Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064 |
Resumo: | O artigo trata acerca da utilização das tecnologias digitais nas aulas de Geografia. Objetivou-se compreender as experiências de professores do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Fortaleza, no Estado do Ceará, em relação ao uso de tecnologias móveis na disciplina de Geografia. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante questionários aplicados junto a nove professores dessa disciplina em duas escolas públicas. Os dados coletados foram averiguados mediante análise de conteúdo, que facultou a formulação de três categorias para a discussão dos resultados: 1) didática e postura docente; 2) interações docentes com as tecnologias móveis; e 3) (im)possibilidades de inovação tecnológica no ensino de Geografia. Averiguou-se a predominância do ensino tradicional, sendo o livro didático o material basilar, implicando em práticas centradas na exposição e na oralidade do professor, e insuficiência de recursos que viabilizem a aula mediada por artefatos tecnológicos. A carência de infraestrutura somada ao desconhecimento docente acerca das possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas no ensino de Geografia e a ausência de formação profissional continuada, dificultam o ensino de Geografia mediado com o uso das tecnologias. |
id |
UNIR-3_454fa2e8d5588383e2dce112407723d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/5064 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médioUso de tecnologías en clases de geografía en la escuela secundariaUse of technologies in geography classes in high school inEnsino de Geografia. Tecnologia móvel. Ensino Médio.educaçãoGeography teaching. Mobile technology. High school.Enseñanza de la Geografía. Tecnología móvil. Escuela secundaria.O artigo trata acerca da utilização das tecnologias digitais nas aulas de Geografia. Objetivou-se compreender as experiências de professores do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Fortaleza, no Estado do Ceará, em relação ao uso de tecnologias móveis na disciplina de Geografia. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante questionários aplicados junto a nove professores dessa disciplina em duas escolas públicas. Os dados coletados foram averiguados mediante análise de conteúdo, que facultou a formulação de três categorias para a discussão dos resultados: 1) didática e postura docente; 2) interações docentes com as tecnologias móveis; e 3) (im)possibilidades de inovação tecnológica no ensino de Geografia. Averiguou-se a predominância do ensino tradicional, sendo o livro didático o material basilar, implicando em práticas centradas na exposição e na oralidade do professor, e insuficiência de recursos que viabilizem a aula mediada por artefatos tecnológicos. A carência de infraestrutura somada ao desconhecimento docente acerca das possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas no ensino de Geografia e a ausência de formação profissional continuada, dificultam o ensino de Geografia mediado com o uso das tecnologias.The article deals with the use of digital technologies in Geography classes. The objective was to understand the experiences of high school teachers from state public schools in Fortaleza, in the state of Ceará, in relation to the use of mobile technologies in the discipline of Geography. The research, qualitative of the case study type, was carried out through questionnaires applied to nine teachers of this discipline in two public schools. The collected data were investigated through content analysis, which provided the formulation of three categories for the discussion of the results: 1) didactic and teaching attitude; 2) teaching interactions with mobile technologies; and 3) (im)possibilities of technological innovation in the teaching of Geography. The predominance of traditional teaching was verified, the book being the basic material, implying practices centered on the exposition and on the teacher's orality, and insufficient resources to make the class mediated by technological artifacts. The lack of infrastructure coupled with the lack of teaching staff about the possibilities of using technological tools in the teaching of Geography and the absence of continuing professional training, make it difficult to teach Geography mediated with the use of technologies.El artículo trata sobre el uso de tecnologías digitales en las clases de Geografía. El objetivo era comprender las experiencias de los docentes de educación secundaria de las escuelas públicas estatales en Fortaleza, en el estado de Ceará, en relación con el uso de tecnologías móviles en la disciplina de Geografía. La investigación, cualitativa del tipo de estudio de caso, se realizó a través de cuestionarios aplicados a nueve docentes de esta disciplina en dos escuelas públicas. Los datos recopilados se investigaron a través del análisis de contenido, que proporcionó la formulación de tres categorías para la discusión de los resultados: 1) actitud didáctica y docente; 2) enseñanza de interacciones con tecnologías móviles; y 3) (im)posibilidades de innovación tecnológica en la enseñanza de la Geografía. Se verificó el predominio de la enseñanza tradicional, siendo el libro el material básico, lo que implica prácticas centradas en la exposición y la oralidad del maestro, y recursos insuficientes para permitir la clase mediada por artefactos tecnológicos. La falta de infraestructura, de maestros capacitados sobre las posibilidades de usar herramientas tecnológicas en la enseñanza de Geografía y de capacitación profesional continua dificultan la enseñanza de Geografía mediada con el uso de tecnologías.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/506410.26568/2359-2087.2020.5064EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 653-6712359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064/3538Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Francisco Cláudio Costa deSousa, Francisca Genifer Andrade deFialho, Lia Machado Fiuza2021-01-07T02:10:07Zoai:periodicos.unir.br:article/5064Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:07Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio Uso de tecnologías en clases de geografía en la escuela secundaria Use of technologies in geography classes in high school in |
title |
Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio |
spellingShingle |
Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio Freitas, Francisco Cláudio Costa de Ensino de Geografia. Tecnologia móvel. Ensino Médio. educação Geography teaching. Mobile technology. High school. Enseñanza de la Geografía. Tecnología móvil. Escuela secundaria. |
title_short |
Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio |
title_full |
Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio |
title_fullStr |
Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio |
title_sort |
Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio |
author |
Freitas, Francisco Cláudio Costa de |
author_facet |
Freitas, Francisco Cláudio Costa de Sousa, Francisca Genifer Andrade de Fialho, Lia Machado Fiuza |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Francisca Genifer Andrade de Fialho, Lia Machado Fiuza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Francisco Cláudio Costa de Sousa, Francisca Genifer Andrade de Fialho, Lia Machado Fiuza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia. Tecnologia móvel. Ensino Médio. educação Geography teaching. Mobile technology. High school. Enseñanza de la Geografía. Tecnología móvil. Escuela secundaria. |
topic |
Ensino de Geografia. Tecnologia móvel. Ensino Médio. educação Geography teaching. Mobile technology. High school. Enseñanza de la Geografía. Tecnología móvil. Escuela secundaria. |
description |
O artigo trata acerca da utilização das tecnologias digitais nas aulas de Geografia. Objetivou-se compreender as experiências de professores do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Fortaleza, no Estado do Ceará, em relação ao uso de tecnologias móveis na disciplina de Geografia. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante questionários aplicados junto a nove professores dessa disciplina em duas escolas públicas. Os dados coletados foram averiguados mediante análise de conteúdo, que facultou a formulação de três categorias para a discussão dos resultados: 1) didática e postura docente; 2) interações docentes com as tecnologias móveis; e 3) (im)possibilidades de inovação tecnológica no ensino de Geografia. Averiguou-se a predominância do ensino tradicional, sendo o livro didático o material basilar, implicando em práticas centradas na exposição e na oralidade do professor, e insuficiência de recursos que viabilizem a aula mediada por artefatos tecnológicos. A carência de infraestrutura somada ao desconhecimento docente acerca das possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas no ensino de Geografia e a ausência de formação profissional continuada, dificultam o ensino de Geografia mediado com o uso das tecnologias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064 10.26568/2359-2087.2020.5064 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.5064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064/3538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 653-671 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543361507328 |