Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
DOI: | 10.14210/rtva.v16n1.p92 |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/5936 |
Resumo: | Originado na indústria aérea, o Revenue Management (RM) foi criado como uma ferramenta gerencial para maximizar os lucros e manter as vantagens competitivas de empresas do setor. Se os clientes fazem reserva antecipada, as tarifas baixas poderão estar disponíveis, mas se os clientes tentam no último minuto, eles provavelmente terão de pagar a tarifa cheia. A indústria aérea foi a pioneira na utilização do RM e, posteriormente, sua gestão foi aplicada em outras áreas, como no setor de hospedagem, aluguel de automóveis, cassinos, transportes ferroviários, indústria de cruzeiros, entre outros. Na indústria hoteleira, os hotéis podem aumentar a sua receita em relação à demanda de quartos disponibilizados pela previsão dos dados históricos. Este estudo visa analisar o desempenho do método Revenue Management num hotel em Foz do Iguaçu - PR. Com abordagem quantitativa, método de estudo de caso, analisaram-se os dados num período de 03 anos 2009, 2010 e 2011, num hotel internacional, localizado em Foz do Iguaçu (PR), período este de implantação do Revenue Management. Os resultados apontam para uma evolução significativa na diária média, taxa de ocupação e receita total, após a implantação da ferramenta gerencial. |
id |
UNIVALI-3_b001e4d1e8eb987c71a5b16acdf50cc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/5936 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
spelling |
Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PROriginado na indústria aérea, o Revenue Management (RM) foi criado como uma ferramenta gerencial para maximizar os lucros e manter as vantagens competitivas de empresas do setor. Se os clientes fazem reserva antecipada, as tarifas baixas poderão estar disponíveis, mas se os clientes tentam no último minuto, eles provavelmente terão de pagar a tarifa cheia. A indústria aérea foi a pioneira na utilização do RM e, posteriormente, sua gestão foi aplicada em outras áreas, como no setor de hospedagem, aluguel de automóveis, cassinos, transportes ferroviários, indústria de cruzeiros, entre outros. Na indústria hoteleira, os hotéis podem aumentar a sua receita em relação à demanda de quartos disponibilizados pela previsão dos dados históricos. Este estudo visa analisar o desempenho do método Revenue Management num hotel em Foz do Iguaçu - PR. Com abordagem quantitativa, método de estudo de caso, analisaram-se os dados num período de 03 anos 2009, 2010 e 2011, num hotel internacional, localizado em Foz do Iguaçu (PR), período este de implantação do Revenue Management. Os resultados apontam para uma evolução significativa na diária média, taxa de ocupação e receita total, após a implantação da ferramenta gerencial.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/593610.14210/rtva.v16n1.p92Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 1 (2014): Janeiro-Abril; 92-114Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 1 (2014): Janeiro-Abril; 92-114Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 1 (2014): Janeiro-Abril; 92-1141983-71511415-639310.14210/rtva.v16i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/5936/3230Boaria, FrancieliAnjos, Sara Joana Gadotti dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-19T23:49:21Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/5936Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:49:21Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR |
title |
Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR |
spellingShingle |
Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR Boaria, Francieli Boaria, Francieli |
title_short |
Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR |
title_full |
Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR |
title_fullStr |
Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR |
title_full_unstemmed |
Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR |
title_sort |
Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR |
author |
Boaria, Francieli |
author_facet |
Boaria, Francieli Boaria, Francieli Anjos, Sara Joana Gadotti dos Anjos, Sara Joana Gadotti dos |
author_role |
author |
author2 |
Anjos, Sara Joana Gadotti dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boaria, Francieli Anjos, Sara Joana Gadotti dos |
description |
Originado na indústria aérea, o Revenue Management (RM) foi criado como uma ferramenta gerencial para maximizar os lucros e manter as vantagens competitivas de empresas do setor. Se os clientes fazem reserva antecipada, as tarifas baixas poderão estar disponíveis, mas se os clientes tentam no último minuto, eles provavelmente terão de pagar a tarifa cheia. A indústria aérea foi a pioneira na utilização do RM e, posteriormente, sua gestão foi aplicada em outras áreas, como no setor de hospedagem, aluguel de automóveis, cassinos, transportes ferroviários, indústria de cruzeiros, entre outros. Na indústria hoteleira, os hotéis podem aumentar a sua receita em relação à demanda de quartos disponibilizados pela previsão dos dados históricos. Este estudo visa analisar o desempenho do método Revenue Management num hotel em Foz do Iguaçu - PR. Com abordagem quantitativa, método de estudo de caso, analisaram-se os dados num período de 03 anos 2009, 2010 e 2011, num hotel internacional, localizado em Foz do Iguaçu (PR), período este de implantação do Revenue Management. Os resultados apontam para uma evolução significativa na diária média, taxa de ocupação e receita total, após a implantação da ferramenta gerencial. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/5936 10.14210/rtva.v16n1.p92 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/5936 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v16n1.p92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/5936/3230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 1 (2014): Janeiro-Abril; 92-114 Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 1 (2014): Janeiro-Abril; 92-114 Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 1 (2014): Janeiro-Abril; 92-114 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v16i1 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1822181372852174848 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14210/rtva.v16n1.p92 |