Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formentin, Claudia Nandi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12343
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a escola transformadora é representada na série ‘Anne with an E’. Para isso, pretende-se identificar as características do professor transformador na série, bem como mapear as características da escola transformadora. Tal proposta está fundamentada nas ideias sobre representação de Hall (2016) e de imaginário com Maffesoli (2001). Pretende-se desenvolver um artigo de viés qualitativo que analise os episódios 9 e 10 da segunda temporada da referida série. Compreende-se ser importante este trabalho pois a série é baseada em uma obra produzida no início do século XX, tendo discussões importantes ainda no século XXI quanto a diversos temas incluindo a escola. Nestes dois episódios, especificamente, há uma mudança de professor que coloca a comunidade em alerta. Verifica-se que há uma mudança na condução do processo de ensino e aprendizagem. Tal mudança afeta tanto os alunos como as famílias, indicando que uma das características de uma escola transformadora é estar para além dos muros escolares.
id UNISUL-5_03d5291dc84979f6007d6a14d88db23b
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/12343
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”RepresentaçãoImaginárioEscola em 'Anne com E'.Este trabalho tem como objetivo analisar como a escola transformadora é representada na série ‘Anne with an E’. Para isso, pretende-se identificar as características do professor transformador na série, bem como mapear as características da escola transformadora. Tal proposta está fundamentada nas ideias sobre representação de Hall (2016) e de imaginário com Maffesoli (2001). Pretende-se desenvolver um artigo de viés qualitativo que analise os episódios 9 e 10 da segunda temporada da referida série. Compreende-se ser importante este trabalho pois a série é baseada em uma obra produzida no início do século XX, tendo discussões importantes ainda no século XXI quanto a diversos temas incluindo a escola. Nestes dois episódios, especificamente, há uma mudança de professor que coloca a comunidade em alerta. Verifica-se que há uma mudança na condução do processo de ensino e aprendizagem. Tal mudança afeta tanto os alunos como as famílias, indicando que uma das características de uma escola transformadora é estar para além dos muros escolares.Editora Unisul2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/1234310.59306/memorare.v8e22021147-160Revista Memorare; v. 8 n. 2 (2021): Especial Dossiê: Imaginário e Memória - Conexões e Presença; 147-1602358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12343/5910Copyright (c) 2021 Claudia Nandi Formentinhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFormentin, Claudia Nandi2023-07-25T14:51:36Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/12343Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2023-07-25T14:51:36Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”
title Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”
spellingShingle Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”
Formentin, Claudia Nandi
Representação
Imaginário
Escola em 'Anne com E'.
title_short Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”
title_full Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”
title_fullStr Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”
title_full_unstemmed Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”
title_sort Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”
author Formentin, Claudia Nandi
author_facet Formentin, Claudia Nandi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Formentin, Claudia Nandi
dc.subject.por.fl_str_mv Representação
Imaginário
Escola em 'Anne com E'.
topic Representação
Imaginário
Escola em 'Anne com E'.
description Este trabalho tem como objetivo analisar como a escola transformadora é representada na série ‘Anne with an E’. Para isso, pretende-se identificar as características do professor transformador na série, bem como mapear as características da escola transformadora. Tal proposta está fundamentada nas ideias sobre representação de Hall (2016) e de imaginário com Maffesoli (2001). Pretende-se desenvolver um artigo de viés qualitativo que analise os episódios 9 e 10 da segunda temporada da referida série. Compreende-se ser importante este trabalho pois a série é baseada em uma obra produzida no início do século XX, tendo discussões importantes ainda no século XXI quanto a diversos temas incluindo a escola. Nestes dois episódios, especificamente, há uma mudança de professor que coloca a comunidade em alerta. Verifica-se que há uma mudança na condução do processo de ensino e aprendizagem. Tal mudança afeta tanto os alunos como as famílias, indicando que uma das características de uma escola transformadora é estar para além dos muros escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12343
10.59306/memorare.v8e22021147-160
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12343
identifier_str_mv 10.59306/memorare.v8e22021147-160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12343/5910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Claudia Nandi Formentin
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Claudia Nandi Formentin
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 8 n. 2 (2021): Especial Dossiê: Imaginário e Memória - Conexões e Presença; 147-160
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325334447226880