A comunicação de valores éticos na interação entre público e organizações: um estudo das postagens da Vale sobre o caso de Brumadinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino, Luis Mauro Sa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Queiroz Rivelli, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15411
Resumo: Este texto delineia algumas relações entre ética, comunicação e crise organizacional a partir do estudo de vinte postagens e interações da empresa Vale na rede LinkedIn referentes ao rompimento da barragem de Brumadinho-MG, em 2019, publicadas entre janeiro e julho desse ano. A análise indica que os valores comunicados se modificam de acordo com a cronologia dos acontecimentos e as interações do público: (1) no momento do evento, ressaltam-se a preservação da vida, a apuração dos fatos e ações de resgate; (2) conforme mais informações circulam nas semanas seguintes, destaca-se o reconhecimento da responsabilidade; (3) dois meses depois, retoma-se a divulgação dos valores da empresa como funamento para evitar acontecimentos semelhantes. Esses resultados são discutidos a partir das pesquisas sobre ética e comunicação organizacional.
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