O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10377 |
Resumo: | Discutir o que se deve trabalhar em sociologia nas salas de aula do Ensino Médio vem se tornando uma das questões centrais desde que o ensino desse conhecimento foi mais uma vez introduzido na rede de Educação Básica nacional. Sendo assim, procuro realizar um breve levantamento histórico e conceitual acerca dessa problemática, analisando minha prática pedagógica enquanto docente de sociologia na rede pública de educação em Mato Grosso, na qual busco afirmar a necessidade de um ensino de sociologia dotado de um sentido para a vida do estudante. Este sentido pode ser pensando a partir da produção de um “raciocínio sociológico”, que pode propiciar ao estudante novos olhares sobre as práticas sociais, culturais, políticas e econômicas de seu cotidiano, sobretudo no que se refere à sua compreensão enquanto produto e produtor delas. |
id |
UNISINOS-3_1fb87c65e7dae49f0e5ed6499a4bb391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/10377 |
network_acronym_str |
UNISINOS-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIASociologia na Educação BásicaRaciocínio SociológicoPrática Pedagógica.Discutir o que se deve trabalhar em sociologia nas salas de aula do Ensino Médio vem se tornando uma das questões centrais desde que o ensino desse conhecimento foi mais uma vez introduzido na rede de Educação Básica nacional. Sendo assim, procuro realizar um breve levantamento histórico e conceitual acerca dessa problemática, analisando minha prática pedagógica enquanto docente de sociologia na rede pública de educação em Mato Grosso, na qual busco afirmar a necessidade de um ensino de sociologia dotado de um sentido para a vida do estudante. Este sentido pode ser pensando a partir da produção de um “raciocínio sociológico”, que pode propiciar ao estudante novos olhares sobre as práticas sociais, culturais, políticas e econômicas de seu cotidiano, sobretudo no que se refere à sua compreensão enquanto produto e produtor delas.Editora da FURG2015-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10377Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 1 n. 2 (2009): RBHCS 2 - A sociedade no século XX (Jul-Dez/2009)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10377/6724Copyright (c) 2009 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Selton Evaristo de Almeida2020-04-24T02:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/10377Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:11Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA |
title |
O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA |
spellingShingle |
O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA Chagas, Selton Evaristo de Almeida Sociologia na Educação Básica Raciocínio Sociológico Prática Pedagógica. |
title_short |
O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA |
title_full |
O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA |
title_fullStr |
O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA |
title_sort |
O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA |
author |
Chagas, Selton Evaristo de Almeida |
author_facet |
Chagas, Selton Evaristo de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Selton Evaristo de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia na Educação Básica Raciocínio Sociológico Prática Pedagógica. |
topic |
Sociologia na Educação Básica Raciocínio Sociológico Prática Pedagógica. |
description |
Discutir o que se deve trabalhar em sociologia nas salas de aula do Ensino Médio vem se tornando uma das questões centrais desde que o ensino desse conhecimento foi mais uma vez introduzido na rede de Educação Básica nacional. Sendo assim, procuro realizar um breve levantamento histórico e conceitual acerca dessa problemática, analisando minha prática pedagógica enquanto docente de sociologia na rede pública de educação em Mato Grosso, na qual busco afirmar a necessidade de um ensino de sociologia dotado de um sentido para a vida do estudante. Este sentido pode ser pensando a partir da produção de um “raciocínio sociológico”, que pode propiciar ao estudante novos olhares sobre as práticas sociais, culturais, políticas e econômicas de seu cotidiano, sobretudo no que se refere à sua compreensão enquanto produto e produtor delas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10377 |
url |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10377/6724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 1 n. 2 (2009): RBHCS 2 - A sociedade no século XX (Jul-Dez/2009) 2175-3423 reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
collection |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcs.cardozo@gmail.com |
_version_ |
1800218830107049985 |