Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6287 |
Resumo: | Analisamos nesta pesquisa a estrutura sociorretórica de 152 resumos de comunicações científicas da edição de 2016 da XI Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) e do XI Seminário de Pesquisa realizados na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Para dar conta dessa demanda, adaptamos o quadro de estratégias e movimentos retóricos de Motta-Roth e Hendges. Os resultados sugerem que os resumos, em geral, contêm movimentos e estratégias adequados. Todavia, entre outras questões, os resumos tendem a situar temas de pesquisa sem contextualizá-los com pesquisas prévias e a apresentar conclusões sem fundamentá-las em evidências ou contextualizá-las com a literatura, analisar suas limitações ou sugerir recomendações a partir delas. |
id |
UNISUL-5_a621b20e48d6d3aafe66b0599258bb88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6287 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016Redação AcadêmicaAnálise SociorretóricaResumosAnalisamos nesta pesquisa a estrutura sociorretórica de 152 resumos de comunicações científicas da edição de 2016 da XI Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) e do XI Seminário de Pesquisa realizados na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Para dar conta dessa demanda, adaptamos o quadro de estratégias e movimentos retóricos de Motta-Roth e Hendges. Os resultados sugerem que os resumos, em geral, contêm movimentos e estratégias adequados. Todavia, entre outras questões, os resumos tendem a situar temas de pesquisa sem contextualizá-los com pesquisas prévias e a apresentar conclusões sem fundamentá-las em evidências ou contextualizá-las com a literatura, analisar suas limitações ou sugerir recomendações a partir delas.Editora Unisul2018-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/628710.19177/memorare.v5e1201842-61Revista Memorare; v. 5 n. 1 (2018); 42-612358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6287/3806Copyright (c) 2018 Fábio José Rauen, Helena Liberato Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessRauen, Fábio JoséPereira, Helena Liberato2018-05-18T19:01:34Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6287Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2018-05-18T19:01:34Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016 |
title |
Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016 |
spellingShingle |
Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016 Rauen, Fábio José Redação Acadêmica Análise Sociorretórica Resumos |
title_short |
Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016 |
title_full |
Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016 |
title_fullStr |
Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016 |
title_full_unstemmed |
Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016 |
title_sort |
Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016 |
author |
Rauen, Fábio José |
author_facet |
Rauen, Fábio José Pereira, Helena Liberato |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Helena Liberato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rauen, Fábio José Pereira, Helena Liberato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redação Acadêmica Análise Sociorretórica Resumos |
topic |
Redação Acadêmica Análise Sociorretórica Resumos |
description |
Analisamos nesta pesquisa a estrutura sociorretórica de 152 resumos de comunicações científicas da edição de 2016 da XI Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) e do XI Seminário de Pesquisa realizados na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Para dar conta dessa demanda, adaptamos o quadro de estratégias e movimentos retóricos de Motta-Roth e Hendges. Os resultados sugerem que os resumos, em geral, contêm movimentos e estratégias adequados. Todavia, entre outras questões, os resumos tendem a situar temas de pesquisa sem contextualizá-los com pesquisas prévias e a apresentar conclusões sem fundamentá-las em evidências ou contextualizá-las com a literatura, analisar suas limitações ou sugerir recomendações a partir delas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6287 10.19177/memorare.v5e1201842-61 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6287 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v5e1201842-61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6287/3806 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fábio José Rauen, Helena Liberato Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fábio José Rauen, Helena Liberato Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 5 n. 1 (2018); 42-61 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335620583424 |