FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compartilhar as experiências e as reflexões vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de modo a evidenciar como as ações desenvolvidas pelas professoras supervisoras, através de intervenções e mediações, contribuem para a formação inicial dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID). O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação que visa proporcionar aos estudantes de cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano escolar. Para conduzir este estudo, foi delineada a seguinte indagação: quais as inferências das professoras coformadoras para a formação inicial docente na perspectiva da parceria universidade-escola básica? Optou-se por uma metodologia qualitativa, utilizando a observação em sala de aula e questionários com questões abertas. Após o período de imersão na sala de aula da educação básica, foram entregues questionários a 12 professoras coformadoras das escolas parceiras: Escola Municipal Dr. Beneval de Castro Boa Sorte, localizada no Bairro BNH e a Escola Municipal Emília Mila de Castro, situada no Bairro Aeroporto Velho, ambas na cidade de Guanambi-Bahia. Os bolsistas de ID (Edital Pibid nº 07/2018) desenvolveram as atividades do Pibid em turmas de educação infantil (pré-escola) e anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados apontam que o Pibid se constitui um espaço de aprendizados importantes inerentes à formação inicial de professores, por possibilitar a aproximação e a parceria entre a universidade e a educação básica, viabilizada por discussões, problematizações e exercício do trabalho docente sob orientação e na companhia constante da professora coformadora da escola de educação básica que ensina os bolsistas de iniciação à docência a serem professores(as). |
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