O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes Campos, Vanessa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Palacio de Araujo, Caroline, Tintori Mantovani, Aline, Dável Grecco, Kalia, Valani, Janete, Rezende, Kênia, Terra Werner, Elias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/815
Resumo: As tecnologias se difundiram em todas as esferas da sociedade, possibilitando um vasto acesso à informação para grande parte da população. Na educação, a inserção da tecnologia como ferramenta de ensino enfrenta várias dificuldades, na qual é usada de forma limitada na sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores na utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de ensino, permitindo a compreensão das mudanças necessárias para que ocorra a implementação efetiva desses recursos durante a ministração em suas aulas. O estudo foi realizado com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do município de Alegre-ES, onde foi aplicado um questionário como instrumento para coleta de dados. Como resultado, nota-se que os professores entrevistados não têm dificuldade na utilização de tais recursos e que a escola oferece todo suporte a eles. Entretanto, estes enfrentam diariamente muitos desafios, tais como, infraestrutura e excesso de alunos, que dificultam o processo de ensino, o que leva a pouca utilização desses recursos pelos professores questionados.
id UNIVAP-1_e2b8f707440930c89aee8621a8acbe2f
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/815
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ESEnsino-aprendizagemeducaçãorecursos tecnológicosAs tecnologias se difundiram em todas as esferas da sociedade, possibilitando um vasto acesso à informação para grande parte da população. Na educação, a inserção da tecnologia como ferramenta de ensino enfrenta várias dificuldades, na qual é usada de forma limitada na sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores na utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de ensino, permitindo a compreensão das mudanças necessárias para que ocorra a implementação efetiva desses recursos durante a ministração em suas aulas. O estudo foi realizado com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do município de Alegre-ES, onde foi aplicado um questionário como instrumento para coleta de dados. Como resultado, nota-se que os professores entrevistados não têm dificuldade na utilização de tais recursos e que a escola oferece todo suporte a eles. Entretanto, estes enfrentam diariamente muitos desafios, tais como, infraestrutura e excesso de alunos, que dificultam o processo de ensino, o que leva a pouca utilização desses recursos pelos professores questionados.IBICT2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/81510.18066/revistaunivap.v22i40.815Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 127Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 1272237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/815/480Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFagundes Campos, VanessaPalacio de Araujo, CarolineTintori Mantovani, AlineDável Grecco, KaliaValani, JaneteRezende, KêniaTerra Werner, Elias2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/815Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
title O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
spellingShingle O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
Fagundes Campos, Vanessa
Ensino-aprendizagem
educação
recursos tecnológicos
title_short O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
title_full O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
title_fullStr O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
title_full_unstemmed O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
title_sort O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
author Fagundes Campos, Vanessa
author_facet Fagundes Campos, Vanessa
Palacio de Araujo, Caroline
Tintori Mantovani, Aline
Dável Grecco, Kalia
Valani, Janete
Rezende, Kênia
Terra Werner, Elias
author_role author
author2 Palacio de Araujo, Caroline
Tintori Mantovani, Aline
Dável Grecco, Kalia
Valani, Janete
Rezende, Kênia
Terra Werner, Elias
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes Campos, Vanessa
Palacio de Araujo, Caroline
Tintori Mantovani, Aline
Dável Grecco, Kalia
Valani, Janete
Rezende, Kênia
Terra Werner, Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
educação
recursos tecnológicos
topic Ensino-aprendizagem
educação
recursos tecnológicos
description As tecnologias se difundiram em todas as esferas da sociedade, possibilitando um vasto acesso à informação para grande parte da população. Na educação, a inserção da tecnologia como ferramenta de ensino enfrenta várias dificuldades, na qual é usada de forma limitada na sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores na utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de ensino, permitindo a compreensão das mudanças necessárias para que ocorra a implementação efetiva desses recursos durante a ministração em suas aulas. O estudo foi realizado com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do município de Alegre-ES, onde foi aplicado um questionário como instrumento para coleta de dados. Como resultado, nota-se que os professores entrevistados não têm dificuldade na utilização de tais recursos e que a escola oferece todo suporte a eles. Entretanto, estes enfrentam diariamente muitos desafios, tais como, infraestrutura e excesso de alunos, que dificultam o processo de ensino, o que leva a pouca utilização desses recursos pelos professores questionados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/815
10.18066/revistaunivap.v22i40.815
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/815
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/815/480
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 127
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 127
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042287057829888