Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529 |
Resumo: | Objetivo: Propor e implementar o lúdico como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem. Método: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com 23 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade brasileira. Utilizou-se o jogo como estratégia de ensino. Os dados foram coletados pela observação participante, portfólio e registros avaliativos elaborados pelos alunos. A análise seguiu a proposta operativa para dados qualitativos. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética sob o protocolo nº 193/09. Resultados: O jogo foi realizado em dois semestres consecutivos e foi avaliado positivamente como estratégia que facilita o aprendizado, torna assuntos densos mais compreensíveis, estimula a curiosidade e o trabalho em equipe. Conclusão: O lúdico é uma interface promissora para o ensino de enfermagem na metodologia ativa e favorece a formação crítica, criativa e reflexiva dos estudantes. |
id |
UNIRIO-2_f6f3fd5ec76a8ad3a00ff0f820625b84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/4529 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-açãoEnfermagemMétodosEnsinoEducação em EnfermagemEducação Superior.Ensino em EnfermagemObjetivo: Propor e implementar o lúdico como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem. Método: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com 23 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade brasileira. Utilizou-se o jogo como estratégia de ensino. Os dados foram coletados pela observação participante, portfólio e registros avaliativos elaborados pelos alunos. A análise seguiu a proposta operativa para dados qualitativos. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética sob o protocolo nº 193/09. Resultados: O jogo foi realizado em dois semestres consecutivos e foi avaliado positivamente como estratégia que facilita o aprendizado, torna assuntos densos mais compreensíveis, estimula a curiosidade e o trabalho em equipe. Conclusão: O lúdico é uma interface promissora para o ensino de enfermagem na metodologia ativa e favorece a formação crítica, criativa e reflexiva dos estudantes. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa açãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/452910.9789/2175-5361.rpcfo.v12.4529Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 751-757Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 751-757Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 751-7572175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Kátia Regina BarrosPrado, Marta Lenise doSilva, Denise Maria Guerreiro Vieira daKempfer, Silvana SilveiraBernardi, Mariely CarmelinaOliveira, Saionara Nunes de2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/4529Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação |
title |
Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação |
spellingShingle |
Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação Ribeiro, Kátia Regina Barros Enfermagem Métodos Ensino Educação em Enfermagem Educação Superior. Ensino em Enfermagem |
title_short |
Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação |
title_full |
Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação |
title_fullStr |
Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação |
title_full_unstemmed |
Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação |
title_sort |
Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação |
author |
Ribeiro, Kátia Regina Barros |
author_facet |
Ribeiro, Kátia Regina Barros Prado, Marta Lenise do Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da Kempfer, Silvana Silveira Bernardi, Mariely Carmelina Oliveira, Saionara Nunes de |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Marta Lenise do Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da Kempfer, Silvana Silveira Bernardi, Mariely Carmelina Oliveira, Saionara Nunes de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Kátia Regina Barros Prado, Marta Lenise do Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da Kempfer, Silvana Silveira Bernardi, Mariely Carmelina Oliveira, Saionara Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Métodos Ensino Educação em Enfermagem Educação Superior. Ensino em Enfermagem |
topic |
Enfermagem Métodos Ensino Educação em Enfermagem Educação Superior. Ensino em Enfermagem |
description |
Objetivo: Propor e implementar o lúdico como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem. Método: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com 23 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade brasileira. Utilizou-se o jogo como estratégia de ensino. Os dados foram coletados pela observação participante, portfólio e registros avaliativos elaborados pelos alunos. A análise seguiu a proposta operativa para dados qualitativos. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética sob o protocolo nº 193/09. Resultados: O jogo foi realizado em dois semestres consecutivos e foi avaliado positivamente como estratégia que facilita o aprendizado, torna assuntos densos mais compreensíveis, estimula a curiosidade e o trabalho em equipe. Conclusão: O lúdico é uma interface promissora para o ensino de enfermagem na metodologia ativa e favorece a formação crítica, criativa e reflexiva dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.4529 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.4529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 751-757 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 751-757 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 751-757 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218880482738176 |