Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bender de Sousa, Lucilene
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hübner, Lilian Cristine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957
Resumo: O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura.
id UNISC-3_bf1a7aac8e36559d812c92d7987242e0
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/13957
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamentalcompreensão leitoraleitura de palavradificuldades de leitura.O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura.Edunisc2019-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1395710.17058/signo.v44i81.13957Signo; v. 44 n. 81 (2019): Cooperação Internacional na pesquisa em Linguística e Literatura; 67-761982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957/pdf_1Copyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBender de Sousa, LucileneHübner, Lilian Cristine2021-01-21T20:46:13Zoai:ojs.online.unisc.br:article/13957Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-21T20:46:13Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental
title Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental
spellingShingle Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental
Bender de Sousa, Lucilene
compreensão leitora
leitura de palavra
dificuldades de leitura.
title_short Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental
title_full Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental
title_fullStr Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental
title_sort Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental
author Bender de Sousa, Lucilene
author_facet Bender de Sousa, Lucilene
Hübner, Lilian Cristine
author_role author
author2 Hübner, Lilian Cristine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bender de Sousa, Lucilene
Hübner, Lilian Cristine
dc.subject.por.fl_str_mv compreensão leitora
leitura de palavra
dificuldades de leitura.
topic compreensão leitora
leitura de palavra
dificuldades de leitura.
description O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957
10.17058/signo.v44i81.13957
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957
identifier_str_mv 10.17058/signo.v44i81.13957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 44 n. 81 (2019): Cooperação Internacional na pesquisa em Linguística e Literatura; 67-76
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792327905281