Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Francisco Cláudio Costa de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Francisca Genifer Andrade de, Fialho, Lia Machado Fiuza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064
Resumo: O artigo trata acerca da utilização das tecnologias digitais nas aulas de Geografia. Objetivou-se compreender as experiências de professores do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Fortaleza, no Estado do Ceará, em relação ao uso de tecnologias móveis na disciplina de Geografia. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante questionários aplicados junto a nove professores dessa disciplina em duas escolas públicas. Os dados coletados foram averiguados mediante análise de conteúdo, que facultou a formulação de três categorias para a discussão dos resultados: 1) didática e postura docente; 2) interações docentes com as tecnologias móveis; e 3) (im)possibilidades de inovação tecnológica no ensino de Geografia. Averiguou-se a predominância do ensino tradicional, sendo o livro didático o material basilar, implicando em práticas centradas na exposição e na oralidade do professor, e insuficiência de recursos que viabilizem a aula mediada por artefatos tecnológicos. A carência de infraestrutura somada ao desconhecimento docente acerca das possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas no ensino de Geografia e a ausência de formação profissional continuada, dificultam o ensino de Geografia mediado com o uso das tecnologias.
id UNIR-3_454fa2e8d5588383e2dce112407723d5
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5064
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médioUso de tecnologías en clases de geografía en la escuela secundariaUse of technologies in geography classes in high school inEnsino de Geografia. Tecnologia móvel. Ensino Médio.educaçãoGeography teaching. Mobile technology. High school.Enseñanza de la Geografía. Tecnología móvil. Escuela secundaria.O artigo trata acerca da utilização das tecnologias digitais nas aulas de Geografia. Objetivou-se compreender as experiências de professores do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Fortaleza, no Estado do Ceará, em relação ao uso de tecnologias móveis na disciplina de Geografia. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante questionários aplicados junto a nove professores dessa disciplina em duas escolas públicas. Os dados coletados foram averiguados mediante análise de conteúdo, que facultou a formulação de três categorias para a discussão dos resultados: 1) didática e postura docente; 2) interações docentes com as tecnologias móveis; e 3) (im)possibilidades de inovação tecnológica no ensino de Geografia. Averiguou-se a predominância do ensino tradicional, sendo o livro didático o material basilar, implicando em práticas centradas na exposição e na oralidade do professor, e insuficiência de recursos que viabilizem a aula mediada por artefatos tecnológicos. A carência de infraestrutura somada ao desconhecimento docente acerca das possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas no ensino de Geografia e a ausência de formação profissional continuada, dificultam o ensino de Geografia mediado com o uso das tecnologias.The article deals with the use of digital technologies in Geography classes. The objective was to understand the experiences of high school teachers from state public schools in Fortaleza, in the state of Ceará, in relation to the use of mobile technologies in the discipline of Geography. The research, qualitative of the case study type, was carried out through questionnaires applied to nine teachers of this discipline in two public schools. The collected data were investigated through content analysis, which provided the formulation of three categories for the discussion of the results: 1) didactic and teaching attitude; 2) teaching interactions with mobile technologies; and 3) (im)possibilities of technological innovation in the teaching of Geography. The predominance of traditional teaching was verified, the book being the basic material, implying practices centered on the exposition and on the teacher's orality, and insufficient resources to make the class mediated by technological artifacts. The lack of infrastructure coupled with the lack of teaching staff about the possibilities of using technological tools in the teaching of Geography and the absence of continuing professional training, make it difficult to teach Geography mediated with the use of technologies.El artículo trata sobre el uso de tecnologías digitales en las clases de Geografía. El objetivo era comprender las experiencias de los docentes de educación secundaria de las escuelas públicas estatales en Fortaleza, en el estado de Ceará, en relación con el uso de tecnologías móviles en la disciplina de Geografía. La investigación, cualitativa del tipo de estudio de caso, se realizó a través de cuestionarios aplicados a nueve docentes de esta disciplina en dos escuelas públicas. Los datos recopilados se investigaron a través del análisis de contenido, que proporcionó la formulación de tres categorías para la discusión de los resultados: 1) actitud didáctica y docente; 2) enseñanza de interacciones con tecnologías móviles; y 3) (im)posibilidades de innovación tecnológica en la enseñanza de la Geografía. Se verificó el predominio de la enseñanza tradicional, siendo el libro el material básico, lo que implica prácticas centradas en la exposición y la oralidad del maestro, y recursos insuficientes para permitir la clase mediada por artefactos tecnológicos. La falta de infraestructura, de maestros capacitados sobre las posibilidades de usar herramientas tecnológicas en la enseñanza de Geografía y de capacitación profesional continua dificultan la enseñanza de Geografía mediada con el uso de tecnologías.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/506410.26568/2359-2087.2020.5064EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 653-6712359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064/3538Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Francisco Cláudio Costa deSousa, Francisca Genifer Andrade deFialho, Lia Machado Fiuza2021-01-07T02:10:07Zoai:periodicos.unir.br:article/5064Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:07Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
Uso de tecnologías en clases de geografía en la escuela secundaria
Use of technologies in geography classes in high school in
title Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
spellingShingle Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
Freitas, Francisco Cláudio Costa de
Ensino de Geografia. Tecnologia móvel. Ensino Médio.
educação
Geography teaching. Mobile technology. High school.
Enseñanza de la Geografía. Tecnología móvil. Escuela secundaria.
title_short Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
title_full Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
title_fullStr Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
title_full_unstemmed Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
title_sort Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
author Freitas, Francisco Cláudio Costa de
author_facet Freitas, Francisco Cláudio Costa de
Sousa, Francisca Genifer Andrade de
Fialho, Lia Machado Fiuza
author_role author
author2 Sousa, Francisca Genifer Andrade de
Fialho, Lia Machado Fiuza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Francisco Cláudio Costa de
Sousa, Francisca Genifer Andrade de
Fialho, Lia Machado Fiuza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia. Tecnologia móvel. Ensino Médio.
educação
Geography teaching. Mobile technology. High school.
Enseñanza de la Geografía. Tecnología móvil. Escuela secundaria.
topic Ensino de Geografia. Tecnologia móvel. Ensino Médio.
educação
Geography teaching. Mobile technology. High school.
Enseñanza de la Geografía. Tecnología móvil. Escuela secundaria.
description O artigo trata acerca da utilização das tecnologias digitais nas aulas de Geografia. Objetivou-se compreender as experiências de professores do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Fortaleza, no Estado do Ceará, em relação ao uso de tecnologias móveis na disciplina de Geografia. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante questionários aplicados junto a nove professores dessa disciplina em duas escolas públicas. Os dados coletados foram averiguados mediante análise de conteúdo, que facultou a formulação de três categorias para a discussão dos resultados: 1) didática e postura docente; 2) interações docentes com as tecnologias móveis; e 3) (im)possibilidades de inovação tecnológica no ensino de Geografia. Averiguou-se a predominância do ensino tradicional, sendo o livro didático o material basilar, implicando em práticas centradas na exposição e na oralidade do professor, e insuficiência de recursos que viabilizem a aula mediada por artefatos tecnológicos. A carência de infraestrutura somada ao desconhecimento docente acerca das possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas no ensino de Geografia e a ausência de formação profissional continuada, dificultam o ensino de Geografia mediado com o uso das tecnologias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064
10.26568/2359-2087.2020.5064
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.5064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064/3538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 653-671
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543361507328