Aproximações e flexibilidades semânticas na construção e “desconstrução” dinâmica do significado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/369 |
Resumo: | Esse artigo discute a produção da aproximação semântica com verbos em francês, tanto na aquisição do léxico inicial (por crianças pequenas sem problemas de desenvolvimento) quanto no contexto do mal de Alzheimer (por pacientes). Um dos objetivos do estudo é mostrar que essas produções são cruciais para a estruturação do léxico verbal por dois motivos: elas manifestam a existência de um novo tipo de sinonímia entre verbos e nos permitem mostrar a existência de uma flexibilidade semântica que desempenha um papel importante para o léxico verbal. Além disso, observamos que a relação de proximidade semântica entre verbos pode ser investigada através da abordagem computacional. |
id |
UNISUL-3_b753e81329c0a64ad129e4ba80368c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/369 |
network_acronym_str |
UNISUL-3 |
network_name_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aproximações e flexibilidades semânticas na construção e “desconstrução” dinâmica do significadoAproximaciones y flexibilidades semánticas en la construcción y “desconstrucción” dinámica del significadoApproches et flexibilités sémantiques dans la construction et “déconstruction” dynamique de la significationSemantic approximations and flexibility in the dynamic construction and “deconstruction” of meaningMetáforaLéxico mentalAquisição da linguagemPerda da linguagemMetáforaLéxico mentalAdquisición del lenguajePérdida del lenguajeMétaphoreLexique mentalAcquisition du langagePerte du langageMetaphorMental lexiconLanguage acquisitionLanguage lossEsse artigo discute a produção da aproximação semântica com verbos em francês, tanto na aquisição do léxico inicial (por crianças pequenas sem problemas de desenvolvimento) quanto no contexto do mal de Alzheimer (por pacientes). Um dos objetivos do estudo é mostrar que essas produções são cruciais para a estruturação do léxico verbal por dois motivos: elas manifestam a existência de um novo tipo de sinonímia entre verbos e nos permitem mostrar a existência de uma flexibilidade semântica que desempenha um papel importante para o léxico verbal. Além disso, observamos que a relação de proximidade semântica entre verbos pode ser investigada através da abordagem computacional.Este artículo discute la producción de la aproximación semántica con verbos en francés, tanto en la adquisición del léxico inicial (por niños pequeños sin problemas de desarrollo) como en el contexto del mal de Alzheimer (por pacientes). Uno de los objetivos del estudio es mostrar que esas producciones son cruciales para la estructuración del léxico verbal por dos motivos: ellas manifiestan la existencia de un nuevo tipo de sinonimia entre verbos y nos permiten mostrar la existencia de una flexibilidad semántica que desempeña un papel importante para el léxico verbal. Además de eso, observamos que la relación de proximidad semántica entre verbos puede ser investigada a través del abordaje computacional.Cet article discute la production de l’approche sémantique avec des verbes en français, autant dans l’acquisition du lexique initial (par des petits enfants sans problèmes de développement), que dans le contexte du mal d’Alzheimer (par des malades). L’un des objectifs de l’étude est celui de démontrer que ces productions sont cruciales dans la structuration du lexique verbal pour deux raisons : elles expriment l’existence d’un nouveau type de synonymie parmi les verbes et permettent de démontrer l’existence d’une flexibilité sémantique qui joue un rôle important dans le lexique verbal. Par surcroît, on se rend compte que le rapport d’approche sémantique entre verbes peut être recherché à travers la démarche informatique.This paper discusses the production of semantic approximation with verbs in French, both in early lexicon acquisition (by young children of normal development) and in the context of Alzheimer disease (by patients). One of the aims of the study is to show that these productions are crucial in the structuring of the verbal lexicon because they both manifest the existence of a new sort of synonymy between verbs and enable us to show that there is a semantic flexibility which plays an important role in the verbal lexicon. In addition, we observe that the relation of semantic proximity between verbs can be treated by a computational