NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1425 |
Resumo: | OBJETIVO: compreender como os enfermeiros percebem a Educação Permanente em Saúde em um hospital de ensino e conhecer as facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em um hospital de ensino. MÉTODO: pesquisa qualitativa realizada no segundo semestre de 2009 com dezessete enfermeiros das unidades de serviço e apoio de um hospital público de ensino do sul do país. Para analisar os dados, aplicou-se a Análise de Conteúdo Temática a partir da leitura do conteúdo das entrevistas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, pelo Parecer Nº 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: dos depoimentos emergiram duas categorias: percepção dos enfermeiros/as acerca da Educação Permanente em Saúde e facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: a Educação Permanente em Saúde já criou um caminho a ser traçado pelos enfermeiros no hospital, porém é um constante desafio realizar mudanças, para que os serviços, efetivamente, tornem-se espaços de aprendizagem. DESCRITORES: enfermagem; educação continuada em enfermagem; enfermeiros; saúde; prática profissional. |
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