O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/815 |
Resumo: | As tecnologias se difundiram em todas as esferas da sociedade, possibilitando um vasto acesso à informação para grande parte da população. Na educação, a inserção da tecnologia como ferramenta de ensino enfrenta várias dificuldades, na qual é usada de forma limitada na sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores na utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de ensino, permitindo a compreensão das mudanças necessárias para que ocorra a implementação efetiva desses recursos durante a ministração em suas aulas. O estudo foi realizado com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do município de Alegre-ES, onde foi aplicado um questionário como instrumento para coleta de dados. Como resultado, nota-se que os professores entrevistados não têm dificuldade na utilização de tais recursos e que a escola oferece todo suporte a eles. Entretanto, estes enfrentam diariamente muitos desafios, tais como, infraestrutura e excesso de alunos, que dificultam o processo de ensino, o que leva a pouca utilização desses recursos pelos professores questionados. |
id |
UNIVAP-1_e2b8f707440930c89aee8621a8acbe2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/815 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ESEnsino-aprendizagemeducaçãorecursos tecnológicosAs tecnologias se difundiram em todas as esferas da sociedade, possibilitando um vasto acesso à informação para grande parte da população. Na educação, a inserção da tecnologia como ferramenta de ensino enfrenta várias dificuldades, na qual é usada de forma limitada na sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores na utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de ensino, permitindo a compreensão das mudanças necessárias para que ocorra a implementação efetiva desses recursos durante a ministração em suas aulas. O estudo foi realizado com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do município de Alegre-ES, onde foi aplicado um questionário como instrumento para coleta de dados. Como resultado, nota-se que os professores entrevistados não têm dificuldade na utilização de tais recursos e que a escola oferece todo suporte a eles. Entretanto, estes enfrentam diariamente muitos desafios, tais como, infraestrutura e excesso de alunos, que dificultam o processo de ensino, o que leva a pouca utilização desses recursos pelos professores questionados.IBICT2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/81510.18066/revistaunivap.v22i40.815Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 127Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 1272237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/815/480Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFagundes Campos, VanessaPalacio de Araujo, CarolineTintori Mantovani, AlineDável Grecco, KaliaValani, JaneteRezende, KêniaTerra Werner, Elias2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/815Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES |
title |
O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES |
spellingShingle |
O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES Fagundes Campos, Vanessa Ensino-aprendizagem educação recursos tecnológicos |
title_short |
O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES |
title_full |
O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES |
title_fullStr |
O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES |
title_full_unstemmed |
O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES |
title_sort |
O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES |
author |
Fagundes Campos, Vanessa |
author_facet |
Fagundes Campos, Vanessa Palacio de Araujo, Caroline Tintori Mantovani, Aline Dável Grecco, Kalia Valani, Janete Rezende, Kênia Terra Werner, Elias |
author_role |
author |
author2 |
Palacio de Araujo, Caroline Tintori Mantovani, Aline Dável Grecco, Kalia Valani, Janete Rezende, Kênia Terra Werner, Elias |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes Campos, Vanessa Palacio de Araujo, Caroline Tintori Mantovani, Aline Dável Grecco, Kalia Valani, Janete Rezende, Kênia Terra Werner, Elias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem educação recursos tecnológicos |
topic |
Ensino-aprendizagem educação recursos tecnológicos |
description |
As tecnologias se difundiram em todas as esferas da sociedade, possibilitando um vasto acesso à informação para grande parte da população. Na educação, a inserção da tecnologia como ferramenta de ensino enfrenta várias dificuldades, na qual é usada de forma limitada na sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores na utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de ensino, permitindo a compreensão das mudanças necessárias para que ocorra a implementação efetiva desses recursos durante a ministração em suas aulas. O estudo foi realizado com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do município de Alegre-ES, onde foi aplicado um questionário como instrumento para coleta de dados. Como resultado, nota-se que os professores entrevistados não têm dificuldade na utilização de tais recursos e que a escola oferece todo suporte a eles. Entretanto, estes enfrentam diariamente muitos desafios, tais como, infraestrutura e excesso de alunos, que dificultam o processo de ensino, o que leva a pouca utilização desses recursos pelos professores questionados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/815 10.18066/revistaunivap.v22i40.815 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/815 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/815/480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 127 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 127 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042287057829888 |