ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, José Carlos Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Vitor dos Santos, Pereira, Terezinha Iolanda Ayres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/738
Resumo: O artigo busca fazer um paralelo sobre a contribuição da história da cinética química para o ensino dos estudantes do ensino médio e a abordagem histórica apresentada pelos livros didáticos sobre a cinética química. Na literatura são citados vários benefícios que a inclusão de história da ciência pode trazer para o aprendizado. A ideia de que as reações químicas ocorrem em diferentes velocidades já estava presente em estudos que foram realizados em diferentes épocas. Muitos dos experimentos feitos pelos pesquisadores que formularam os conceitos primordiais da cinética química podem ser facilmente reproduzidos hoje em dia, principalmente ao trabalhar cinética química no ensino médio. No Brasil, o uso do contexto histórico aparece explícito em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs) e as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação, porém os livros didáticos que foram analisados não trazem o uso do contexto histórico como uma de suas ferramentas na explicação dos conceitos da cinética química.
id UNIVAP-1_3be8f858435f2938dc8d65b7c314d85a
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/738
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOHistória da QuímicaCinética QuímicaLivros DidáticosEnsino de QuímicaO artigo busca fazer um paralelo sobre a contribuição da história da cinética química para o ensino dos estudantes do ensino médio e a abordagem histórica apresentada pelos livros didáticos sobre a cinética química. Na literatura são citados vários benefícios que a inclusão de história da ciência pode trazer para o aprendizado. A ideia de que as reações químicas ocorrem em diferentes velocidades já estava presente em estudos que foram realizados em diferentes épocas. Muitos dos experimentos feitos pelos pesquisadores que formularam os conceitos primordiais da cinética química podem ser facilmente reproduzidos hoje em dia, principalmente ao trabalhar cinética química no ensino médio. No Brasil, o uso do contexto histórico aparece explícito em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs) e as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação, porém os livros didáticos que foram analisados não trazem o uso do contexto histórico como uma de suas ferramentas na explicação dos conceitos da cinética química.IBICT2017-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/73810.18066/revistaunivap.v22i40.738Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 283Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 2832237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/738/649Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, José Carlos GonçalvesFerreira, Vitor dos SantosPereira, Terezinha Iolanda Ayres2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/738Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Coutinho, José Carlos Gonçalves
História da Química
Cinética Química
Livros Didáticos
Ensino de Química
title_short ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_full ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_sort ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA DA CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
author Coutinho, José Carlos Gonçalves
author_facet Coutinho, José Carlos Gonçalves
Ferreira, Vitor dos Santos
Pereira, Terezinha Iolanda Ayres
author_role author
author2 Ferreira, Vitor dos Santos
Pereira, Terezinha Iolanda Ayres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, José Carlos Gonçalves
Ferreira, Vitor dos Santos
Pereira, Terezinha Iolanda Ayres
dc.subject.por.fl_str_mv História da Química
Cinética Química
Livros Didáticos
Ensino de Química
topic História da Química
Cinética Química
Livros Didáticos
Ensino de Química
description O artigo busca fazer um paralelo sobre a contribuição da história da cinética química para o ensino dos estudantes do ensino médio e a abordagem histórica apresentada pelos livros didáticos sobre a cinética química. Na literatura são citados vários benefícios que a inclusão de história da ciência pode trazer para o aprendizado. A ideia de que as reações químicas ocorrem em diferentes velocidades já estava presente em estudos que foram realizados em diferentes épocas. Muitos dos experimentos feitos pelos pesquisadores que formularam os conceitos primordiais da cinética química podem ser facilmente reproduzidos hoje em dia, principalmente ao trabalhar cinética química no ensino médio. No Brasil, o uso do contexto histórico aparece explícito em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs) e as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação, porém os livros didáticos que foram analisados não trazem o uso do contexto histórico como uma de suas ferramentas na explicação dos conceitos da cinética química.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/738
10.18066/revistaunivap.v22i40.738
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/738
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/738/649
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 283
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 283
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042286535639040