A comunicação de valores éticos na interação entre público e organizações: um estudo das postagens da Vale sobre o caso de Brumadinho
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15411 |
Resumo: | Este texto delineia algumas relações entre ética, comunicação e crise organizacional a partir do estudo de vinte postagens e interações da empresa Vale na rede LinkedIn referentes ao rompimento da barragem de Brumadinho-MG, em 2019, publicadas entre janeiro e julho desse ano. A análise indica que os valores comunicados se modificam de acordo com a cronologia dos acontecimentos e as interações do público: (1) no momento do evento, ressaltam-se a preservação da vida, a apuração dos fatos e ações de resgate; (2) conforme mais informações circulam nas semanas seguintes, destaca-se o reconhecimento da responsabilidade; (3) dois meses depois, retoma-se a divulgação dos valores da empresa como funamento para evitar acontecimentos semelhantes. Esses resultados são discutidos a partir das pesquisas sobre ética e comunicação organizacional. |
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A comunicação de valores éticos na interação entre público e organizações: um estudo das postagens da Vale sobre o caso de BrumadinhoÉtica. Comunicação Organizacional. Interações. Mídias Digitais.Ética na Comunicação OrganizacionalEste texto delineia algumas relações entre ética, comunicação e crise organizacional a partir do estudo de vinte postagens e interações da empresa Vale na rede LinkedIn referentes ao rompimento da barragem de Brumadinho-MG, em 2019, publicadas entre janeiro e julho desse ano. A análise indica que os valores comunicados se modificam de acordo com a cronologia dos acontecimentos e as interações do público: (1) no momento do evento, ressaltam-se a preservação da vida, a apuração dos fatos e ações de resgate; (2) conforme mais informações circulam nas semanas seguintes, destaca-se o reconhecimento da responsabilidade; (3) dois meses depois, retoma-se a divulgação dos valores da empresa como funamento para evitar acontecimentos semelhantes. Esses resultados são discutidos a partir das pesquisas sobre ética e comunicação organizacional.Universidade do Vale do Itajaí2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1541110.14210/vd.v18n02.p130-144Vozes e Diálogo; v. 18 n. 02 (2019): Dossiê: Ética na Comunicação; 130-1442237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15411/pdfCopyright (c) 2019 Luis Mauro Sa Martino, Fernanda Ravelliinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Luis Mauro SaQueiroz Rivelli, Fernanda2020-07-14T23:00:26Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/15411Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2020-07-14T23:00:26Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
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