O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenele-Gomes, Luziêt Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8331
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa na formação de professores por ser uma metodologia que possibilita o protagonismo do estudante, no qual ele é o autor e proponente do seu processo de aprendizagem. O material de análise é constituído por textos escritos produzidos pelos estudantes de Pedagogia, matriculados na disciplina Educação de Jovens e Adultos, participantes dessa experiência, composto por depoimentos dos professores e alunos da EJA da rede municipal de ensino, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas; registros de observações realizadas em salas de aula de EJA. Analisou-se a constituição e o desenvolvimento dessa prática, dialogando com autores como: Cunha (s.d.); Esteves (2001); Soares (2012, 2013a, 2013b) dentre outros, que, ao se debruçarem sobre a formação na universidade, têm criticado o ensino por meio da aula magistral e apresentado o ensino com pesquisa como uma das possibilidades metodológicas para a formação de um profissional mais crítico e com autonomia, capaz de tomar decisões frente às incertezas do seu campo de atuação. O ensino com pesquisa convoca os professores universitários a enfrentarem os desafios da formação em suas diversas dimensões: social, cultural e pedagógica. Essa última dimensão – a pedagógica – ao pressupor o deslocamento da docência centrada no professor para o protagonismo do estudante, busca a unicidade existente entre teoria e prática e, também, a articulação necessária entre universidade e escola.
id UNISC-2_9a2102534cc8c641c8c1243ad0c96952
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/8331
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogiaEnsino com pesquisa. Docência universitária. Educação de jovens e adultos.Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa na formação de professores por ser uma metodologia que possibilita o protagonismo do estudante, no qual ele é o autor e proponente do seu processo de aprendizagem. O material de análise é constituído por textos escritos produzidos pelos estudantes de Pedagogia, matriculados na disciplina Educação de Jovens e Adultos, participantes dessa experiência, composto por depoimentos dos professores e alunos da EJA da rede municipal de ensino, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas; registros de observações realizadas em salas de aula de EJA. Analisou-se a constituição e o desenvolvimento dessa prática, dialogando com autores como: Cunha (s.d.); Esteves (2001); Soares (2012, 2013a, 2013b) dentre outros, que, ao se debruçarem sobre a formação na universidade, têm criticado o ensino por meio da aula magistral e apresentado o ensino com pesquisa como uma das possibilidades metodológicas para a formação de um profissional mais crítico e com autonomia, capaz de tomar decisões frente às incertezas do seu campo de atuação. O ensino com pesquisa convoca os professores universitários a enfrentarem os desafios da formação em suas diversas dimensões: social, cultural e pedagógica. Essa última dimensão – a pedagógica – ao pressupor o deslocamento da docência centrada no professor para o protagonismo do estudante, busca a unicidade existente entre teoria e prática e, também, a articulação necessária entre universidade e escola.Unisc2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/833110.17058/barbaroi.v0i48.8331Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 26 - 401982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8331/6469Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontenele-Gomes, Luziêt MariaGonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão2019-08-09T13:39:14Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8331Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-08-09T13:39:14Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia
title O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia
spellingShingle O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia
Fontenele-Gomes, Luziêt Maria
Ensino com pesquisa. Docência universitária. Educação de jovens e adultos.
title_short O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia
title_full O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia
title_fullStr O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia
title_full_unstemmed O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia
title_sort O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia
author Fontenele-Gomes, Luziêt Maria
author_facet Fontenele-Gomes, Luziêt Maria
Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão
author_role author
author2 Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontenele-Gomes, Luziêt Maria
Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino com pesquisa. Docência universitária. Educação de jovens e adultos.
topic Ensino com pesquisa. Docência universitária. Educação de jovens e adultos.
description Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa na formação de professores por ser uma metodologia que possibilita o protagonismo do estudante, no qual ele é o autor e proponente do seu processo de aprendizagem. O material de análise é constituído por textos escritos produzidos pelos estudantes de Pedagogia, matriculados na disciplina Educação de Jovens e Adultos, participantes dessa experiência, composto por depoimentos dos professores e alunos da EJA da rede municipal de ensino, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas; registros de observações realizadas em salas de aula de EJA. Analisou-se a constituição e o desenvolvimento dessa prática, dialogando com autores como: Cunha (s.d.); Esteves (2001); Soares (2012, 2013a, 2013b) dentre outros, que, ao se debruçarem sobre a formação na universidade, têm criticado o ensino por meio da aula magistral e apresentado o ensino com pesquisa como uma das possibilidades metodológicas para a formação de um profissional mais crítico e com autonomia, capaz de tomar decisões frente às incertezas do seu campo de atuação. O ensino com pesquisa convoca os professores universitários a enfrentarem os desafios da formação em suas diversas dimensões: social, cultural e pedagógica. Essa última dimensão – a pedagógica – ao pressupor o deslocamento da docência centrada no professor para o protagonismo do estudante, busca a unicidade existente entre teoria e prática e, também, a articulação necessária entre universidade e escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8331
10.17058/barbaroi.v0i48.8331
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8331
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i48.8331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8331/6469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 26 - 40
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254471276920832