A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zoia, Elvenice Tatiana, Palma Ferreira, Merly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8598
Resumo: O debate sobre a necessidade de preparar os professores para os desafios do século XXI tem ocupado a centralidade das discussões acadêmicas, em diversos eventos e também nos documentos oficiais, principalmente a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/1996. Entretanto, em muitos momentos, as discussões são abordadas de modo fragmentado e expressam um movimento de polarização entre os aspectos teóricos, práticos, pedagógicos e políticos. Diante desse cenário e da importância primordial de se problematizar e de contrapor-se às intencionalidades do projeto de educação que tem se consolidado, por meio deste artigo, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico que objetiva identificar, na obra Psicologia Pedagógica, de Lev Vigotski, princípios e fundamentos que contribuam para pensarmos a formação e o trabalho docente em uma perspectiva crítica, potencializadora e emancipadora. Com o referencial da Teoria Histórico-Cultural, defendemos o princípio que reconhece a importância da educação escolar no processo de desenvolvimento humano. Esperamos, com este texto, evidenciar a necessidade de ampliação e sistematização de princípios e fundamentos que nos auxiliem a orientar e a estruturar processos formativos que concebam o homem como ser indispensável à transformação social.
id UNIT-2_98b4b30d384cb6378a3afcd40dfbb2c1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8598
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICAFormação de Professores.Teoria Histórico-CulturalPsicologia Pedagógica.O debate sobre a necessidade de preparar os professores para os desafios do século XXI tem ocupado a centralidade das discussões acadêmicas, em diversos eventos e também nos documentos oficiais, principalmente a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/1996. Entretanto, em muitos momentos, as discussões são abordadas de modo fragmentado e expressam um movimento de polarização entre os aspectos teóricos, práticos, pedagógicos e políticos. Diante desse cenário e da importância primordial de se problematizar e de contrapor-se às intencionalidades do projeto de educação que tem se consolidado, por meio deste artigo, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico que objetiva identificar, na obra Psicologia Pedagógica, de Lev Vigotski, princípios e fundamentos que contribuam para pensarmos a formação e o trabalho docente em uma perspectiva crítica, potencializadora e emancipadora. Com o referencial da Teoria Histórico-Cultural, defendemos o princípio que reconhece a importância da educação escolar no processo de desenvolvimento humano. Esperamos, com este texto, evidenciar a necessidade de ampliação e sistematização de princípios e fundamentos que nos auxiliem a orientar e a estruturar processos formativos que concebam o homem como ser indispensável à transformação social.Editora Universitária Tiradentes2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/859810.17564/2316-3828.2022v11n3p82-93EDUCAÇÃO; v. 11 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 82-932316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2022v11n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8598/5041Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacanallo Arrais, Luciana FigueiredoZoia, Elvenice TatianaPalma Ferreira, Merly 2022-06-06T17:44:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8598Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.533605Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
title A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
spellingShingle A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo
Formação de Professores.
Teoria Histórico-Cultural
Psicologia Pedagógica.
title_short A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
title_full A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
title_fullStr A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
title_sort A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA
author Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo
author_facet Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo
Zoia, Elvenice Tatiana
Palma Ferreira, Merly
author_role author
author2 Zoia, Elvenice Tatiana
Palma Ferreira, Merly
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo
Zoia, Elvenice Tatiana
Palma Ferreira, Merly
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores.
Teoria Histórico-Cultural
Psicologia Pedagógica.
topic Formação de Professores.
Teoria Histórico-Cultural
Psicologia Pedagógica.
description O debate sobre a necessidade de preparar os professores para os desafios do século XXI tem ocupado a centralidade das discussões acadêmicas, em diversos eventos e também nos documentos oficiais, principalmente a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/1996. Entretanto, em muitos momentos, as discussões são abordadas de modo fragmentado e expressam um movimento de polarização entre os aspectos teóricos, práticos, pedagógicos e políticos. Diante desse cenário e da importância primordial de se problematizar e de contrapor-se às intencionalidades do projeto de educação que tem se consolidado, por meio deste artigo, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico que objetiva identificar, na obra Psicologia Pedagógica, de Lev Vigotski, princípios e fundamentos que contribuam para pensarmos a formação e o trabalho docente em uma perspectiva crítica, potencializadora e emancipadora. Com o referencial da Teoria Histórico-Cultural, defendemos o princípio que reconhece a importância da educação escolar no processo de desenvolvimento humano. Esperamos, com este texto, evidenciar a necessidade de ampliação e sistematização de princípios e fundamentos que nos auxiliem a orientar e a estruturar processos formativos que concebam o homem como ser indispensável à transformação social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8598
10.17564/2316-3828.2022v11n3p82-93
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8598
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2022v11n3p82-93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8598/5041
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 11 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 82-93
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2022v11n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614858899456