approach.Silvânia Siebert2010-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/369Linguagem em (Dis)curso; Vol. 7 No. 3 (2007): Metáfora e contexto - Org.: Heronides Moura, Josalba Vieira, Maria Isabel A. Nardi; p. 371-388Linguagem em (Dis)curso; v. 7 n. 3 (2007): Metáfora e contexto - Org.: Heronides Moura, Josalba Vieira, Maria Isabel A. Nardi; p. 371-3881982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/369/390Duvignau, KarineFossard, M.Gaume, BrunoPimenta, Maria AliceElie, Julietteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T16:48:07Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/369Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2015-10-02T16:48:07Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações e flexibilidades semânticas na construção e “desconstrução” dinâmica do significado Aproximaciones y flexibilidades semánticas en la construcción y “desconstrucción” dinámica del significado Approches et flexibilités sémantiques dans la construction et “déconstruction” dynamique de la signification Semantic approximations and flexibility in the dynamic construction and “deconstruction” of meaning |
title |
Aproximações e flexibilidades semânticas na construção e “desconstrução” dinâmica do significado |
spellingShingle |
Aproximações e flexibilidades semânticas na construção e “desconstrução” dinâmica do significado Duvignau, Karine Metáfora Léxico mental Aquisição da linguagem Perda da linguagem Metáfora Léxico mental Adquisición del lenguaje Pérdida del lenguaje Métaphore Lexique mental Acquisition du langage Perte du langage Metaphor Mental lexicon Language acquisition Language loss |
title_short |
Aproximações e flexibilidades semânticas na construção e “desconstrução” dinâmica do significado |
title_full |
Aproximações e flexibilidades semânticas na construção e “desconstrução” dinâmica do significado |
title_fullStr |
Aproximações e flexibilidades semânticas na construção e “desconstrução” dinâmica do significado |
title_full_unstemmed |
Aproximações e flexibilidades semânticas na construção e “desconstrução” dinâmica do significado |
title_sort |
Aproximações e flexibilidades semânticas na construção e “desconstrução” dinâmica do significado |
author |
Duvignau, Karine |
author_facet |
Duvignau, Karine Fossard, M. Gaume, Bruno Pimenta, Maria Alice Elie, Juliette |
author_role |
author |
author2 |
Fossard, M. Gaume, Bruno Pimenta, Maria Alice Elie, Juliette |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duvignau, Karine Fossard, M. Gaume, Bruno Pimenta, Maria Alice Elie, Juliette |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metáfora Léxico mental Aquisição da linguagem Perda da linguagem Metáfora Léxico mental Adquisición del lenguaje Pérdida del lenguaje Métaphore Lexique mental Acquisition du langage Perte du langage Metaphor Mental lexicon Language acquisition Language loss |
topic |
Metáfora Léxico mental Aquisição da linguagem Perda da linguagem Metáfora Léxico mental Adquisición del lenguaje Pérdida del lenguaje Métaphore Lexique mental Acquisition du langage Perte du langage Metaphor Mental lexicon Language acquisition Language loss |
description |
Esse artigo discute a produção da aproximação semântica com verbos em francês, tanto na aquisição do léxico inicial (por crianças pequenas sem problemas de desenvolvimento) quanto no contexto do mal de Alzheimer (por pacientes). Um dos objetivos do estudo é mostrar que essas produções são cruciais para a estruturação do léxico verbal por dois motivos: elas manifestam a existência de um novo tipo de sinonímia entre verbos e nos permitem mostrar a existência de uma flexibilidade semântica que desempenha um papel importante para o léxico verbal. Além disso, observamos que a relação de proximidade semântica entre verbos pode ser investigada através da abordagem computacional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/369 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/369/390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso; Vol. 7 No. 3 (2007): Metáfora e contexto - Org.: Heronides Moura, Josalba Vieira, Maria Isabel A. Nardi; p. 371-388 Linguagem em (Dis)curso; v. 7 n. 3 (2007): Metáfora e contexto - Org.: Heronides Moura, Josalba Vieira, Maria Isabel A. Nardi; p. 371-388 1982-4017 reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
collection |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lemd@unisul.br |
_version_ |
1800220573654056960 |