y oscurantismo político que vivimos actualmente.Discussing the real context of changes in the proposed educational inclusion of people with disabilities, from the recent updates in the National Policy for Special Education (PNEE), from the perspective of the political-pedagogical foundations of Historical-Critical Pedagogy is what this article intends to do. . This is a documentary and bibliographic research, developed from the perspective of ethics and the Marxist interpretation of history. The results show that for the inclusion of children with disabilities to actually be effective, the proposal referenced in the PNEE must not only exist in theory, but in the implementation of effective educational practices that really promote their inclusion. We also highlight the gulf that exists between formal equality and real inequality in educational systems governed by democratic capitalism. We conclude by warning of the need for a permanent look at the achievements made in this area, in view of the moment of social deconstruction and political obscurantism that we are currently experiencing.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documental; bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/659710.26568/2359-2087.2022.6597EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-272359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6597/4351Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Leidy Jane ClaudinoHermida, Jorge Fernando2022-01-28T01:29:11Zoai:periodicos.unir.br:article/6597Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
El derecho a la educación en la nueva política nacional de educación especial: entre reveses y posibilidades
The right to education in the new national policy for special education: between setbacks and possibilities
title O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
spellingShingle O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
Lima, Leidy Jane Claudino
Direito à educação. Inclusão excludente. Educação Especial. Pedagogia Histórico-crítica.
370 – Educação
Derecho a la educación. Inclusión excluyente. Educación especial. Pedagogía histórico-crítica.
Right to education. Exclusionary inclusion. Special education. Historical-critical pedagogy.
title_short O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
title_full O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
title_fullStr O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
title_full_unstemmed O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
title_sort O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
author Lima, Leidy Jane Claudino
author_facet Lima, Leidy Jane Claudino
Hermida, Jorge Fernando
author_role author
author2 Hermida, Jorge Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Leidy Jane Claudino
Hermida, Jorge Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à educação. Inclusão excludente. Educação Especial. Pedagogia Histórico-crítica.
370 – Educação
Derecho a la educación. Inclusión excluyente. Educación especial. Pedagogía histórico-crítica.
Right to education. Exclusionary inclusion. Special education. Historical-critical pedagogy.
topic Direito à educação. Inclusão excludente. Educação Especial. Pedagogia Histórico-crítica.
370 – Educação
Derecho a la educación. Inclusión excluyente. Educación especial. Pedagogía histórico-crítica.
Right to education. Exclusionary inclusion. Special education. Historical-critical pedagogy.
description Discutir o real contexto de mudanças na proposta de inclusão educacional da pessoa com deficiência, a partir das recentes atualizações na Política Nacional de Educação Especial (PNEE), sob a ótica dos fundamentos político-pedagógicos da Pedagogia Histórico-crítica é o que pretende este artigo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida sob a perspectiva da ética e da interpretação marxista da história. Os resultados evidenciam que para que a inclusão das crianças com deficiência possa de fato ser efetivada, a proposta referenciada na PNEE não deve existir apenas na teoria, mas sim na concretização de práticas educacionais efetivas que realmente promovam sua inserção. Também evidenciamos o abismo existente entre a igualdade formal e a desigualdade real nos sistemas educacionais regidos pelo capitalismo democrático. Finalizamos alertando para a necessidade de um olhar permanente sobre as conquistas obtidas nessa área, tendo em vista o momento de desconstrução social e obscurantismo político que hoje vivenciamos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa documental; bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6597
10.26568/2359-2087.2022.6597
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6597
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2022.6597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6597/4351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-27
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v9i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543553396736