The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cid, Marília Pisco Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4278
Resumo: O ensino das ciências e o ensino do português podem ser articulados sobretudo quando falamos dos primeiros anos de escolaridade, onde encontramos o regime de monodocência. Este estudo foi realizado numa turma do 1.º ciclo e o objetivo foi aliar o ensino das ciências e o ensino do português através de uma obra de literatura infantil que apontava para a temática da educação alimentar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, mas dada a intervenção efetuada partilhou características de uma investigação-ação. Os resultados apontam para um trabalho muito positivo na articulação entre o ensino das ciências e o ensino do português, pois possibilitou aos alunos a mobilização de conhecimentos e linguagens destas áreas em simultâneo.
id UNIR-3_a7635729ce247dfd7c2e78fcf069ada9
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4278
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education classEnseñanza de las ciencias y enseñanza del portugués: un estudio en un curso de educación primariaEnsino das ciências e ensino do português: um estudo numa turma do 1.º cicloEnsino das ciências. Ensino do português. Articulação curricular. Educação alimentar. Literatura infantil.Enseñanza de las ciências. Enseñanza del português. Articulación curricular. Educación alimentaria. Literatura infantil.Teaching of science. Teaching of Portuguese. Curriculum articulation. Food education. Children's literature.O ensino das ciências e o ensino do português podem ser articulados sobretudo quando falamos dos primeiros anos de escolaridade, onde encontramos o regime de monodocência. Este estudo foi realizado numa turma do 1.º ciclo e o objetivo foi aliar o ensino das ciências e o ensino do português através de uma obra de literatura infantil que apontava para a temática da educação alimentar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, mas dada a intervenção efetuada partilhou características de uma investigação-ação. Os resultados apontam para um trabalho muito positivo na articulação entre o ensino das ciências e o ensino do português, pois possibilitou aos alunos a mobilização de conhecimentos e linguagens destas áreas em simultâneo.La enseñanza de las ciencias y la enseñanza del portugués pueden ser enseñandos conuntamente cuando hablamos de los primeros años de escolaridad, donde encontramos un régimen de monodocencia. Este estudio fue realizado en un curso de educación primaria y el objetivo fue aunar la enseñanza de las ciencias y la enseñanza del portugués a partir de una obra de literatura infantil, cuya temática estaba relacionada con la educación alimentaria. La metodología utilizada fue el estudio de caso, si bien la intervención efectuada está relacionada con características propias de una investigación-acción. Los resultados apuntan a que se trató de un trabajo positivo en relación a la enseñanza de las ciencias y la enseñanza del portugués, ya que permitió a los estudiantes movilizar conocimientos y lenguajes de estas áreas de forma simultánea.The teaching of science and the teaching of Portuguese can be articulated, especially as to what regards the first years of schooling, where mono-teaching prevails. This study was carried out with a primary education class and the objective was to combine the teaching of science and the teaching of Portuguese through a children's book that pointed to the topic of food education. The methodology used was case study. Given the intervention performed, however, features of the action research methodology were also included. The results point to a very positive work in the articulation between the teaching of science and the teaching of Portuguese, as it enabled students to mobilise knowledge and languages from both fields simultaneously.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/427810.26568/2359-2087.2019.4278EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 208-2262359-20872359-208710.26568/educa.v6i15reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRenghttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4278/2927Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de PaivaCid, Marília Pisco Castro2019-09-15T18:28:17Zoai:periodicos.unir.br:article/4278Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-09-15T18:28:17Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class
Enseñanza de las ciencias y enseñanza del portugués: un estudio en un curso de educación primaria
Ensino das ciências e ensino do português: um estudo numa turma do 1.º ciclo
title The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class
spellingShingle The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class
Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
Ensino das ciências. Ensino do português. Articulação curricular. Educação alimentar. Literatura infantil.
Enseñanza de las ciências
. Enseñanza del português. Articulación curricular. Educación alimentaria. Literatura infantil.
Teaching of science. Teaching of Portuguese. Curriculum articulation. Food education. Children's literature.
title_short The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class
title_full The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class
title_fullStr The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class
title_full_unstemmed The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class
title_sort The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class
author Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
author_facet Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
Cid, Marília Pisco Castro
author_role author
author2 Cid, Marília Pisco Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
Cid, Marília Pisco Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências. Ensino do português. Articulação curricular. Educação alimentar. Literatura infantil.
Enseñanza de las ciências
. Enseñanza del português. Articulación curricular. Educación alimentaria. Literatura infantil.
Teaching of science. Teaching of Portuguese. Curriculum articulation. Food education. Children's literature.
topic Ensino das ciências. Ensino do português. Articulação curricular. Educação alimentar. Literatura infantil.
Enseñanza de las ciências
. Enseñanza del português. Articulación curricular. Educación alimentaria. Literatura infantil.
Teaching of science. Teaching of Portuguese. Curriculum articulation. Food education. Children's literature.
description O ensino das ciências e o ensino do português podem ser articulados sobretudo quando falamos dos primeiros anos de escolaridade, onde encontramos o regime de monodocência. Este estudo foi realizado numa turma do 1.º ciclo e o objetivo foi aliar o ensino das ciências e o ensino do português através de uma obra de literatura infantil que apontava para a temática da educação alimentar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, mas dada a intervenção efetuada partilhou características de uma investigação-ação. Os resultados apontam para um trabalho muito positivo na articulação entre o ensino das ciências e o ensino do português, pois possibilitou aos alunos a mobilização de conhecimentos e linguagens destas áreas em simultâneo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4278
10.26568/2359-2087.2019.4278
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4278
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.4278
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4278/2927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 208-226
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i15
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542800519168