Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
DOI: | 10.26568/2359-2087.2016.1900 |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900 |
Resumo: | Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento desta uma das pequisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudo com o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. |
id |
UNIR-3_34ed081a60a32aa9882a07c1507e4890 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1900 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
spelling |
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemáticaMatemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico.370Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento desta uma das pequisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudo com o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2016-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/190010.26568/2359-2087.2016.1900EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 70-912359-20872359-208710.26568/educa.v3i6reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900/1694Martins, Maria Cristina do Espírito SantoFreitas, Sirley LeiteNinke, Angélicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-11T19:02:56Zoai:periodicos.unir.br:article/1900Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-01-11T19:02:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática |
title |
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática |
spellingShingle |
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática Martins, Maria Cristina do Espírito Santo Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico. 370 Martins, Maria Cristina do Espírito Santo Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico. 370 |
title_short |
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática |
title_full |
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática |
title_fullStr |
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática |
title_full_unstemmed |
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática |
title_sort |
Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de matemática |
author |
Martins, Maria Cristina do Espírito Santo |
author_facet |
Martins, Maria Cristina do Espírito Santo Martins, Maria Cristina do Espírito Santo Freitas, Sirley Leite Ninke, Angélica Freitas, Sirley Leite Ninke, Angélica |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Sirley Leite Ninke, Angélica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria Cristina do Espírito Santo Freitas, Sirley Leite Ninke, Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico. 370 |
topic |
Matemática. Metodologias de ensino. Tarefas de sala de aula. Ensino Básico. 370 |
description |
Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento desta uma das pequisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudo com o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900 10.26568/2359-2087.2016.1900 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2016.1900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1900/1694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 70-91 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v3i6 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1822179490148646912 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26568/2359-2087.2016.1900 |