Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freitas, Sirley Leite, Ninke, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900
Resumo: Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento desta uma das pequisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudo com o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. 
id UNIR-3_34ed081a60a32aa9882a07c1507e4890
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1900
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemáticaMatemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.370Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento desta uma das pequisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudo com o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2016-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/190010.26568/2359-2087.2016.1900EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 70-912359-20872359-208710.26568/educa.v3i6reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900/1694Martins, Maria Cristina do Espírito SantoFreitas, Sirley LeiteNinke, Angélicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-11T19:02:56Zoai:periodicos.unir.br:article/1900Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-01-11T19:02:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
title Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
spellingShingle Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.
370
title_short Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
title_full Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
title_fullStr Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
title_full_unstemmed Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
title_sort Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
author Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
author_facet Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
Freitas, Sirley Leite
Ninke, Angélica
author_role author
author2 Freitas, Sirley Leite
Ninke, Angélica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
Freitas, Sirley Leite
Ninke, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.
370
topic Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.
370
description Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento desta uma das pequisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudo com o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900
10.26568/2359-2087.2016.1900
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2016.1900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900/1694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 70-91
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v3i6
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542036107264