FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Leonardo Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Ivoneide Pinheiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7800
Resumo: O artigo propõe a apresentar os resultados de uma formação com o propósito de subsídiar as aprendizagens conceitual e metodológica da operação de divisão, através da resolução de problemas, de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como forma de reflexão, na perspectiva de provocar uma (re)significação do conceito de divisão, atribuindo-lhe sentidos e significados. A investigação foi de um cunho qualitativo sob o tipo ação-pesquisa, por intermédio de uma formação com três docentes do quinto ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que as professoras apresentavam insegurança para ensinar o ensino de divisão, devido às suas limitações acerca da aprendizagem dos conceitos da divisão. Os estudos e discussões por meio da ação formativa mostraram que as professoras passaram a entender o ensino de divisão além da instrução preponderante dos fatos fundamentais e das técnicas operatórias. Foi perceptível a motivação das participantes para aprender mais sobre a TAS, tendo em vista o interesse em continuar os estudos após a formação.
id UNIT-2_88ae923a1e341571362c99472ecc9c1a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7800
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAFormação de professores dos anos iniciais. Teoria da aprendizagem significativa. Divisão. Resolução de problemas.O artigo propõe a apresentar os resultados de uma formação com o propósito de subsídiar as aprendizagens conceitual e metodológica da operação de divisão, através da resolução de problemas, de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como forma de reflexão, na perspectiva de provocar uma (re)significação do conceito de divisão, atribuindo-lhe sentidos e significados. A investigação foi de um cunho qualitativo sob o tipo ação-pesquisa, por intermédio de uma formação com três docentes do quinto ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que as professoras apresentavam insegurança para ensinar o ensino de divisão, devido às suas limitações acerca da aprendizagem dos conceitos da divisão. Os estudos e discussões por meio da ação formativa mostraram que as professoras passaram a entender o ensino de divisão além da instrução preponderante dos fatos fundamentais e das técnicas operatórias. Foi perceptível a motivação das participantes para aprender mais sobre a TAS, tendo em vista o interesse em continuar os estudos após a formação.Editora Universitária Tiradentes2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/780010.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 554-5662316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7800/4349Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Leonardo AlvesLima, Ivoneide Pinheiro de2020-11-26T18:36:39Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7800Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:05.918262Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Ferreira, Leonardo Alves
Formação de professores dos anos iniciais. Teoria da aprendizagem significativa. Divisão. Resolução de problemas.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
author Ferreira, Leonardo Alves
author_facet Ferreira, Leonardo Alves
Lima, Ivoneide Pinheiro de
author_role author
author2 Lima, Ivoneide Pinheiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Leonardo Alves
Lima, Ivoneide Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores dos anos iniciais. Teoria da aprendizagem significativa. Divisão. Resolução de problemas.
topic Formação de professores dos anos iniciais. Teoria da aprendizagem significativa. Divisão. Resolução de problemas.
description O artigo propõe a apresentar os resultados de uma formação com o propósito de subsídiar as aprendizagens conceitual e metodológica da operação de divisão, através da resolução de problemas, de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como forma de reflexão, na perspectiva de provocar uma (re)significação do conceito de divisão, atribuindo-lhe sentidos e significados. A investigação foi de um cunho qualitativo sob o tipo ação-pesquisa, por intermédio de uma formação com três docentes do quinto ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que as professoras apresentavam insegurança para ensinar o ensino de divisão, devido às suas limitações acerca da aprendizagem dos conceitos da divisão. Os estudos e discussões por meio da ação formativa mostraram que as professoras passaram a entender o ensino de divisão além da instrução preponderante dos fatos fundamentais e das técnicas operatórias. Foi perceptível a motivação das participantes para aprender mais sobre a TAS, tendo em vista o interesse em continuar os estudos após a formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7800
10.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7800
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7800/4349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 554-566
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614419546112