Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944 |
Resumo: | Essa pesquisa tem por objetivo investigar como a interdisciplinaridade emerge no currículo proposto por cursos de formação de professores de Física, de Instituições Públicas, na modalidade a distância. No momento em que entramos no mérito da formação do professor de Física e como essa pode ocorrer de maneira interdisciplinar, percebemos a relevância que esses dois temas se apresentam de forma articulada ao currículo e como esse se constitui. A pesquisa é de cunho qualitativo e documental e ocorreu através da análise de nove Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância. Com a investigação realizada percebemos que em alguns currículos a mesma ainda se mostra como um conceito sem uma significação clara e articulada com outros princípios das organizações curriculares, mas que o conceito interdisciplinar já faz parte de eixos epistemológicos ou estruturantes e princípios organizadores. |
id |
UNIR-3_4300e1d25cb9cb9fd6019a2c85b5a52f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/5944 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distânciaInterdisciplinarity in the pedagogical projects of the licensing courses in distance physicsInterdisciplinaridad en los proyectos pedagógicos de los cursos licenciadores en física a distanciaInterdisciplinaridadeCurrículoFormação de professores.InterdisciplinarityCurriculumTeacher training.InterdisciplinariedadPlan de estudiosFormación de profesores.Essa pesquisa tem por objetivo investigar como a interdisciplinaridade emerge no currículo proposto por cursos de formação de professores de Física, de Instituições Públicas, na modalidade a distância. No momento em que entramos no mérito da formação do professor de Física e como essa pode ocorrer de maneira interdisciplinar, percebemos a relevância que esses dois temas se apresentam de forma articulada ao currículo e como esse se constitui. A pesquisa é de cunho qualitativo e documental e ocorreu através da análise de nove Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância. Com a investigação realizada percebemos que em alguns currículos a mesma ainda se mostra como um conceito sem uma significação clara e articulada com outros princípios das organizações curriculares, mas que o conceito interdisciplinar já faz parte de eixos epistemológicos ou estruturantes e princípios organizadores.Esta investigación tiene como objetivo indagar cómo surge la interdisciplinariedad en el currículo propuesto por los cursos de formación para profesores de física, de instituciones públicas, en la modalidad a distancia. En el momento en que entramos en el mérito de la formación del docente de Física y cómo puede ocurrir de manera interdisciplinar, nos damos cuenta de la relevancia que estos dos temas se presentan de manera articulada al currículo y cómo se constituye. La investigación es de carácter cualitativo y documental y se dio a través del análisis de nueve Proyectos Pedagógicos de la Licenciatura en Física en la modalidad a distancia. Con la investigación realizada nos dimos cuenta que en algunos currículos aún se muestra como un concepto sin un significado claro y articulado con otros principios de organizaciones curriculares, pero que el concepto interdisciplinario ya forma parte de ejes epistemológicos o estructurantes y principios organizativosThis research aims to investigate how interdisciplinarity emerges in the curriculum proposed by training courses for physics teachers, from public institutions, in the distance modality. The moment we enter into the merit of the formation of the Physics teacher and how it can occur in an interdisciplinary way, we realize the relevance that these two themes are presented in an articulated way to the curriculum and how it is constituted. The research is of a qualitative and documentary nature and occurred through the analysis of nine Pedagogical Projects of the Physics Degree Course in the distance modality. With the research carried out we realized that in some curricula it still shows itself as a concept without a clear meaning and articulated with other principles of curricular organizations, but that the interdisciplinary concept is already part of epistemological or structuring axes and organizing principles.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/594410.26568/2359-2087.2021.5944EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-162359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944/4140Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHauschild, Mailin ElisabethAraujo, Rafaele Rodrigues de2022-01-02T22:26:11Zoai:periodicos.unir.br:article/5944Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância Interdisciplinarity in the pedagogical projects of the licensing courses in distance physics Interdisciplinaridad en los proyectos pedagógicos de los cursos licenciadores en física a distancia |
title |
Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância Hauschild, Mailin Elisabeth Interdisciplinaridade Currículo Formação de professores. Interdisciplinarity Curriculum Teacher training. Interdisciplinariedad Plan de estudios Formación de profesores. |
title_short |
Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância |
title_full |
Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância |
title_sort |
Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância |
author |
Hauschild, Mailin Elisabeth |
author_facet |
Hauschild, Mailin Elisabeth Araujo, Rafaele Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Rafaele Rodrigues de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hauschild, Mailin Elisabeth Araujo, Rafaele Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Currículo Formação de professores. Interdisciplinarity Curriculum Teacher training. Interdisciplinariedad Plan de estudios Formación de profesores. |
topic |
Interdisciplinaridade Currículo Formação de professores. Interdisciplinarity Curriculum Teacher training. Interdisciplinariedad Plan de estudios Formación de profesores. |
description |
Essa pesquisa tem por objetivo investigar como a interdisciplinaridade emerge no currículo proposto por cursos de formação de professores de Física, de Instituições Públicas, na modalidade a distância. No momento em que entramos no mérito da formação do professor de Física e como essa pode ocorrer de maneira interdisciplinar, percebemos a relevância que esses dois temas se apresentam de forma articulada ao currículo e como esse se constitui. A pesquisa é de cunho qualitativo e documental e ocorreu através da análise de nove Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância. Com a investigação realizada percebemos que em alguns currículos a mesma ainda se mostra como um conceito sem uma significação clara e articulada com outros princípios das organizações curriculares, mas que o conceito interdisciplinar já faz parte de eixos epistemológicos ou estruturantes e princípios organizadores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944 10.26568/2359-2087.2021.5944 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2021.5944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944/4140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-16 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v8i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543433859072 |