Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Kátia Regina Barros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Prado, Marta Lenise do, Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da, Kempfer, Silvana Silveira, Bernardi, Mariely Carmelina, Oliveira, Saionara Nunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529
Resumo: Objetivo: Propor e implementar o lúdico como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem. Método: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com 23 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade brasileira. Utilizou-se o jogo como estratégia de ensino. Os dados foram coletados pela observação participante, portfólio e registros avaliativos elaborados pelos alunos. A análise seguiu a proposta operativa para dados qualitativos. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética sob o protocolo nº 193/09. Resultados: O jogo foi realizado em dois semestres consecutivos e foi avaliado positivamente como estratégia que facilita o aprendizado, torna assuntos densos mais compreensíveis, estimula a curiosidade e o trabalho em equipe. Conclusão: O lúdico é uma interface promissora para o ensino de enfermagem na metodologia ativa e favorece a formação crítica, criativa e reflexiva dos estudantes.
id UNIRIO-2_f6f3fd5ec76a8ad3a00ff0f820625b84
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/4529
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-açãoEnfermagemMétodosEnsinoEducação em EnfermagemEducação Superior.Ensino em EnfermagemObjetivo: Propor e implementar o lúdico como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem. Método: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com 23 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade brasileira. Utilizou-se o jogo como estratégia de ensino. Os dados foram coletados pela observação participante, portfólio e registros avaliativos elaborados pelos alunos. A análise seguiu a proposta operativa para dados qualitativos. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética sob o protocolo nº 193/09. Resultados: O jogo foi realizado em dois semestres consecutivos e foi avaliado positivamente como estratégia que facilita o aprendizado, torna assuntos densos mais compreensíveis, estimula a curiosidade e o trabalho em equipe. Conclusão: O lúdico é uma interface promissora para o ensino de enfermagem na metodologia ativa e favorece a formação crítica, criativa e reflexiva dos estudantes. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa açãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/452910.9789/2175-5361.rpcfo.v12.4529Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 751-757Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 751-757Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 751-7572175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Kátia Regina BarrosPrado, Marta Lenise doSilva, Denise Maria Guerreiro Vieira daKempfer, Silvana SilveiraBernardi, Mariely CarmelinaOliveira, Saionara Nunes de2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/4529Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação
title Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação
spellingShingle Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação
Ribeiro, Kátia Regina Barros
Enfermagem
Métodos
Ensino
Educação em Enfermagem
Educação Superior.
Ensino em Enfermagem
title_short Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação
title_full Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação
title_fullStr Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação
title_full_unstemmed Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação
title_sort Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação
author Ribeiro, Kátia Regina Barros
author_facet Ribeiro, Kátia Regina Barros
Prado, Marta Lenise do
Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da
Kempfer, Silvana Silveira
Bernardi, Mariely Carmelina
Oliveira, Saionara Nunes de
author_role author
author2 Prado, Marta Lenise do
Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da
Kempfer, Silvana Silveira
Bernardi, Mariely Carmelina
Oliveira, Saionara Nunes de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Kátia Regina Barros
Prado, Marta Lenise do
Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da
Kempfer, Silvana Silveira
Bernardi, Mariely Carmelina
Oliveira, Saionara Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Métodos
Ensino
Educação em Enfermagem
Educação Superior.
Ensino em Enfermagem
topic Enfermagem
Métodos
Ensino
Educação em Enfermagem
Educação Superior.
Ensino em Enfermagem
description Objetivo: Propor e implementar o lúdico como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem. Método: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com 23 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade brasileira. Utilizou-se o jogo como estratégia de ensino. Os dados foram coletados pela observação participante, portfólio e registros avaliativos elaborados pelos alunos. A análise seguiu a proposta operativa para dados qualitativos. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética sob o protocolo nº 193/09. Resultados: O jogo foi realizado em dois semestres consecutivos e foi avaliado positivamente como estratégia que facilita o aprendizado, torna assuntos densos mais compreensíveis, estimula a curiosidade e o trabalho em equipe. Conclusão: O lúdico é uma interface promissora para o ensino de enfermagem na metodologia ativa e favorece a formação crítica, criativa e reflexiva dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.4529
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.4529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 751-757
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 751-757
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 751-757
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218880482738176