Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899 |
Resumo: | Objetivou-se problematizar inquietações de educadoras/es da Educação infantil a respeito da diversidade sexual e de gênero. Utilizou-se de um processo reflexivo desencadeado por discussões com esses sujeitos subsidiados pelo referencial teórico acerca de currículo, sexualidade e gênero na escola. Outra fonte provém de uma atividade realizada no ano de 2009 em um encontro de formação continuada para profissionais da Educação Infantil de Uberlândia/MG. Estratégias como a análise de filme, a caixa de dúvidas, roda de conversas, entre outras permitiram comprovar que a temática é uma necessidade manifesta e a formação inicial e continuada deve abrangê-la como parte de um processo social, histórico e cultural. |
id |
UNIR-3_6841a50cb9f1e464cb9221a0577881c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3899 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação InfantilSaberes escolares, diversidad sexual y género en la Educación InfantilKnowledge school, sexual diversity and gender in early Childhood EducationInfância. Sexualidades. Práticas curriculares.Educçaãodiversidade sexual e de gêneroInfancia. Sexualidades. Prácticas curriculares.Childhood. Sexualities. Curriculum practices.Objetivou-se problematizar inquietações de educadoras/es da Educação infantil a respeito da diversidade sexual e de gênero. Utilizou-se de um processo reflexivo desencadeado por discussões com esses sujeitos subsidiados pelo referencial teórico acerca de currículo, sexualidade e gênero na escola. Outra fonte provém de uma atividade realizada no ano de 2009 em um encontro de formação continuada para profissionais da Educação Infantil de Uberlândia/MG. Estratégias como a análise de filme, a caixa de dúvidas, roda de conversas, entre outras permitiram comprovar que a temática é uma necessidade manifesta e a formação inicial e continuada deve abrangê-la como parte de um processo social, histórico e cultural.We aim to discuss concerns of educators of child education on sexual and gender diversity. It was used a reflexive process triggered by discussions with these subjects subsidized by the theoretical reference about curriculum, sexuality and gender in the school. Another source comes from an activity carried out in 2009 at a continuing training meeting for professionals of Early Childhood Education in Uberlândia/MG. Strategies such as film analysis, the questions box, wheel conversations among others allowed to prove that the subject is a clear need and the initial and continuous training should cover it as part of a social process, historical and cultural. Se objetivó problematizar inquietudes de educadoras/es de la Educación infantil acerca de la diversidad sexual y de género. Se utilizó de un proceso reflexivo desencadenado por discusiones con esos sujetos subsidiados por el referencial teórico acerca de currículo, la sexualidad y el género en la escuela. Otra fuente proviene de una actividad realizada en el año 2009 en un encuentro de formación continuada para profesionales de la Educación Infantil de Uberlândia/MG. Las estrategias como el análisis de películas, la caja de dudas, la rueda de conversaciones, entre otras han permitido comprobar que la temática es una necesidad manifiesta y la formación inicial y continuada debe abarcarla como parte de un proceso social, histórico y cultural.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/389910.26568/2359-2087.2019.3899EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 134-1542359-20872359-208710.26568/educa.v6i15reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899/2923Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Neil2019-09-15T18:28:17Zoai:periodicos.unir.br:article/3899Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-09-15T18:28:17Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil Saberes escolares, diversidad sexual y género en la Educación Infantil Knowledge school, sexual diversity and gender in early Childhood Education |
title |
Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil |
spellingShingle |
Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil Franco, Neil Infância. Sexualidades. Práticas curriculares. Educçaão diversidade sexual e de gênero Infancia. Sexualidades. Prácticas curriculares. Childhood. Sexualities. Curriculum practices. |
title_short |
Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil |
title_full |
Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil |
title_fullStr |
Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil |
title_sort |
Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil |
author |
Franco, Neil |
author_facet |
Franco, Neil |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Neil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância. Sexualidades. Práticas curriculares. Educçaão diversidade sexual e de gênero Infancia. Sexualidades. Prácticas curriculares. Childhood. Sexualities. Curriculum practices. |
topic |
Infância. Sexualidades. Práticas curriculares. Educçaão diversidade sexual e de gênero Infancia. Sexualidades. Prácticas curriculares. Childhood. Sexualities. Curriculum practices. |
description |
Objetivou-se problematizar inquietações de educadoras/es da Educação infantil a respeito da diversidade sexual e de gênero. Utilizou-se de um processo reflexivo desencadeado por discussões com esses sujeitos subsidiados pelo referencial teórico acerca de currículo, sexualidade e gênero na escola. Outra fonte provém de uma atividade realizada no ano de 2009 em um encontro de formação continuada para profissionais da Educação Infantil de Uberlândia/MG. Estratégias como a análise de filme, a caixa de dúvidas, roda de conversas, entre outras permitiram comprovar que a temática é uma necessidade manifesta e a formação inicial e continuada deve abrangê-la como parte de um processo social, histórico e cultural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899 10.26568/2359-2087.2019.3899 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899/2923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 134-154 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i15 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542725021696 |