Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freitas, Sirley Leite, Ninke, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
DOI: 10.26568/2359-2087.2016.1900
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900
Resumo: Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento desta uma das pequisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudo com o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. 
id UNIR-3_34ed081a60a32aa9882a07c1507e4890
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1900
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
spelling Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemáticaMatemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.370Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento desta uma das pequisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudo com o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2016-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/190010.26568/2359-2087.2016.1900EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 70-912359-20872359-208710.26568/educa.v3i6reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900/1694Martins, Maria Cristina do Espírito SantoFreitas, Sirley LeiteNinke, Angélicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-11T19:02:56Zoai:periodicos.unir.br:article/1900Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-01-11T19:02:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
title Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
spellingShingle Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.
370
Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.
370
title_short Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
title_full Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
title_fullStr Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
title_full_unstemmed Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
title_sort Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
author Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
author_facet Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
Freitas, Sirley Leite
Ninke, Angélica
Freitas, Sirley Leite
Ninke, Angélica
author_role author
author2 Freitas, Sirley Leite
Ninke, Angélica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Cristina do Espírito Santo
Freitas, Sirley Leite
Ninke, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.
370
topic Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.
370
description Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento desta uma das pequisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudo com o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900
10.26568/2359-2087.2016.1900
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2016.1900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900/1694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 70-91
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v3i6
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1822179490148646912
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26568/2359-2087.2016.1900