FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7800 |
Resumo: | O artigo propõe a apresentar os resultados de uma formação com o propósito de subsídiar as aprendizagens conceitual e metodológica da operação de divisão, através da resolução de problemas, de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como forma de reflexão, na perspectiva de provocar uma (re)significação do conceito de divisão, atribuindo-lhe sentidos e significados. A investigação foi de um cunho qualitativo sob o tipo ação-pesquisa, por intermédio de uma formação com três docentes do quinto ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que as professoras apresentavam insegurança para ensinar o ensino de divisão, devido às suas limitações acerca da aprendizagem dos conceitos da divisão. Os estudos e discussões por meio da ação formativa mostraram que as professoras passaram a entender o ensino de divisão além da instrução preponderante dos fatos fundamentais e das técnicas operatórias. Foi perceptível a motivação das participantes para aprender mais sobre a TAS, tendo em vista o interesse em continuar os estudos após a formação. |
id |
UNIT-2_88ae923a1e341571362c99472ecc9c1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7800 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAFormação de professores dos anos iniciais. Teoria da aprendizagem significativa. Divisão. Resolução de problemas.O artigo propõe a apresentar os resultados de uma formação com o propósito de subsídiar as aprendizagens conceitual e metodológica da operação de divisão, através da resolução de problemas, de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como forma de reflexão, na perspectiva de provocar uma (re)significação do conceito de divisão, atribuindo-lhe sentidos e significados. A investigação foi de um cunho qualitativo sob o tipo ação-pesquisa, por intermédio de uma formação com três docentes do quinto ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que as professoras apresentavam insegurança para ensinar o ensino de divisão, devido às suas limitações acerca da aprendizagem dos conceitos da divisão. Os estudos e discussões por meio da ação formativa mostraram que as professoras passaram a entender o ensino de divisão além da instrução preponderante dos fatos fundamentais e das técnicas operatórias. Foi perceptível a motivação das participantes para aprender mais sobre a TAS, tendo em vista o interesse em continuar os estudos após a formação.Editora Universitária Tiradentes2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/780010.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 554-5662316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7800/4349Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Leonardo AlvesLima, Ivoneide Pinheiro de2020-11-26T18:36:39Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7800Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:05.918262Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Ferreira, Leonardo Alves Formação de professores dos anos iniciais. Teoria da aprendizagem significativa. Divisão. Resolução de problemas. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
author |
Ferreira, Leonardo Alves |
author_facet |
Ferreira, Leonardo Alves Lima, Ivoneide Pinheiro de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Ivoneide Pinheiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Leonardo Alves Lima, Ivoneide Pinheiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores dos anos iniciais. Teoria da aprendizagem significativa. Divisão. Resolução de problemas. |
topic |
Formação de professores dos anos iniciais. Teoria da aprendizagem significativa. Divisão. Resolução de problemas. |
description |
O artigo propõe a apresentar os resultados de uma formação com o propósito de subsídiar as aprendizagens conceitual e metodológica da operação de divisão, através da resolução de problemas, de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como forma de reflexão, na perspectiva de provocar uma (re)significação do conceito de divisão, atribuindo-lhe sentidos e significados. A investigação foi de um cunho qualitativo sob o tipo ação-pesquisa, por intermédio de uma formação com três docentes do quinto ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que as professoras apresentavam insegurança para ensinar o ensino de divisão, devido às suas limitações acerca da aprendizagem dos conceitos da divisão. Os estudos e discussões por meio da ação formativa mostraram que as professoras passaram a entender o ensino de divisão além da instrução preponderante dos fatos fundamentais e das técnicas operatórias. Foi perceptível a motivação das participantes para aprender mais sobre a TAS, tendo em vista o interesse em continuar os estudos após a formação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7800 10.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7800 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7800/4349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 554-566 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614419546112 |