Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492 |
Resumo: | Neste artigo busco compreender as novas tendências linguísticas e seus registros desencadeados pela cultura digital, analisando os desdobramentos nas práticas de escrita produzidas no contexto escolar. Assim, traz para o debate os textos dos sujeitos do ensino técnico de nível médio no Instituto Federal do Rio de Janeiro, com vistas a problematizar o ensino formal da língua face às transformações tecnológicas do mundo contemporâneo. Numa arena linguística marcada por contradições, este estudo nos mostra a normatividade da língua e a linguagem viva do cotidiano, a linearidade da escrita e o hipertexto, o saber formal do educador e o suposto não saber do aluno. Será que a linguagem se esgota na escrita padrão, principal preocupação do ensino formal? O desafio do diálogo está lançado aos educadores da linguagem no nosso tempo, considerando que é nessa atividade linguística que o outro encontra a sua própria autonomia, que se mira no direito de opinar, uma premissa para que a linguagem seja um ato de liberdade. |
id |
UNIR-3_bd2853a09c65438a3193a48f9711e4f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1492 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escolaInternet. Linguagem. produção escrita dos sujeitos.Neste artigo busco compreender as novas tendências linguísticas e seus registros desencadeados pela cultura digital, analisando os desdobramentos nas práticas de escrita produzidas no contexto escolar. Assim, traz para o debate os textos dos sujeitos do ensino técnico de nível médio no Instituto Federal do Rio de Janeiro, com vistas a problematizar o ensino formal da língua face às transformações tecnológicas do mundo contemporâneo. Numa arena linguística marcada por contradições, este estudo nos mostra a normatividade da língua e a linguagem viva do cotidiano, a linearidade da escrita e o hipertexto, o saber formal do educador e o suposto não saber do aluno. Será que a linguagem se esgota na escrita padrão, principal preocupação do ensino formal? O desafio do diálogo está lançado aos educadores da linguagem no nosso tempo, considerando que é nessa atividade linguística que o outro encontra a sua própria autonomia, que se mira no direito de opinar, uma premissa para que a linguagem seja um ato de liberdade. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/149210.26568/2359-2087.2015.1492EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 38-562359-20872359-208710.26568/educa.v2i3reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492/1468Simões, Robson Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T19:25:05Zoai:periodicos.unir.br:article/1492Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T19:25:05Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola |
title |
Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola |
spellingShingle |
Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola Simões, Robson Fonseca Internet. Linguagem. produção escrita dos sujeitos. |
title_short |
Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola |
title_full |
Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola |
title_fullStr |
Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola |
title_full_unstemmed |
Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola |
title_sort |
Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola |
author |
Simões, Robson Fonseca |
author_facet |
Simões, Robson Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Robson Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet. Linguagem. produção escrita dos sujeitos. |
topic |
Internet. Linguagem. produção escrita dos sujeitos. |
description |
Neste artigo busco compreender as novas tendências linguísticas e seus registros desencadeados pela cultura digital, analisando os desdobramentos nas práticas de escrita produzidas no contexto escolar. Assim, traz para o debate os textos dos sujeitos do ensino técnico de nível médio no Instituto Federal do Rio de Janeiro, com vistas a problematizar o ensino formal da língua face às transformações tecnológicas do mundo contemporâneo. Numa arena linguística marcada por contradições, este estudo nos mostra a normatividade da língua e a linguagem viva do cotidiano, a linearidade da escrita e o hipertexto, o saber formal do educador e o suposto não saber do aluno. Será que a linguagem se esgota na escrita padrão, principal preocupação do ensino formal? O desafio do diálogo está lançado aos educadores da linguagem no nosso tempo, considerando que é nessa atividade linguística que o outro encontra a sua própria autonomia, que se mira no direito de opinar, uma premissa para que a linguagem seja um ato de liberdade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492 10.26568/2359-2087.2015.1492 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2015.1492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492/1468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 38-56 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v2i3 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541559005184 |