POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8358 |
Resumo: | A formação dos professores do ensino superior é necessária para a constituição da profissão docente, marcada pela mobilização dos saberes específicos da docência e que se entrelaçam sobre as políticas educacionais e institucionais. Dessa forma, este estudo objetivou compreender a formação dos professores do ensino superior em diálogo com a inserção das políticas educacionais, a partir de estudos bibliográficos e de documentais realizados em uma Instituição do Ensino Superior-IES. O percurso metodológico de abordagem qualitativa com técnicas de estudo bibliográfica e documental, fundamentamos nos estudos de Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2014) e Rua (2012), dentre outros. Tivemos como resultado as discussões apresentadas por pesquisadores como contribuintes para a formação dos professores do ensino superior, a partir de políticas institucionais que mobilizem os conhecimentos da docência, assim, concluímos a necessidade de pensar uma política educacional no magistério superior que apresentem contribuições para a prática e profissão docente. |
id |
UNIT-2_ee63883a4bf7221601254c4c02b34ee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8358 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIORA formação dos professores do ensino superior é necessária para a constituição da profissão docente, marcada pela mobilização dos saberes específicos da docência e que se entrelaçam sobre as políticas educacionais e institucionais. Dessa forma, este estudo objetivou compreender a formação dos professores do ensino superior em diálogo com a inserção das políticas educacionais, a partir de estudos bibliográficos e de documentais realizados em uma Instituição do Ensino Superior-IES. O percurso metodológico de abordagem qualitativa com técnicas de estudo bibliográfica e documental, fundamentamos nos estudos de Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2014) e Rua (2012), dentre outros. Tivemos como resultado as discussões apresentadas por pesquisadores como contribuintes para a formação dos professores do ensino superior, a partir de políticas institucionais que mobilizem os conhecimentos da docência, assim, concluímos a necessidade de pensar uma política educacional no magistério superior que apresentem contribuições para a prática e profissão docente.Editora Universitária Tiradentes2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/835810.17564/2316-3828.2020v8n3p676-689EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 676-6892316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8358/4404Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos Monteiro, Rachel RachelleySilva Neta, Maria de Lourdes daMagalhães Junior, Antonio Germano2020-12-18T18:39:53Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8358Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:07.623254Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR Matos Monteiro, Rachel Rachelley |
title_short |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Matos Monteiro, Rachel Rachelley |
author_facet |
Matos Monteiro, Rachel Rachelley Silva Neta, Maria de Lourdes da Magalhães Junior, Antonio Germano |
author_role |
author |
author2 |
Silva Neta, Maria de Lourdes da Magalhães Junior, Antonio Germano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos Monteiro, Rachel Rachelley Silva Neta, Maria de Lourdes da Magalhães Junior, Antonio Germano |
description |
A formação dos professores do ensino superior é necessária para a constituição da profissão docente, marcada pela mobilização dos saberes específicos da docência e que se entrelaçam sobre as políticas educacionais e institucionais. Dessa forma, este estudo objetivou compreender a formação dos professores do ensino superior em diálogo com a inserção das políticas educacionais, a partir de estudos bibliográficos e de documentais realizados em uma Instituição do Ensino Superior-IES. O percurso metodológico de abordagem qualitativa com técnicas de estudo bibliográfica e documental, fundamentamos nos estudos de Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2014) e Rua (2012), dentre outros. Tivemos como resultado as discussões apresentadas por pesquisadores como contribuintes para a formação dos professores do ensino superior, a partir de políticas institucionais que mobilizem os conhecimentos da docência, assim, concluímos a necessidade de pensar uma política educacional no magistério superior que apresentem contribuições para a prática e profissão docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8358 10.17564/2316-3828.2020v8n3p676-689 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8358 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p676-689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8358/4404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 676-689 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614829539328 |