Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8134 |
Resumo: | Para que as aulas de educação física sejam efetivamente inclusivas, uma estratégia que vem sendo adotada por profissionais da área é a tutoria. Objetivo: realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da tutoria na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física. Método: foi realizada uma busca de artigos nas bases Periódico da Capes e Web of Knowledge, com os termos: “Peer Tutoring e “Physical Education”. Foram incluídos artigos que tivessem a tutoria como estratégia usada na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física, selecionando quatro artigos. Resultados: verificou-se que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física pode não ser bem-sucedida, caso não haja uma assistência complementar oferecida aos alunos com deficiência nas atividades desenvolvidas. Considerações finais: o uso da tutoria de pares por tutores de mesma idade das pessoas com deficiência mostra-se uma valiosa estratégia para a inclusão, pois esta favorece positivamente interações entre os alunos. |
id |
UNISC-1_fb428c89685237908481604ab60403b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/8134 |
network_acronym_str |
UNISC-1 |
network_name_str |
Cinergis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemáticaInclusãoEducação EspecialDireitos das pessoas com deficiência.Para que as aulas de educação física sejam efetivamente inclusivas, uma estratégia que vem sendo adotada por profissionais da área é a tutoria. Objetivo: realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da tutoria na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física. Método: foi realizada uma busca de artigos nas bases Periódico da Capes e Web of Knowledge, com os termos: “Peer Tutoring e “Physical Education”. Foram incluídos artigos que tivessem a tutoria como estratégia usada na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física, selecionando quatro artigos. Resultados: verificou-se que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física pode não ser bem-sucedida, caso não haja uma assistência complementar oferecida aos alunos com deficiência nas atividades desenvolvidas. Considerações finais: o uso da tutoria de pares por tutores de mesma idade das pessoas com deficiência mostra-se uma valiosa estratégia para a inclusão, pois esta favorece positivamente interações entre os alunos.Universidade de Santa Cruz do Sul2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/813410.17058/cinergis.v17i3.8134Cinergis; v. 17 n. 3 (2016)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8134/5330Copyright (c) 2016 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchuller, Juliana Aparecida de PaulaBittar, Cléria Maria LoboNascimento, Lilian Cristina Gomes doSerra, Maysa Venturoso Gongora BuckeridgeTonello, Maria Georgina Marques2016-10-17T18:07:55Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8134Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2016-10-17T18:07:55Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática |
title |
Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática Schuller, Juliana Aparecida de Paula Inclusão Educação Especial Direitos das pessoas com deficiência. |
title_short |
Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática |
title_full |
Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática |
title_sort |
Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática |
author |
Schuller, Juliana Aparecida de Paula |
author_facet |
Schuller, Juliana Aparecida de Paula Bittar, Cléria Maria Lobo Nascimento, Lilian Cristina Gomes do Serra, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Tonello, Maria Georgina Marques |
author_role |
author |
author2 |
Bittar, Cléria Maria Lobo Nascimento, Lilian Cristina Gomes do Serra, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Tonello, Maria Georgina Marques |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuller, Juliana Aparecida de Paula Bittar, Cléria Maria Lobo Nascimento, Lilian Cristina Gomes do Serra, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Tonello, Maria Georgina Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educação Especial Direitos das pessoas com deficiência. |
topic |
Inclusão Educação Especial Direitos das pessoas com deficiência. |
description |
Para que as aulas de educação física sejam efetivamente inclusivas, uma estratégia que vem sendo adotada por profissionais da área é a tutoria. Objetivo: realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da tutoria na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física. Método: foi realizada uma busca de artigos nas bases Periódico da Capes e Web of Knowledge, com os termos: “Peer Tutoring e “Physical Education”. Foram incluídos artigos que tivessem a tutoria como estratégia usada na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física, selecionando quatro artigos. Resultados: verificou-se que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física pode não ser bem-sucedida, caso não haja uma assistência complementar oferecida aos alunos com deficiência nas atividades desenvolvidas. Considerações finais: o uso da tutoria de pares por tutores de mesma idade das pessoas com deficiência mostra-se uma valiosa estratégia para a inclusão, pois esta favorece positivamente interações entre os alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8134 10.17058/cinergis.v17i3.8134 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8134 |
identifier_str_mv |
10.17058/cinergis.v17i3.8134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8134/5330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cinergis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cinergis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cinergis; v. 17 n. 3 (2016) 2177-4005 reponame:Cinergis (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Cinergis (Online) |
collection |
Cinergis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com |
_version_ |
1809283473631870976 |