DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22 |
Resumo: | Este artigo é resultante de revisão bibliográfica e o seu objetivo foi melhor compreender os questionamentos por que passam a educação, nos quais se evidencia a necessidade de mudanças em seus mais diversos âmbitos, principalmente na prática de ensino, surgindo a interdisciplinaridade como uma possibilidade para viabilizar uma educação que rompa os compartimentos estanques das capacidades isoladas. Tentou-se com o presente texto, refletir como a universidade pode buscar uma nova linguagem no seu fazer educativo que tenha rebatimento imediato na formação docente. Para tanto, o ensino interdisciplinar requer, entre outros aspectos, uma mudança de atitude dos que ensinam e aprendem na sua forma de compreender o mundo e aceitar que o seu papel junto aos sujeitos aprendizes é o da mediação. Vive-se um momento novo na sociedade, onde as informações estão ao alcance de todos através das tecnologias de comunicação, portanto, é na formação docente que a perspectiva interdisciplinar de ensino precisa ser aprimorada, para atender as demandas atuais colocadas para a educação. Por outro lado, a escola necessita de estratégias de ensino inovadoras, criativas e flexíveis, que permitam aos vários docentes trabalharem ao mesmo tempo um mesmo conteúdo com olhares diferenciados, oferecendo ao aluno uma visão de totalidade do fenômeno estudado. Esta prática, certamente, dará significado ao processo ensino-aprendizagem. |
id |
UNIVASF-1_7dfee5e4f01780978fc659a4f050ac70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/22 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIAInterdisciplinaridadeEducaçãoFormação DocenteEnsino-AprendizagemEste artigo é resultante de revisão bibliográfica e o seu objetivo foi melhor compreender os questionamentos por que passam a educação, nos quais se evidencia a necessidade de mudanças em seus mais diversos âmbitos, principalmente na prática de ensino, surgindo a interdisciplinaridade como uma possibilidade para viabilizar uma educação que rompa os compartimentos estanques das capacidades isoladas. Tentou-se com o presente texto, refletir como a universidade pode buscar uma nova linguagem no seu fazer educativo que tenha rebatimento imediato na formação docente. Para tanto, o ensino interdisciplinar requer, entre outros aspectos, uma mudança de atitude dos que ensinam e aprendem na sua forma de compreender o mundo e aceitar que o seu papel junto aos sujeitos aprendizes é o da mediação. Vive-se um momento novo na sociedade, onde as informações estão ao alcance de todos através das tecnologias de comunicação, portanto, é na formação docente que a perspectiva interdisciplinar de ensino precisa ser aprimorada, para atender as demandas atuais colocadas para a educação. Por outro lado, a escola necessita de estratégias de ensino inovadoras, criativas e flexíveis, que permitam aos vários docentes trabalharem ao mesmo tempo um mesmo conteúdo com olhares diferenciados, oferecendo ao aluno uma visão de totalidade do fenômeno estudado. Esta prática, certamente, dará significado ao processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22/30Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia MarisyMoreira, Marcia Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:21:55Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/22Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:21:55Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA |
title |
DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA |
spellingShingle |
DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia Marisy Interdisciplinaridade Educação Formação Docente Ensino-Aprendizagem |
title_short |
DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA |
title_full |
DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA |
title_fullStr |
DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA |
title_full_unstemmed |
DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA |
title_sort |
DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA |
author |
Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia Marisy |
author_facet |
Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia Marisy Moreira, Marcia Bento |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marcia Bento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia Marisy Moreira, Marcia Bento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Educação Formação Docente Ensino-Aprendizagem |
topic |
Interdisciplinaridade Educação Formação Docente Ensino-Aprendizagem |
description |
Este artigo é resultante de revisão bibliográfica e o seu objetivo foi melhor compreender os questionamentos por que passam a educação, nos quais se evidencia a necessidade de mudanças em seus mais diversos âmbitos, principalmente na prática de ensino, surgindo a interdisciplinaridade como uma possibilidade para viabilizar uma educação que rompa os compartimentos estanques das capacidades isoladas. Tentou-se com o presente texto, refletir como a universidade pode buscar uma nova linguagem no seu fazer educativo que tenha rebatimento imediato na formação docente. Para tanto, o ensino interdisciplinar requer, entre outros aspectos, uma mudança de atitude dos que ensinam e aprendem na sua forma de compreender o mundo e aceitar que o seu papel junto aos sujeitos aprendizes é o da mediação. Vive-se um momento novo na sociedade, onde as informações estão ao alcance de todos através das tecnologias de comunicação, portanto, é na formação docente que a perspectiva interdisciplinar de ensino precisa ser aprimorada, para atender as demandas atuais colocadas para a educação. Por outro lado, a escola necessita de estratégias de ensino inovadoras, criativas e flexíveis, que permitam aos vários docentes trabalharem ao mesmo tempo um mesmo conteúdo com olhares diferenciados, oferecendo ao aluno uma visão de totalidade do fenômeno estudado. Esta prática, certamente, dará significado ao processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22/30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487491518464 |