O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6597 |
Resumo: | Discutir o real contexto de mudanças na proposta de inclusão educacional da pessoa com deficiência, a partir das recentes atualizações na Política Nacional de Educação Especial (PNEE), sob a ótica dos fundamentos político-pedagógicos da Pedagogia Histórico-crítica é o que pretende este artigo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida sob a perspectiva da ética e da interpretação marxista da história. Os resultados evidenciam que para que a inclusão das crianças com deficiência possa de fato ser efetivada, a proposta referenciada na PNEE não deve existir apenas na teoria, mas sim na concretização de práticas educacionais efetivas que realmente promovam sua inserção. Também evidenciamos o abismo existente entre a igualdade formal e a desigualdade real nos sistemas educacionais regidos pelo capitalismo democrático. Finalizamos alertando para a necessidade de um olhar permanente sobre as conquistas obtidas nessa área, tendo em vista o momento de desconstrução social e obscurantismo político que hoje vivenciamos. |
id |
UNIR-3_1ca0b49ac9e2355eca8d8512d34d6f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6597 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidadesEl derecho a la educación en la nueva política nacional de educación especial: entre reveses y posibilidadesThe right to education in the new national policy for special education: between setbacks and possibilitiesDireito à educação. Inclusão excludente. Educação Especial. Pedagogia Histórico-crítica.370 – EducaçãoDerecho a la educación. Inclusión excluyente. Educación especial. Pedagogía histórico-crítica.Right to education. Exclusionary inclusion. Special education. Historical-critical pedagogy.Discutir o real contexto de mudanças na proposta de inclusão educacional da pessoa com deficiência, a partir das recentes atualizações na Política Nacional de Educação Especial (PNEE), sob a ótica dos fundamentos político-pedagógicos da Pedagogia Histórico-crítica é o que pretende este artigo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida sob a perspectiva da ética e da interpretação marxista da história. Os resultados evidenciam que para que a inclusão das crianças com deficiência possa de fato ser efetivada, a proposta referenciada na PNEE não deve existir apenas na teoria, mas sim na concretização de práticas educacionais efetivas que realmente promovam sua inserção. Também evidenciamos o abismo existente entre a igualdade formal e a desigualdade real nos sistemas educacionais regidos pelo capitalismo democrático. Finalizamos alertando para a necessidade de um olhar permanente sobre as conquistas obtidas nessa área, tendo em vista o momento de desconstrução social e obscurantismo político que hoje vivenciamos.Discutir el contexto real de cambios en la propuesta de inclusión educativa de las personas con discapacidad, a partir de las recientes actualizaciones de la Política Nacional de Educación Especial (PNEE), desde la perspectiva de los fundamentos político-pedagógicos de la Pedagogía Histórico-Crítica es lo que pretende este artículo. Es una investigación documental y bibliográfica, desarrollada desde la perspectiva de la ética y la interpretación marxista de la historia. Los resultados muestran que para que la inclusión de niños con discapacidad sea realmente efectiva, la propuesta referenciada en la PNEE debe existir no solo en la teoría, sino en la implementación de prácticas educativas efectivas que realmente promuevan su inclusión. También destacamos el abismo que existe entre la igualdad formal y la desigualdad real en los sistemas educativos regidos por el capitalismo democrático. Concluimos advirtiendo sobre la necesidad de una mirada permanente a los logros alcanzados en este ámbito, ante el momento de deconstrucción social y oscurantismo político que vivimos actualmente.Discussing the real context of changes in the proposed educational inclusion of people with disabilities, from the recent updates in the National Policy for Special Education (PNEE), from the perspective of the political-pedagogical foundations of Historical-Critical Pedagogy is what this article intends to do. . This is a documentary and bibliographic research, developed from the perspective of ethics and the Marxist interpretation of history. The results show that for the inclusion of children with disabilities to actually be effective, the proposal referenced in the PNEE must not only exist in theory, but in the implementation of effective educational practices that really promote their inclusion. We also highlight the gulf that exists between formal equality and real inequality in educational systems governed by democratic capitalism. We conclude by warning of the need for a permanent look at the achievements made in this area, in view of the moment of social deconstruction and political obscurantism that we are currently experiencing.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documental; bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/659710.26568/2359-2087.2022.6597EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-272359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6597/4351Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Leidy Jane ClaudinoHermida, Jorge Fernando2022-01-28T01:29:11Zoai:periodicos.unir.br:article/6597Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades El derecho a la educación en la nueva política nacional de educación especial: entre reveses y posibilidades The right to education in the new national policy for special education: between setbacks and possibilities |
title |
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades |
spellingShingle |
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades Lima, Leidy Jane Claudino Direito à educação. Inclusão excludente. Educação Especial. Pedagogia Histórico-crítica. 370 – Educação Derecho a la educación. Inclusión excluyente. Educación especial. Pedagogía histórico-crítica. Right to education. Exclusionary inclusion. Special education. Historical-critical pedagogy. |
title_short |
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades |
title_full |
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades |
title_fullStr |
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades |
title_sort |
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades |
author |
Lima, Leidy Jane Claudino |
author_facet |
Lima, Leidy Jane Claudino Hermida, Jorge Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Hermida, Jorge Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Leidy Jane Claudino Hermida, Jorge Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação. Inclusão excludente. Educação Especial. Pedagogia Histórico-crítica. 370 – Educação Derecho a la educación. Inclusión excluyente. Educación especial. Pedagogía histórico-crítica. Right to education. Exclusionary inclusion. Special education. Historical-critical pedagogy. |
topic |
Direito à educação. Inclusão excludente. Educação Especial. Pedagogia Histórico-crítica. 370 – Educação Derecho a la educación. Inclusión excluyente. Educación especial. Pedagogía histórico-crítica. Right to education. Exclusionary inclusion. Special education. Historical-critical pedagogy. |
description |
Discutir o real contexto de mudanças na proposta de inclusão educacional da pessoa com deficiência, a partir das recentes atualizações na Política Nacional de Educação Especial (PNEE), sob a ótica dos fundamentos político-pedagógicos da Pedagogia Histórico-crítica é o que pretende este artigo. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida sob a perspectiva da ética e da interpretação marxista da história. Os resultados evidenciam que para que a inclusão das crianças com deficiência possa de fato ser efetivada, a proposta referenciada na PNEE não deve existir apenas na teoria, mas sim na concretização de práticas educacionais efetivas que realmente promovam sua inserção. Também evidenciamos o abismo existente entre a igualdade formal e a desigualdade real nos sistemas educacionais regidos pelo capitalismo democrático. Finalizamos alertando para a necessidade de um olhar permanente sobre as conquistas obtidas nessa área, tendo em vista o momento de desconstrução social e obscurantismo político que hoje vivenciamos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa documental; bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6597 10.26568/2359-2087.2022.6597 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6597 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2022.6597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6597/4351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-27 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v9i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543553396736 |