FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8625 |
Resumo: | O artigo se insere na discussão sobre o processo de formação inicial e continuada dos professores para atuarem em nossas escolas de acordo com os pressupostos da Educação Inclusiva. Apresentamos uma proposta que objetiva disseminar e multiplicar os conhecimentos voltados para as demandas de formação docente na atualidade por meio do projeto “Café Inclusivo: uma proposta de formação docente. A opção pelo caminho metodológico é da netnografia, que amplia os estudos na área da cibercultura, de forma a analisar o público que optou sobre o acesso aos conhecimentos relativos à temática da Educação Especial e Inclusiva, por meio de uma página da rede social Instagram intitulada @cafeinclusivo e o processo de formação docente instituído pelo projeto da referida página. Como resultados apresentamos que há uma grande procura não só por profissionais da área da Educação, mas familiares, estudantes, demais profissionais interessados pela área e sujeitos com deficiência e que esta plataforma pode ser uma ferramenta útil para a disseminação de informações, troca de experiências e autoformação. |
id |
UNIT-2_86c0f82aa421db3068abd28ee2c2af81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8625 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAMFormação docenteInstagramEducação InclusivaEducação EspecialO artigo se insere na discussão sobre o processo de formação inicial e continuada dos professores para atuarem em nossas escolas de acordo com os pressupostos da Educação Inclusiva. Apresentamos uma proposta que objetiva disseminar e multiplicar os conhecimentos voltados para as demandas de formação docente na atualidade por meio do projeto “Café Inclusivo: uma proposta de formação docente. A opção pelo caminho metodológico é da netnografia, que amplia os estudos na área da cibercultura, de forma a analisar o público que optou sobre o acesso aos conhecimentos relativos à temática da Educação Especial e Inclusiva, por meio de uma página da rede social Instagram intitulada @cafeinclusivo e o processo de formação docente instituído pelo projeto da referida página. Como resultados apresentamos que há uma grande procura não só por profissionais da área da Educação, mas familiares, estudantes, demais profissionais interessados pela área e sujeitos com deficiência e que esta plataforma pode ser uma ferramenta útil para a disseminação de informações, troca de experiências e autoformação.Editora Universitária Tiradentes2021-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnetnografiaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/862510.17564/2316-3828.2021v10n3p133-144EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 133-1442316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v10n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8625/4524Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRedig, Annie GomesMascaro, Cristina Angélica Aquino de Carvalho2021-04-28T18:06:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8625Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.665623Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM Redig, Annie Gomes Formação docente Educação Inclusiva Educação Especial |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM |
author |
Redig, Annie Gomes |
author_facet |
Redig, Annie Gomes Mascaro, Cristina Angélica Aquino de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Mascaro, Cristina Angélica Aquino de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Redig, Annie Gomes Mascaro, Cristina Angélica Aquino de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Educação Inclusiva Educação Especial |
topic |
Formação docente Educação Inclusiva Educação Especial |
description |
O artigo se insere na discussão sobre o processo de formação inicial e continuada dos professores para atuarem em nossas escolas de acordo com os pressupostos da Educação Inclusiva. Apresentamos uma proposta que objetiva disseminar e multiplicar os conhecimentos voltados para as demandas de formação docente na atualidade por meio do projeto “Café Inclusivo: uma proposta de formação docente. A opção pelo caminho metodológico é da netnografia, que amplia os estudos na área da cibercultura, de forma a analisar o público que optou sobre o acesso aos conhecimentos relativos à temática da Educação Especial e Inclusiva, por meio de uma página da rede social Instagram intitulada @cafeinclusivo e o processo de formação docente instituído pelo projeto da referida página. Como resultados apresentamos que há uma grande procura não só por profissionais da área da Educação, mas familiares, estudantes, demais profissionais interessados pela área e sujeitos com deficiência e que esta plataforma pode ser uma ferramenta útil para a disseminação de informações, troca de experiências e autoformação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion netnografia |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8625 10.17564/2316-3828.2021v10n3p133-144 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8625 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2021v10n3p133-144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8625/4524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 133-144 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2021v10n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614863093760 |