PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4345 |
Resumo: | Este artigo analisa as origens do internato escolar buscando compreender influências e/ou posicionamentos de pedagogias modernas na sua constituição e os primórdios e práticas do internamento para fins de instrução no Brasil. A origem ou princípio dos internatos escolares pode ser encontrado na evolução do sistema de ensino francês herdado das primeiras universidades medievais, especialmente da faculdade de Artes, e decorreu da necessidade de colocar os estudantes (crianças ou adolescentes) sob controle. No Brasil, os protótipos de instituições que funcionavam com internato remontam ao período colonial com a fundação dos primeiros colégios e/ou seminários pela Companhia de Jesus e os conventos e recolhimentos. Algumas características de práticas de internamento dessas instituições, tais como condições de admissão, vestimentas, alimentação, recreios, horários das atividades, em parte, permaneceram presentes nos usos e costumes de colégios-internatos que subsistiram na cultura escolar brasileira no decorrer do século XIX. |
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