Educational policies and inclusive education in the neoliberal perspective of

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Andreia Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vilela-Ribeiro, Eveline Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4626
Resumo: Este ensaio versa sobre as políticas educacionais no campo da educação inclusiva. Pretende-se discutir de que forma os interesses econômicos têm determinado os novos objetivos na educação dentro da perspectiva neoliberal e compreender como a educação inclusiva se insere nesse contexto. Para tanto, a discussão será feita a partir de documentos dos principais programas educacionais propostos no mundo por organismos internacionais (UNESCO, ONU, FMI e BIRD) a partir da década de 1990. Observou-se que a educação inclusiva tem sido guiada por interesses políticos e econômicos, de modo a desonerar o Estado de suas obrigações com assistência social na medida em que propõe a inserção das pessoas com deficiência atuando no mercado de trabalho. Desse modo, as políticas de educação inclusiva dentro do cenário neoliberal têm contribuído para formação de pessoas com deficiência visando atender interesses mercadológicos.
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spelling Educational policies and inclusive education in the neoliberal perspective ofAs políticas educacionais e a educação inclusiva na perspectiva neoliberalPolíticas educativas y educación inclusiva em la perspectiva neoliberalIncluyendo educación. Políticas educativas. Capitalismo.Inclusive education. Educational policies. Capitalism.Educação Inclusiva. Políticas Educacionais. Capitalismo. Organismos internacionais.Educação Inclusiva. Políticas Educacionais. Capitalismo. Organismos internacionais.370. EducaçãoEste ensaio versa sobre as políticas educacionais no campo da educação inclusiva. Pretende-se discutir de que forma os interesses econômicos têm determinado os novos objetivos na educação dentro da perspectiva neoliberal e compreender como a educação inclusiva se insere nesse contexto. Para tanto, a discussão será feita a partir de documentos dos principais programas educacionais propostos no mundo por organismos internacionais (UNESCO, ONU, FMI e BIRD) a partir da década de 1990. Observou-se que a educação inclusiva tem sido guiada por interesses políticos e econômicos, de modo a desonerar o Estado de suas obrigações com assistência social na medida em que propõe a inserção das pessoas com deficiência atuando no mercado de trabalho. Desse modo, as políticas de educação inclusiva dentro do cenário neoliberal têm contribuído para formação de pessoas com deficiência visando atender interesses mercadológicos.This essay discusses about educational politics in inclusive education field’s. We will discuss how economic interests have been determined the new educational goals in neoliberal contexts and to avaliate how inclusive education is in it. For this, the discussion will be conduced by documental of the main educational program around the world (UNESCO, NUO, MIF e BIRD) since the 1990s. It has been observed that inclusive education has been guided by political and economic interests, so as to relieve the state of its obligations with social assistance insofar as it proposes the insertion of people with disabilities working in the labor market. Thus, inclusive education policies within the neoliberal scenario have contributed to the capitalist interests.Este ensayo aborda las políticas educativas en el campo de la educación inclusiva. Se pretende debatir cómo los intereses económicos han determinado los nuevos objetivos en educación desde una perspectiva neoliberal y comprender cómo la educación inclusiva encaja en este contexto. Con este fin, la discusión se realizará a partir del análisis de documentos de los principales programas educativos propuestos en el mundo por organizaciones internacionales (UNESCO, ONU, FMI y BIRF) de la década de 1990. que la educación inclusiva se ha guiado por intereses políticos y económicos, a fin de aliviar el estado de sus obligaciones con la asistencia social en la medida en que propone la inserción de personas con discapacidad que trabajan en el mercado laboral. Así, las políticas de educación inclusiva dentro del escenario neoliberal han contribuido a la formación de personas con discapacidad para atender los intereses del mercado capitalista.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa documental.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/462610.26568/2359-2087.2020.4626EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 788-8002359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4626/3550Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Castro, Andreia AlvesVilela-Ribeiro, Eveline Borges2021-01-07T02:10:25Zoai:periodicos.unir.br:article/4626Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:25Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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