Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003 |
Resumo: | Esse estudo trata de pesquisa que teve como objetivo identificar as representações de "bom professor" por estudantes de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás. Optou-se na abordagem pela teoria das representações sociais de Moscovici e Abric através de redes semânticas naturais. Os dados foram coletados por meio de evocações livres. Participaram 220 estudantes de 6 cursos de licenciatura. Sete palavras definiram o núcleo central das representações: compreensivo, educado, atencioso, paciente, inteligente, comprometido e dedicado. Foram analisados resultados relacionados ao gênero, idade e nível acadêmico, porém diferenças significativas foram encontradas somente quanto ao nível acadêmico. Verificou-se homogeneidade nas representações de todos os cursos quanto à competência profissional e as qualidades humanas requeridas do professor. As representações estão permeadas de ideias ligadas ao senso comum. |
id |
UNIR-3_a763e4b00e7c904d5e9301e95e237b18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4003 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students ThinkRepresentaciones sociales de "buen profesor": lo que piensan los estudiantes de licenciaturaRepresentações sociais de "bom professor": o que pensam os estudantes de licenciaturaSocial Representations. Teacher. Professional. Competence.Representaciones sociales. Profesor. Competencia Profesional.Representações Sociais. Professor. Competência Profissional.Esse estudo trata de pesquisa que teve como objetivo identificar as representações de "bom professor" por estudantes de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás. Optou-se na abordagem pela teoria das representações sociais de Moscovici e Abric através de redes semânticas naturais. Os dados foram coletados por meio de evocações livres. Participaram 220 estudantes de 6 cursos de licenciatura. Sete palavras definiram o núcleo central das representações: compreensivo, educado, atencioso, paciente, inteligente, comprometido e dedicado. Foram analisados resultados relacionados ao gênero, idade e nível acadêmico, porém diferenças significativas foram encontradas somente quanto ao nível acadêmico. Verificou-se homogeneidade nas representações de todos os cursos quanto à competência profissional e as qualidades humanas requeridas do professor. As representações estão permeadas de ideias ligadas ao senso comum.The aim of this study was to identify the representations of “good teacher” by undergraduate students of the State University of Goiás. The approach used in this work was the theory of social representations of Moscovici and Abric through natural semantic networks. The data were collected through free evocations and 220 students, of 6 undergraduate courses, have participated. Seven words defined the central core of representations: comprehensive, educated, attentive, patient, intelligent, committed and dedicated. Results related to gender, age and academic level were analyzed, but significant differences were found only in the academic level. There was homogeneity in the representations of all courses in relation to the professional skills and the human qualities required of the teacher. The representations are permeated with ideas linked to common sense.Este estudio trata de una investigación que tuvo como objetivo identificar las representaciones del "buen profesor" por estudiantes de licenciatura de la Universidad Estatal de Goiás. Se optó en el abordaje por la teoría de las representaciones sociales de Moscovici y Abric a través de redes semánticas naturales. Los datos fueron recolectados por medio de evocaciones libres. Participaron 220 estudiantes de 6 cursos de licenciatura. Siete palabras definieron el núcleo central de las representaciones: comprensivo, educado, atento, paciente, inteligente, comprometido y dedicado. Se analizaron resultados relacionados al género, edad y nivel académico, pero diferencias significativas se encontraron solamente en cuanto al nivel académico. Se verificó homogeneidad en las representaciones de todos los cursos en cuanto a la competencia profesional y a las cualidades humanas requeridas del profesor. Las representaciones están impregnadas de ideas ligadas al sentido común.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/400310.26568/2359-2087.2019.4003EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 5-262359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003/3092Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBessa, SôniaCastro, Elton Anderson dos santosRodrigues, Jadir Gonçalves2020-06-24T21:20:39Zoai:periodicos.unir.br:article/4003Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:39Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think Representaciones sociales de "buen profesor": lo que piensan los estudiantes de licenciatura Representações sociais de "bom professor": o que pensam os estudantes de licenciatura |
title |
Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think |
spellingShingle |
Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think Bessa, Sônia Social Representations. Teacher. Professional. Competence. Representaciones sociales. Profesor. Competencia Profesional. Representações Sociais. Professor. Competência Profissional. |
title_short |
Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think |
title_full |
Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think |
title_fullStr |
Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think |
title_full_unstemmed |
Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think |
title_sort |
Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think |
author |
Bessa, Sônia |
author_facet |
Bessa, Sônia Castro, Elton Anderson dos santos Rodrigues, Jadir Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Elton Anderson dos santos Rodrigues, Jadir Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bessa, Sônia Castro, Elton Anderson dos santos Rodrigues, Jadir Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social Representations. Teacher. Professional. Competence. Representaciones sociales. Profesor. Competencia Profesional. Representações Sociais. Professor. Competência Profissional. |
topic |
Social Representations. Teacher. Professional. Competence. Representaciones sociales. Profesor. Competencia Profesional. Representações Sociais. Professor. Competência Profissional. |
description |
Esse estudo trata de pesquisa que teve como objetivo identificar as representações de "bom professor" por estudantes de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás. Optou-se na abordagem pela teoria das representações sociais de Moscovici e Abric através de redes semânticas naturais. Os dados foram coletados por meio de evocações livres. Participaram 220 estudantes de 6 cursos de licenciatura. Sete palavras definiram o núcleo central das representações: compreensivo, educado, atencioso, paciente, inteligente, comprometido e dedicado. Foram analisados resultados relacionados ao gênero, idade e nível acadêmico, porém diferenças significativas foram encontradas somente quanto ao nível acadêmico. Verificou-se homogeneidade nas representações de todos os cursos quanto à competência profissional e as qualidades humanas requeridas do professor. As representações estão permeadas de ideias ligadas ao senso comum. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa empírica. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003 10.26568/2359-2087.2019.4003 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.4003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003/3092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 5-26 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i16 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542741798912 |