Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuller, Juliana Aparecida de Paula
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bittar, Cléria Maria Lobo, Nascimento, Lilian Cristina Gomes do, Serra, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge, Tonello, Maria Georgina Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8134
Resumo: Para que as aulas de educação física sejam efetivamente inclusivas, uma estratégia que vem sendo adotada por profissionais da área é a tutoria. Objetivo: realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da tutoria na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física. Método: foi realizada uma busca de artigos nas bases Periódico da Capes e Web of Knowledge, com os termos: “Peer Tutoring e “Physical Education”. Foram incluídos artigos que tivessem a tutoria como estratégia usada na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física, selecionando quatro artigos. Resultados: verificou-se que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física pode não ser bem-sucedida, caso não haja uma assistência complementar oferecida aos alunos com deficiência nas atividades desenvolvidas. Considerações finais: o uso da tutoria de pares por tutores de mesma idade das pessoas com deficiência mostra-se uma valiosa estratégia para a inclusão, pois esta favorece positivamente interações entre os alunos.
id UNISC-1_fb428c89685237908481604ab60403b4
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/8134
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemáticaInclusãoEducação EspecialDireitos das pessoas com deficiência.Para que as aulas de educação física sejam efetivamente inclusivas, uma estratégia que vem sendo adotada por profissionais da área é a tutoria. Objetivo: realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da tutoria na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física. Método: foi realizada uma busca de artigos nas bases Periódico da Capes e Web of Knowledge, com os termos: “Peer Tutoring e “Physical Education”. Foram incluídos artigos que tivessem a tutoria como estratégia usada na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física, selecionando quatro artigos. Resultados: verificou-se que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física pode não ser bem-sucedida, caso não haja uma assistência complementar oferecida aos alunos com deficiência nas atividades desenvolvidas. Considerações finais: o uso da tutoria de pares por tutores de mesma idade das pessoas com deficiência mostra-se uma valiosa estratégia para a inclusão, pois esta favorece positivamente interações entre os alunos.Universidade de Santa Cruz do Sul2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/813410.17058/cinergis.v17i3.8134Cinergis; v. 17 n. 3 (2016)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8134/5330Copyright (c) 2016 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchuller, Juliana Aparecida de PaulaBittar, Cléria Maria LoboNascimento, Lilian Cristina Gomes doSerra, Maysa Venturoso Gongora BuckeridgeTonello, Maria Georgina Marques2016-10-17T18:07:55Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8134Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2016-10-17T18:07:55Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática
title Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática
spellingShingle Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática
Schuller, Juliana Aparecida de Paula
Inclusão
Educação Especial
Direitos das pessoas com deficiência.
title_short Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática
title_full Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática
title_fullStr Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática
title_sort Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática
author Schuller, Juliana Aparecida de Paula
author_facet Schuller, Juliana Aparecida de Paula
Bittar, Cléria Maria Lobo
Nascimento, Lilian Cristina Gomes do
Serra, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge
Tonello, Maria Georgina Marques
author_role author
author2 Bittar, Cléria Maria Lobo
Nascimento, Lilian Cristina Gomes do
Serra, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge
Tonello, Maria Georgina Marques
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuller, Juliana Aparecida de Paula
Bittar, Cléria Maria Lobo
Nascimento, Lilian Cristina Gomes do
Serra, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge
Tonello, Maria Georgina Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação Especial
Direitos das pessoas com deficiência.
topic Inclusão
Educação Especial
Direitos das pessoas com deficiência.
description Para que as aulas de educação física sejam efetivamente inclusivas, uma estratégia que vem sendo adotada por profissionais da área é a tutoria. Objetivo: realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da tutoria na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física. Método: foi realizada uma busca de artigos nas bases Periódico da Capes e Web of Knowledge, com os termos: “Peer Tutoring e “Physical Education”. Foram incluídos artigos que tivessem a tutoria como estratégia usada na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física, selecionando quatro artigos. Resultados: verificou-se que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física pode não ser bem-sucedida, caso não haja uma assistência complementar oferecida aos alunos com deficiência nas atividades desenvolvidas. Considerações finais: o uso da tutoria de pares por tutores de mesma idade das pessoas com deficiência mostra-se uma valiosa estratégia para a inclusão, pois esta favorece positivamente interações entre os alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8134
10.17058/cinergis.v17i3.8134
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8134
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v17i3.8134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8134/5330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 17 n. 3 (2016)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283473631870976