Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar os desafios vivenciados pelos professores não indígenas que atuam numa escola indígena; enfatizar a trajetória histórica da formação de professores; contextualizar a relação entre a educação escolar indígena e a atuação dos professores não indígenas; refletir sobre a necessidade de haver maiores intervenções e discussões voltadas para questões de diversidade, nos cursos de formação. Diante desta problemática direcionados aos professores não indígenas buscamos responder a seguinte indagação: os professores não indígenas sentem-se preparados para lecionar em ambientes culturalmente diferenciados? Possuem conhecimentos suficientes sobre diversidade cultural que poderiam orientar sua prática? Na busca por respostas foi realizada uma entrevista com três professores não indígenas que lecionam na escola indígena Parintintin, situada na Aldeia Pupunha, em Humaitá-AM. Tratando-se de uma abordagem qualitativa tanto para nortear a pesquisa como para analisar os dados, considera-se através dos resultados que os professores abordados possuem muitos desafios em relação a sua prática neste contexto, o que vem desde da não estruturada adequada da escola, falta de materiais básicos de auxílio ao professor e aluno, currículo que não atende as necessidades da cultura indígena, e uma formação inicial que não “preparou” suficientemente para práxis vinculados a diversidade cultural. |
id |
UNIR-3_26dbaff2cdaf3b9c1c8a0ae49c4dd4c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4283 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena ParintintinLos desafíos vivenciados por los profesores no indígenas em la Escuela Indígena ParintintinChallenges experienced by non-indigenous teachers in the Parintintin Indigenous SchoolEducação Escolar Indígena. Formação de Professores. Parintintin.370 - EducaçãoEducación Escolar Indígena. Formación de profesores. Parintintin.Indigenous School Education. Teacher training. Parintintin.Este artigo objetiva analisar os desafios vivenciados pelos professores não indígenas que atuam numa escola indígena; enfatizar a trajetória histórica da formação de professores; contextualizar a relação entre a educação escolar indígena e a atuação dos professores não indígenas; refletir sobre a necessidade de haver maiores intervenções e discussões voltadas para questões de diversidade, nos cursos de formação. Diante desta problemática direcionados aos professores não indígenas buscamos responder a seguinte indagação: os professores não indígenas sentem-se preparados para lecionar em ambientes culturalmente diferenciados? Possuem conhecimentos suficientes sobre diversidade cultural que poderiam orientar sua prática? Na busca por respostas foi realizada uma entrevista com três professores não indígenas que lecionam na escola indígena Parintintin, situada na Aldeia Pupunha, em Humaitá-AM. Tratando-se de uma abordagem qualitativa tanto para nortear a pesquisa como para analisar os dados, considera-se através dos resultados que os professores abordados possuem muitos desafios em relação a sua prática neste contexto, o que vem desde da não estruturada adequada da escola, falta de materiais básicos de auxílio ao professor e aluno, currículo que não atende as necessidades da cultura indígena, e uma formação inicial que não “preparou” suficientemente para práxis vinculados a diversidade cultural.Este artículo pretende analizar los desafíos vivenciados por los profesores no indígenas que actúan en una escuela indígena; enfatizar la trayectoria histórica de la formación de profesores; contextualizar la relación entre la educación escolar indígena y la actuación de los profesores no indígenas; reflexionar sobre la necesidad de mayores intervenciones y discusiones dirigidas a cuestiones de diversidad, en los cursos de formación. Ante esta problemática dirigida a los profesores no indígenas buscamos responder a la siguiente indagación: los profesores no indígenas se sienten preparados para enseñar en ambientes culturalmente diferenciados? ¿Poseen conocimientos suficientes sobre diversidad cultural que podrían orientar su práctica? En la búsqueda de respuestas se realizó una entrevista con 03 profesores no indígenas que enseñan en la escuela indígena Parintintín, situada en la Aldea Pupunha, en Humaitá-AM. Se trata de un enfoque cualitativo tanto para guiar la investigación como para analizar los datos, se considera a través de los resultados que los profesores abordados poseen muchos desafíos en relación a su práctica en este contexto, lo que viene desde la falta de estructura adecuada de la escuela, la falta de materiales básicos de auxilio al profesor y alumno, el currículo que no atiende las necesidades de la cultura indígena, y de una formación inicial que no "preparó" suficientemente para la praxis vinculada a la diversidad cultural. This article aims to analyze the challenges faced by non - indigenous teachers who work in an indigenous school; emphasize the historical trajectory of teacher education; to contextualize the relationship between indigenous school