PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688 |
Resumo: | Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública estadual, para formação inicial de professores da educação básica. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Ler & escrever e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, na formação e construção da identidade docente. A metodologia centrou-se em pesquisa teórico-bibliográfica, seguida de comparativos dos principais objetivos nos dois Programas. A fundamentação teórica centrou-se em: Delors (2003), Nóvoa (1995), Gatti (2013) dentre outros. Os resultados apontaram que a participação de alunos do Curso de Pedagogia em Programas de formação contribuem com a formação e com a construção da identidade docente. |
id |
UNIVAP-1_23e3defe85a699d6d5f213d75046d6ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1688 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORESPIBIDLer & EscreverFormação Docentevalorização de professores.Formação de professoresEste trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública estadual, para formação inicial de professores da educação básica. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Ler & escrever e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, na formação e construção da identidade docente. A metodologia centrou-se em pesquisa teórico-bibliográfica, seguida de comparativos dos principais objetivos nos dois Programas. A fundamentação teórica centrou-se em: Delors (2003), Nóvoa (1995), Gatti (2013) dentre outros. Os resultados apontaram que a participação de alunos do Curso de Pedagogia em Programas de formação contribuem com a formação e com a construção da identidade docente.IBICT2017-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/168810.18066/revistaunivap.v22i40.1688Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 841Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 8412237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688/1297https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688/179910.18066/revistaunivap.v22i40.1688.s353Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Bruna DiasDias, Vera Lúcia CatotoOliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1688Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Rodrigues, Bruna Dias PIBID Ler & Escrever Formação Docente valorização de professores. Formação de professores |
title_short |
PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
PIBID: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Rodrigues, Bruna Dias |
author_facet |
Rodrigues, Bruna Dias Dias, Vera Lúcia Catoto Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Vera Lúcia Catoto Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Bruna Dias Dias, Vera Lúcia Catoto Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Ler & Escrever Formação Docente valorização de professores. Formação de professores |
topic |
PIBID Ler & Escrever Formação Docente valorização de professores. Formação de professores |
description |
Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública estadual, para formação inicial de professores da educação básica. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Ler & escrever e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, na formação e construção da identidade docente. A metodologia centrou-se em pesquisa teórico-bibliográfica, seguida de comparativos dos principais objetivos nos dois Programas. A fundamentação teórica centrou-se em: Delors (2003), Nóvoa (1995), Gatti (2013) dentre outros. Os resultados apontaram que a participação de alunos do Curso de Pedagogia em Programas de formação contribuem com a formação e com a construção da identidade docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688 10.18066/revistaunivap.v22i40.1688 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688/1297 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1688/1799 10.18066/revistaunivap.v22i40.1688.s353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 841 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 841 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042290475139072 |