A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Erica Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/898
Resumo: Este artigo busca mostrar o quanto a aplicação de uma ferramenta de avaliação tipo “teste” em um ambiente virtual pode contribuir como apoio ao ensino presencial do estudo de ferramentas estatísticas multivariadas para os alunos de graduação em Administração da FEARP/USP, segundo a opinião destes matriculados na disciplina Estatística Aplicada à Administração II. Este trabalho fez parte de um projeto de pesquisa temático desenvolvido na própria instituição, denominado LaViE, que é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de estatística aplicado e desenvolvido para o apoio ao ensino presencial desta área. Baseando-se na importância de um mecanismo de avaliação de conteúdo, o LaViE visou contribuir para o ensino presencial disponibilizando ferra­mentas de conteúdo, interação e “teste seu conhecimento”. Para tanto, esta ferramenta de avaliação foi desenvolvida baseada em questões testes on-line com níveis diferentes de “adaptação” pelo aluno para cada módulo apresentado na disciplina em questão. Neste caso, foram criados três níveis de adaptação: básico (I), intermediário (II) e avançado (III). A metodologia utilizada para verificação da eficiência desta ferramenta tipo “teste” no ambiente virtual foi baseada, então, em uma avaliação quantitativa de acordo com a opinião dos alunos (usuários). Nessa pesquisa foram investigados quatro pressupostos. Esses dados foram coletados quando essa disciplina foi minis­trada, porém em dois períodos diferentes; no segundo semestre de 2005, como projeto-piloto, e no segundo semestre de 2006. Dessa forma, pôde ser feita uma análise comparativa da opinião dos alunos sobre o sistema em dois momentos diferentes. Para esse levantamento foram utilizados dois questionários aplicados diretamente aos alunos em sala de aula momentos antes da avaliação presencial da disciplina e um outro logo após essa avaliação presencial. Observou-se, por este estudo, a importância do uso dessa ferramenta de avaliação como apoio ao ensino presencial e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem.
id UNISO-1_46f8e6f9ca524c4d97506eb58629c460
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/898
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADASEste artigo busca mostrar o quanto a aplicação de uma ferramenta de avaliação tipo “teste” em um ambiente virtual pode contribuir como apoio ao ensino presencial do estudo de ferramentas estatísticas multivariadas para os alunos de graduação em Administração da FEARP/USP, segundo a opinião destes matriculados na disciplina Estatística Aplicada à Administração II. Este trabalho fez parte de um projeto de pesquisa temático desenvolvido na própria instituição, denominado LaViE, que é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de estatística aplicado e desenvolvido para o apoio ao ensino presencial desta área. Baseando-se na importância de um mecanismo de avaliação de conteúdo, o LaViE visou contribuir para o ensino presencial disponibilizando ferra­mentas de conteúdo, interação e “teste seu conhecimento”. Para tanto, esta ferramenta de avaliação foi desenvolvida baseada em questões testes on-line com níveis diferentes de “adaptação” pelo aluno para cada módulo apresentado na disciplina em questão. Neste caso, foram criados três níveis de adaptação: básico (I), intermediário (II) e avançado (III). A metodologia utilizada para verificação da eficiência desta ferramenta tipo “teste” no ambiente virtual foi baseada, então, em uma avaliação quantitativa de acordo com a opinião dos alunos (usuários). Nessa pesquisa foram investigados quatro pressupostos. Esses dados foram coletados quando essa disciplina foi minis­trada, porém em dois períodos diferentes; no segundo semestre de 2005, como projeto-piloto, e no segundo semestre de 2006. Dessa forma, pôde ser feita uma análise comparativa da opinião dos alunos sobre o sistema em dois momentos diferentes. Para esse levantamento foram utilizados dois questionários aplicados diretamente aos alunos em sala de aula momentos antes da avaliação presencial da disciplina e um outro logo após essa avaliação presencial. Observou-se, por este estudo, a importância do uso dessa ferramenta de avaliação como apoio ao ensino presencial e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem.Unicamp; Uniso2011-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/898Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 2 (2011)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 2 (2011)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/898/896Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Erica Ferreira2018-06-06T20:12:44Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/898Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:12:44Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS
title A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS
Marques, Erica Ferreira
title_short A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS
title_full A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS
title_sort A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS
author Marques, Erica Ferreira
author_facet Marques, Erica Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Erica Ferreira
description Este artigo busca mostrar o quanto a aplicação de uma ferramenta de avaliação tipo “teste” em um ambiente virtual pode contribuir como apoio ao ensino presencial do estudo de ferramentas estatísticas multivariadas para os alunos de graduação em Administração da FEARP/USP, segundo a opinião destes matriculados na disciplina Estatística Aplicada à Administração II. Este trabalho fez parte de um projeto de pesquisa temático desenvolvido na própria instituição, denominado LaViE, que é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de estatística aplicado e desenvolvido para o apoio ao ensino presencial desta área. Baseando-se na importância de um mecanismo de avaliação de conteúdo, o LaViE visou contribuir para o ensino presencial disponibilizando ferra­mentas de conteúdo, interação e “teste seu conhecimento”. Para tanto, esta ferramenta de avaliação foi desenvolvida baseada em questões testes on-line com níveis diferentes de “adaptação” pelo aluno para cada módulo apresentado na disciplina em questão. Neste caso, foram criados três níveis de adaptação: básico (I), intermediário (II) e avançado (III). A metodologia utilizada para verificação da eficiência desta ferramenta tipo “teste” no ambiente virtual foi baseada, então, em uma avaliação quantitativa de acordo com a opinião dos alunos (usuários). Nessa pesquisa foram investigados quatro pressupostos. Esses dados foram coletados quando essa disciplina foi minis­trada, porém em dois períodos diferentes; no segundo semestre de 2005, como projeto-piloto, e no segundo semestre de 2006. Dessa forma, pôde ser feita uma análise comparativa da opinião dos alunos sobre o sistema em dois momentos diferentes. Para esse levantamento foram utilizados dois questionários aplicados diretamente aos alunos em sala de aula momentos antes da avaliação presencial da disciplina e um outro logo após essa avaliação presencial. Observou-se, por este estudo, a importância do uso dessa ferramenta de avaliação como apoio ao ensino presencial e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/898
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/898/896
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 2 (2011)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 2 (2011)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606913122304