education and the work of non-indigenous teachers; to reflect on the need for greater interventions and discussions on diversity issues in training courses. Faced with this problem addressed to non-indigenous teachers, we seek to answer the following question: do non-indigenous teachers feel prepared to teach in culturally differentiated environments? Do you have enough knowledge about cultural diversity that could guide your practice? In the search for answers, an interview was conducted with 03 non-indigenous teachers who teach at the Parintintin indigenous school, located in the Pupunha Village in Humaitá-AM. As a qualitative approach both to guide research and to analyze the data, it is considered through the results that the teachers addressed have many challenges in relation to their practice in this context, which comes from the unstructured adequate school, lack of basic materials to assist the teacher and student, a curriculum that does not meet the needs of the indigenous culture, and an initial formation that did not "prepare" enough for praxis linked to cultural diversity.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/428310.26568/2359-2087.2019.4283EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 86-1072359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283/3096Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Kellyane LisboaNogueira, Eulina Maria LeiteFranco, Zilda Gláucia Elias2020-06-24T21:20:40Zoai:periodicos.unir.br:article/4283Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin Los desafíos vivenciados por los profesores no indígenas em la Escuela Indígena Parintintin Challenges experienced by non-indigenous teachers in the Parintintin Indigenous School |
title |
Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin |
spellingShingle |
Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin Ramos, Kellyane Lisboa Educação Escolar Indígena. Formação de Professores. Parintintin. 370 - Educação Educación Escolar Indígena. Formación de profesores. Parintintin. Indigenous School Education. Teacher training. Parintintin. |
title_short |
Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin |
title_full |
Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin |
title_fullStr |
Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin |
title_full_unstemmed |
Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin |
title_sort |
Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin |
author |
Ramos, Kellyane Lisboa |
author_facet |
Ramos, Kellyane Lisboa Nogueira, Eulina Maria Leite Franco, Zilda Gláucia Elias |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Eulina Maria Leite Franco, Zilda Gláucia Elias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Kellyane Lisboa Nogueira, Eulina Maria Leite Franco, Zilda Gláucia Elias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolar Indígena. Formação de Professores. Parintintin. 370 - Educação Educación Escolar Indígena. Formación de profesores. Parintintin. Indigenous School Education. Teacher training. Parintintin. |
topic |
Educação Escolar Indígena. Formação de Professores. Parintintin. 370 - Educação Educación Escolar Indígena. Formación de profesores. Parintintin. Indigenous School Education. Teacher training. Parintintin. |
description |
Este artigo objetiva analisar os desafios vivenciados pelos professores não indígenas que atuam numa escola indígena; enfatizar a trajetória histórica da formação de professores; contextualizar a relação entre a educação escolar indígena e a atuação dos professores não indígenas; refletir sobre a necessidade de haver maiores intervenções e discussões voltadas para questões de diversidade, nos cursos de formação. Diante desta problemática direcionados aos professores não indígenas buscamos responder a seguinte indagação: os professores não indígenas sentem-se preparados para lecionar em ambientes culturalmente diferenciados? Possuem conhecimentos suficientes sobre diversidade cultural que poderiam orientar sua prática? Na busca por respostas foi realizada uma entrevista com três professores não indígenas que lecionam na escola indígena Parintintin, situada na Aldeia Pupunha, em Humaitá-AM. Tratando-se de uma abordagem qualitativa tanto para nortear a pesquisa como para analisar os dados, considera-se através dos resultados que os professores abordados possuem muitos desafios em relação a sua prática neste contexto, o que vem desde da não estruturada adequada da escola, falta de materiais básicos de auxílio ao professor e aluno, currículo que não atende as necessidades da cultura indígena, e uma formação inicial que não “preparou” suficientemente para práxis vinculados a diversidade cultural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283 10.26568/2359-2087.2019.4283 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.4283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283/3096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 86-107 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i16 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542803664896 |