O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8331 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa na formação de professores por ser uma metodologia que possibilita o protagonismo do estudante, no qual ele é o autor e proponente do seu processo de aprendizagem. O material de análise é constituído por textos escritos produzidos pelos estudantes de Pedagogia, matriculados na disciplina Educação de Jovens e Adultos, participantes dessa experiência, composto por depoimentos dos professores e alunos da EJA da rede municipal de ensino, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas; registros de observações realizadas em salas de aula de EJA. Analisou-se a constituição e o desenvolvimento dessa prática, dialogando com autores como: Cunha (s.d.); Esteves (2001); Soares (2012, 2013a, 2013b) dentre outros, que, ao se debruçarem sobre a formação na universidade, têm criticado o ensino por meio da aula magistral e apresentado o ensino com pesquisa como uma das possibilidades metodológicas para a formação de um profissional mais crítico e com autonomia, capaz de tomar decisões frente às incertezas do seu campo de atuação. O ensino com pesquisa convoca os professores universitários a enfrentarem os desafios da formação em suas diversas dimensões: social, cultural e pedagógica. Essa última dimensão – a pedagógica – ao pressupor o deslocamento da docência centrada no professor para o protagonismo do estudante, busca a unicidade existente entre teoria e prática e, também, a articulação necessária entre universidade e escola. |
id |
UNISC-2_9a2102534cc8c641c8c1243ad0c96952 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/8331 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogiaEnsino com pesquisa. Docência universitária. Educação de jovens e adultos.Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa na formação de professores por ser uma metodologia que possibilita o protagonismo do estudante, no qual ele é o autor e proponente do seu processo de aprendizagem. O material de análise é constituído por textos escritos produzidos pelos estudantes de Pedagogia, matriculados na disciplina Educação de Jovens e Adultos, participantes dessa experiência, composto por depoimentos dos professores e alunos da EJA da rede municipal de ensino, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas; registros de observações realizadas em salas de aula de EJA. Analisou-se a constituição e o desenvolvimento dessa prática, dialogando com autores como: Cunha (s.d.); Esteves (2001); Soares (2012, 2013a, 2013b) dentre outros, que, ao se debruçarem sobre a formação na universidade, têm criticado o ensino por meio da aula magistral e apresentado o ensino com pesquisa como uma das possibilidades metodológicas para a formação de um profissional mais crítico e com autonomia, capaz de tomar decisões frente às incertezas do seu campo de atuação. O ensino com pesquisa convoca os professores universitários a enfrentarem os desafios da formação em suas diversas dimensões: social, cultural e pedagógica. Essa última dimensão – a pedagógica – ao pressupor o deslocamento da docência centrada no professor para o protagonismo do estudante, busca a unicidade existente entre teoria e prática e, também, a articulação necessária entre universidade e escola.Unisc2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/833110.17058/barbaroi.v0i48.8331Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 26 - 401982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8331/6469Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontenele-Gomes, Luziêt MariaGonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão2019-08-09T13:39:14Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8331Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-08-09T13:39:14Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia |
title |
O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia |
spellingShingle |
O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia Fontenele-Gomes, Luziêt Maria Ensino com pesquisa. Docência universitária. Educação de jovens e adultos. |
title_short |
O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia |
title_full |
O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia |
title_fullStr |
O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia |
title_full_unstemmed |
O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia |
title_sort |
O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia |
author |
Fontenele-Gomes, Luziêt Maria |
author_facet |
Fontenele-Gomes, Luziêt Maria Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontenele-Gomes, Luziêt Maria Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino com pesquisa. Docência universitária. Educação de jovens e adultos. |
topic |
Ensino com pesquisa. Docência universitária. Educação de jovens e adultos. |
description |
Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa na formação de professores por ser uma metodologia que possibilita o protagonismo do estudante, no qual ele é o autor e proponente do seu processo de aprendizagem. O material de análise é constituído por textos escritos produzidos pelos estudantes de Pedagogia, matriculados na disciplina Educação de Jovens e Adultos, participantes dessa experiência, composto por depoimentos dos professores e alunos da EJA da rede municipal de ensino, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas; registros de observações realizadas em salas de aula de EJA. Analisou-se a constituição e o desenvolvimento dessa prática, dialogando com autores como: Cunha (s.d.); Esteves (2001); Soares (2012, 2013a, 2013b) dentre outros, que, ao se debruçarem sobre a formação na universidade, têm criticado o ensino por meio da aula magistral e apresentado o ensino com pesquisa como uma das possibilidades metodológicas para a formação de um profissional mais crítico e com autonomia, capaz de tomar decisões frente às incertezas do seu campo de atuação. O ensino com pesquisa convoca os professores universitários a enfrentarem os desafios da formação em suas diversas dimensões: social, cultural e pedagógica. Essa última dimensão – a pedagógica – ao pressupor o deslocamento da docência centrada no professor para o protagonismo do estudante, busca a unicidade existente entre teoria e prática e, também, a articulação necessária entre universidade e escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8331 10.17058/barbaroi.v0i48.8331 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8331 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i48.8331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8331/6469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Barbarói info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Barbarói |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 26 - 40 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1814254471276920832 |