National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001 |
Resumo: | Objetivo: descrever implicações e desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil, ante a formação profissional em Enfermagem, que repercutem no desenvolvimento da proposta pedagógica das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em publicações científicas, a partir de 2001, ano de promulgação das diretrizes até 2017. Resultados: Identificou-se que conteúdos das Diretrizes Curriculares, como a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a pedagogia das competências e do aprender a aprender estão reproduzidos nos manuscritos que versam sobre os Projetos Pedagógicos de Cursos. Conclusão: As Diretrizes estão representadas nos Projetos Pedagógicos, entretanto, ainda faz-se necessário converter suas potencialidades na formação profissional de enfermeiros, com ênfase nos princípios do Sistema Único de Saúde e nas necessidades sociais e de saúde da população. |
id |
UNIRIO-2_154718a6334b0cf1c33308b38f336ba1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/8001 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafiosEducação em EnfermagemEnfermagemEnsinoSistema Único de SaúdeSaúde.Educação em EnfermagemObjetivo: descrever implicações e desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil, ante a formação profissional em Enfermagem, que repercutem no desenvolvimento da proposta pedagógica das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em publicações científicas, a partir de 2001, ano de promulgação das diretrizes até 2017. Resultados: Identificou-se que conteúdos das Diretrizes Curriculares, como a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a pedagogia das competências e do aprender a aprender estão reproduzidos nos manuscritos que versam sobre os Projetos Pedagógicos de Cursos. Conclusão: As Diretrizes estão representadas nos Projetos Pedagógicos, entretanto, ainda faz-se necessário converter suas potencialidades na formação profissional de enfermeiros, com ênfase nos princípios do Sistema Único de Saúde e nas necessidades sociais e de saúde da população. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão/reflexão teóricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/800110.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8001Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1099-1104Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1099-1104Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1099-11042175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Martins, Ana CarolineVieira, Maria Aparecidade Almeida Lima, CassioBirelo Lopes de Domenico, Edvane2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/8001Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios |
title |
National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios |
spellingShingle |
National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios Pereira Martins, Ana Caroline Educação em Enfermagem Enfermagem Ensino Sistema Único de Saúde Saúde. Educação em Enfermagem |
title_short |
National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios |
title_full |
National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios |
title_fullStr |
National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios |
title_full_unstemmed |
National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios |
title_sort |
National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios |
author |
Pereira Martins, Ana Caroline |
author_facet |
Pereira Martins, Ana Caroline Vieira, Maria Aparecida de Almeida Lima, Cassio Birelo Lopes de Domenico, Edvane |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Maria Aparecida de Almeida Lima, Cassio Birelo Lopes de Domenico, Edvane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Martins, Ana Caroline Vieira, Maria Aparecida de Almeida Lima, Cassio Birelo Lopes de Domenico, Edvane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Enfermagem Ensino Sistema Único de Saúde Saúde. Educação em Enfermagem |
topic |
Educação em Enfermagem Enfermagem Ensino Sistema Único de Saúde Saúde. Educação em Enfermagem |
description |
Objetivo: descrever implicações e desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil, ante a formação profissional em Enfermagem, que repercutem no desenvolvimento da proposta pedagógica das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em publicações científicas, a partir de 2001, ano de promulgação das diretrizes até 2017. Resultados: Identificou-se que conteúdos das Diretrizes Curriculares, como a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a pedagogia das competências e do aprender a aprender estão reproduzidos nos manuscritos que versam sobre os Projetos Pedagógicos de Cursos. Conclusão: As Diretrizes estão representadas nos Projetos Pedagógicos, entretanto, ainda faz-se necessário converter suas potencialidades na formação profissional de enfermeiros, com ênfase nos princípios do Sistema Único de Saúde e nas necessidades sociais e de saúde da população. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Revisão/reflexão teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8001 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1099-1104 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1099-1104 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1099-1104 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218884412801024 |