ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/738 |
Resumo: | O artigo busca fazer um paralelo sobre a contribuição da história da cinética química para o ensino dos estudantes do ensino médio e a abordagem histórica apresentada pelos livros didáticos sobre a cinética química. Na literatura são citados vários benefícios que a inclusão de história da ciência pode trazer para o aprendizado. A ideia de que as reações químicas ocorrem em diferentes velocidades já estava presente em estudos que foram realizados em diferentes épocas. Muitos dos experimentos feitos pelos pesquisadores que formularam os conceitos primordiais da cinética química podem ser facilmente reproduzidos hoje em dia, principalmente ao trabalhar cinética química no ensino médio. No Brasil, o uso do contexto histórico aparece explícito em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs) e as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação, porém os livros didáticos que foram analisados não trazem o uso do contexto histórico como uma de suas ferramentas na explicação dos conceitos da cinética química. |
id |
UNIVAP-1_3be8f858435f2938dc8d65b7c314d85a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/738 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOHistória da QuímicaCinética QuímicaLivros DidáticosEnsino de QuímicaO artigo busca fazer um paralelo sobre a contribuição da história da cinética química para o ensino dos estudantes do ensino médio e a abordagem histórica apresentada pelos livros didáticos sobre a cinética química. Na literatura são citados vários benefícios que a inclusão de história da ciência pode trazer para o aprendizado. A ideia de que as reações químicas ocorrem em diferentes velocidades já estava presente em estudos que foram realizados em diferentes épocas. Muitos dos experimentos feitos pelos pesquisadores que formularam os conceitos primordiais da cinética química podem ser facilmente reproduzidos hoje em dia, principalmente ao trabalhar cinética química no ensino médio. No Brasil, o uso do contexto histórico aparece explícito em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs) e as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação, porém os livros didáticos que foram analisados não trazem o uso do contexto histórico como uma de suas ferramentas na explicação dos conceitos da cinética química.IBICT2017-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/73810.18066/revistaunivap.v22i40.738Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 283Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 2832237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/738/649Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, José Carlos GonçalvesFerreira, Vitor dos SantosPereira, Terezinha Iolanda Ayres2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/738Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title |
ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO Coutinho, José Carlos Gonçalves História da Química Cinética Química Livros Didáticos Ensino de Química |
title_short |
ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
author |
Coutinho, José Carlos Gonçalves |
author_facet |
Coutinho, José Carlos Gonçalves Ferreira, Vitor dos Santos Pereira, Terezinha Iolanda Ayres |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Vitor dos Santos Pereira, Terezinha Iolanda Ayres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, José Carlos Gonçalves Ferreira, Vitor dos Santos Pereira, Terezinha Iolanda Ayres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Química Cinética Química Livros Didáticos Ensino de Química |
topic |
História da Química Cinética Química Livros Didáticos Ensino de Química |
description |
O artigo busca fazer um paralelo sobre a contribuição da história da cinética química para o ensino dos estudantes do ensino médio e a abordagem histórica apresentada pelos livros didáticos sobre a cinética química. Na literatura são citados vários benefícios que a inclusão de história da ciência pode trazer para o aprendizado. A ideia de que as reações químicas ocorrem em diferentes velocidades já estava presente em estudos que foram realizados em diferentes épocas. Muitos dos experimentos feitos pelos pesquisadores que formularam os conceitos primordiais da cinética química podem ser facilmente reproduzidos hoje em dia, principalmente ao trabalhar cinética química no ensino médio. No Brasil, o uso do contexto histórico aparece explícito em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs) e as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação, porém os livros didáticos que foram analisados não trazem o uso do contexto histórico como uma de suas ferramentas na explicação dos conceitos da cinética química. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/738 10.18066/revistaunivap.v22i40.738 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/738 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/738/649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 283 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 283 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042286535639040 |