NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trivisiol Silva, Cristiane
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Terra, Marlene, Padoin, Stela Maris, Ceolin, Silvana, Bisso Lacchini, Annie Jeanninne, Perico Lavich, Claudia Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1425
Resumo: OBJETIVO: compreender como os enfermeiros percebem a Educação Permanente em Saúde em um hospital de ensino e conhecer as facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em um hospital de ensino. MÉTODO: pesquisa qualitativa realizada no segundo semestre de 2009 com dezessete enfermeiros das unidades de serviço e apoio de um hospital público de ensino do sul do país. Para analisar os dados, aplicou-se a Análise de Conteúdo Temática a partir da leitura do conteúdo das entrevistas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, pelo Parecer Nº 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: dos depoimentos emergiram duas categorias: percepção dos enfermeiros/as acerca da Educação Permanente em Saúde e facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: a Educação Permanente em Saúde já criou um caminho a ser traçado pelos enfermeiros no hospital, porém é um constante desafio realizar mudanças, para que os serviços, efetivamente, tornem-se espaços de aprendizagem. DESCRITORES: enfermagem; educação continuada em enfermagem; enfermeiros; saúde; prática profissional.
id UNIRIO-2_e10025ce8f23617503fb4a7b1ae02e83
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1425
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITALenfermagemeducação continuada em enfermagemenfermeirossaúdeprática profissionalEducação em EnfermagemOBJETIVO: compreender como os enfermeiros percebem a Educação Permanente em Saúde em um hospital de ensino e conhecer as facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em um hospital de ensino. MÉTODO: pesquisa qualitativa realizada no segundo semestre de 2009 com dezessete enfermeiros das unidades de serviço e apoio de um hospital público de ensino do sul do país. Para analisar os dados, aplicou-se a Análise de Conteúdo Temática a partir da leitura do conteúdo das entrevistas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, pelo Parecer Nº 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: dos depoimentos emergiram duas categorias: percepção dos enfermeiros/as acerca da Educação Permanente em Saúde e facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: a Educação Permanente em Saúde já criou um caminho a ser traçado pelos enfermeiros no hospital, porém é um constante desafio realizar mudanças, para que os serviços, efetivamente, tornem-se espaços de aprendizagem. DESCRITORES: enfermagem; educação continuada em enfermagem; enfermeiros; saúde; prática profissional.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2011-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa de campo qualitativaapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/142510.9789/2175-5361.2011.v3i3.2286-2296Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 3 (2011); 2286-2296Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 3 (2011); 2286-2296Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 3 (2011); 2286-22962175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1425/pdf_436Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrivisiol Silva, CristianeTerra, MarlenePadoin, Stela MarisCeolin, SilvanaBisso Lacchini, Annie JeanninnePerico Lavich, Claudia Rosane2024-01-12T14:08:18Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1425Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:18Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL
title NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL
spellingShingle NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL
Trivisiol Silva, Cristiane
enfermagem
educação continuada em enfermagem
enfermeiros
saúde
prática profissional
Educação em Enfermagem
title_short NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL
title_full NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL
title_fullStr NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL
title_full_unstemmed NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL
title_sort NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL
author Trivisiol Silva, Cristiane
author_facet Trivisiol Silva, Cristiane
Terra, Marlene
Padoin, Stela Maris
Ceolin, Silvana
Bisso Lacchini, Annie Jeanninne
Perico Lavich, Claudia Rosane
author_role author
author2 Terra, Marlene
Padoin, Stela Maris
Ceolin, Silvana
Bisso Lacchini, Annie Jeanninne
Perico Lavich, Claudia Rosane
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trivisiol Silva, Cristiane
Terra, Marlene
Padoin, Stela Maris
Ceolin, Silvana
Bisso Lacchini, Annie Jeanninne
Perico Lavich, Claudia Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
educação continuada em enfermagem
enfermeiros
saúde
prática profissional
Educação em Enfermagem
topic enfermagem
educação continuada em enfermagem
enfermeiros
saúde
prática profissional
Educação em Enfermagem
description OBJETIVO: compreender como os enfermeiros percebem a Educação Permanente em Saúde em um hospital de ensino e conhecer as facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em um hospital de ensino. MÉTODO: pesquisa qualitativa realizada no segundo semestre de 2009 com dezessete enfermeiros das unidades de serviço e apoio de um hospital público de ensino do sul do país. Para analisar os dados, aplicou-se a Análise de Conteúdo Temática a partir da leitura do conteúdo das entrevistas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, pelo Parecer Nº 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: dos depoimentos emergiram duas categorias: percepção dos enfermeiros/as acerca da Educação Permanente em Saúde e facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: a Educação Permanente em Saúde já criou um caminho a ser traçado pelos enfermeiros no hospital, porém é um constante desafio realizar mudanças, para que os serviços, efetivamente, tornem-se espaços de aprendizagem. DESCRITORES: enfermagem; educação continuada em enfermagem; enfermeiros; saúde; prática profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa de campo qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1425
10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2286-2296
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1425
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2286-2296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1425/pdf_436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 3 (2011); 2286-2296
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 3 (2011); 2286-2296
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 3 (2011); 2286-2296
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218875935064064