The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4278 |
Resumo: | O ensino das ciências e o ensino do português podem ser articulados sobretudo quando falamos dos primeiros anos de escolaridade, onde encontramos o regime de monodocência. Este estudo foi realizado numa turma do 1.º ciclo e o objetivo foi aliar o ensino das ciências e o ensino do português através de uma obra de literatura infantil que apontava para a temática da educação alimentar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, mas dada a intervenção efetuada partilhou características de uma investigação-ação. Os resultados apontam para um trabalho muito positivo na articulação entre o ensino das ciências e o ensino do português, pois possibilitou aos alunos a mobilização de conhecimentos e linguagens destas áreas em simultâneo. |
id |
UNIR-3_a7635729ce247dfd7c2e78fcf069ada9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4278 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education classEnseñanza de las ciencias y enseñanza del portugués: un estudio en un curso de educación primariaEnsino das ciências e ensino do português: um estudo numa turma do 1.º cicloEnsino das ciências. Ensino do português. Articulação curricular. Educação alimentar. Literatura infantil.Enseñanza de las ciências. Enseñanza del português. Articulación curricular. Educación alimentaria. Literatura infantil.Teaching of science. Teaching of Portuguese. Curriculum articulation. Food education. Children's literature.O ensino das ciências e o ensino do português podem ser articulados sobretudo quando falamos dos primeiros anos de escolaridade, onde encontramos o regime de monodocência. Este estudo foi realizado numa turma do 1.º ciclo e o objetivo foi aliar o ensino das ciências e o ensino do português através de uma obra de literatura infantil que apontava para a temática da educação alimentar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, mas dada a intervenção efetuada partilhou características de uma investigação-ação. Os resultados apontam para um trabalho muito positivo na articulação entre o ensino das ciências e o ensino do português, pois possibilitou aos alunos a mobilização de conhecimentos e linguagens destas áreas em simultâneo.La enseñanza de las ciencias y la enseñanza del portugués pueden ser enseñandos conuntamente cuando hablamos de los primeros años de escolaridad, donde encontramos un régimen de monodocencia. Este estudio fue realizado en un curso de educación primaria y el objetivo fue aunar la enseñanza de las ciencias y la enseñanza del portugués a partir de una obra de literatura infantil, cuya temática estaba relacionada con la educación alimentaria. La metodología utilizada fue el estudio de caso, si bien la intervención efectuada está relacionada con características propias de una investigación-acción. Los resultados apuntan a que se trató de un trabajo positivo en relación a la enseñanza de las ciencias y la enseñanza del portugués, ya que permitió a los estudiantes movilizar conocimientos y lenguajes de estas áreas de forma simultánea.The teaching of science and the teaching of Portuguese can be articulated, especially as to what regards the first years of schooling, where mono-teaching prevails. This study was carried out with a primary education class and the objective was to combine the teaching of science and the teaching of Portuguese through a children's book that pointed to the topic of food education. The methodology used was case study. Given the intervention performed, however, features of the action research methodology were also included. The results point to a very positive work in the articulation between the teaching of science and the teaching of Portuguese, as it enabled students to mobilise knowledge and languages from both fields simultaneously.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/427810.26568/2359-2087.2019.4278EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 208-2262359-20872359-208710.26568/educa.v6i15reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRenghttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4278/2927Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de PaivaCid, Marília Pisco Castro2019-09-15T18:28:17Zoai:periodicos.unir.br:article/4278Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-09-15T18:28:17Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class Enseñanza de las ciencias y enseñanza del portugués: un estudio en un curso de educación primaria Ensino das ciências e ensino do português: um estudo numa turma do 1.º ciclo |
title |
The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class |
spellingShingle |
The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Ensino das ciências. Ensino do português. Articulação curricular. Educação alimentar. Literatura infantil. Enseñanza de las ciências . Enseñanza del português. Articulación curricular. Educación alimentaria. Literatura infantil. Teaching of science. Teaching of Portuguese. Curriculum articulation. Food education. Children's literature. |
title_short |
The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class |
title_full |
The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class |
title_fullStr |
The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class |
title_full_unstemmed |
The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class |
title_sort |
The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class |
author |
Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva |
author_facet |
Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Cid, Marília Pisco Castro |
author_role |
author |
author2 |
Cid, Marília Pisco Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Cid, Marília Pisco Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências. Ensino do português. Articulação curricular. Educação alimentar. Literatura infantil. Enseñanza de las ciências . Enseñanza del português. Articulación curricular. Educación alimentaria. Literatura infantil. Teaching of science. Teaching of Portuguese. Curriculum articulation. Food education. Children's literature. |
topic |
Ensino das ciências. Ensino do português. Articulação curricular. Educação alimentar. Literatura infantil. Enseñanza de las ciências . Enseñanza del português. Articulación curricular. Educación alimentaria. Literatura infantil. Teaching of science. Teaching of Portuguese. Curriculum articulation. Food education. Children's literature. |
description |
O ensino das ciências e o ensino do português podem ser articulados sobretudo quando falamos dos primeiros anos de escolaridade, onde encontramos o regime de monodocência. Este estudo foi realizado numa turma do 1.º ciclo e o objetivo foi aliar o ensino das ciências e o ensino do português através de uma obra de literatura infantil que apontava para a temática da educação alimentar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, mas dada a intervenção efetuada partilhou características de uma investigação-ação. Os resultados apontam para um trabalho muito positivo na articulação entre o ensino das ciências e o ensino do português, pois possibilitou aos alunos a mobilização de conhecimentos e linguagens destas áreas em simultâneo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4278 10.26568/2359-2087.2019.4278 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4278 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.4278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4278/2927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 208-226 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i15 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542800519168 |