INSTRUMENTOS PARA AVALIAR DISCIPLINAS DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: UMA PROPOSTA BASEADA EM SISTEMAS DE INDICADORES
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/874 |
Resumo: | A avaliação da educação é um tema complexo e que possui grande importância nas abordagens e projetos de qualidade de instituições, cursos e disciplinas da educação superior. Quando abordada no âmbito da educação a distância (EaD), a avaliação da qualidade da educação adquire uma relevância e complexidade ainda maiores visto que as diferenças de espaço e tempo entre professor e aluno certamente impactam o processo de aprendizagem. O presente artigo busca contribuir com a avaliação da qualidade da modalidade EaD por meio do desenvolvimento de uma proposta de instrumentos para avaliação de disciplinas semipresenciais da educação superior. Fundamentado em sistemas de indicadores e composto por questionários de avaliação e auto-avaliação, o instrumento incorpora aspectos de auto-validação ao permitir o cotejamento entre os indicadores de resultados e os aspectos de entradas e processo da disciplina e entre a avaliação de um sujeito interessado e a auto-avaliação de outros sujeitos envolvidos. |
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