O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676 |
Resumo: | Este trabalho é uma parte de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo analisar as representações sociais dos professores de matemática sobre Formação Continuada e possíveis relações com os índices de proficiência do Ensino Médio no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) em escolas, jurisdicionadas à Gerência Regional de Ensino (GRE) do Sertão do Alto Pajeú. Como fundamentação utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) e em particular a Teoria do Núcleo Central, que estuda a estrutura das RS a partir do seu Núcleo Central (NC) e do seu Sistema periférico. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um Teste de Associação Livre de Palavras com o termo indutor “Formação Continuada do Professor de Matemática do Ensino Médio”, seguido de um teste de hierarquização de importância das palavras ou expressões associadas a esse termo e sendo justificadas pelos professores. Dentre os resultados, identificamos como principais elementos do NC das RS dos professores: aprendizagem, conhecimento e troca de experiência. Esses elementos são ativados diferentemente segundo o grupo docente a partir de elementos adjuntos do NC, a saber: nas RS dos professores atuantes em escolas de nível desejável no SAEPE - capacitação, estudo, avaliação, materiais didáticos e desafios. Nas RS dos professores de escolas de nível básico - aperfeiçoamento e nas RS dos professores de escolas de nível elementar II - atualização, ideias e jogos matemáticos. A inovação apenas para aqueles de atuação em escolas de nível desejável e básico no SAEPE. |
id |
UNIVASF-1_98234899ea8f607335e87d249966382d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1676 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO Formação ContinuadaRepresentações SociaisSAEPEMatemáticaEste trabalho é uma parte de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo analisar as representações sociais dos professores de matemática sobre Formação Continuada e possíveis relações com os índices de proficiência do Ensino Médio no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) em escolas, jurisdicionadas à Gerência Regional de Ensino (GRE) do Sertão do Alto Pajeú. Como fundamentação utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) e em particular a Teoria do Núcleo Central, que estuda a estrutura das RS a partir do seu Núcleo Central (NC) e do seu Sistema periférico. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um Teste de Associação Livre de Palavras com o termo indutor “Formação Continuada do Professor de Matemática do Ensino Médio”, seguido de um teste de hierarquização de importância das palavras ou expressões associadas a esse termo e sendo justificadas pelos professores. Dentre os resultados, identificamos como principais elementos do NC das RS dos professores: aprendizagem, conhecimento e troca de experiência. Esses elementos são ativados diferentemente segundo o grupo docente a partir de elementos adjuntos do NC, a saber: nas RS dos professores atuantes em escolas de nível desejável no SAEPE - capacitação, estudo, avaliação, materiais didáticos e desafios. Nas RS dos professores de escolas de nível básico - aperfeiçoamento e nas RS dos professores de escolas de nível elementar II - atualização, ideias e jogos matemáticos. A inovação apenas para aqueles de atuação em escolas de nível desejável e básico no SAEPE.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 31-572177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676/1622https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676/1448Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo de Almeida , Danniella Patrícia Bastos de Melo Espíndola, Elisângela2024-01-15T18:41:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1676Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:41:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
title |
O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO Araújo de Almeida , Danniella Patrícia Formação Continuada Representações Sociais SAEPE Matemática |
title_short |
O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
author |
Araújo de Almeida , Danniella Patrícia |
author_facet |
Araújo de Almeida , Danniella Patrícia Bastos de Melo Espíndola, Elisângela |
author_role |
author |
author2 |
Bastos de Melo Espíndola, Elisângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo de Almeida , Danniella Patrícia Bastos de Melo Espíndola, Elisângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Representações Sociais SAEPE Matemática |
topic |
Formação Continuada Representações Sociais SAEPE Matemática |
description |
Este trabalho é uma parte de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo analisar as representações sociais dos professores de matemática sobre Formação Continuada e possíveis relações com os índices de proficiência do Ensino Médio no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) em escolas, jurisdicionadas à Gerência Regional de Ensino (GRE) do Sertão do Alto Pajeú. Como fundamentação utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) e em particular a Teoria do Núcleo Central, que estuda a estrutura das RS a partir do seu Núcleo Central (NC) e do seu Sistema periférico. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um Teste de Associação Livre de Palavras com o termo indutor “Formação Continuada do Professor de Matemática do Ensino Médio”, seguido de um teste de hierarquização de importância das palavras ou expressões associadas a esse termo e sendo justificadas pelos professores. Dentre os resultados, identificamos como principais elementos do NC das RS dos professores: aprendizagem, conhecimento e troca de experiência. Esses elementos são ativados diferentemente segundo o grupo docente a partir de elementos adjuntos do NC, a saber: nas RS dos professores atuantes em escolas de nível desejável no SAEPE - capacitação, estudo, avaliação, materiais didáticos e desafios. Nas RS dos professores de escolas de nível básico - aperfeiçoamento e nas RS dos professores de escolas de nível elementar II - atualização, ideias e jogos matemáticos. A inovação apenas para aqueles de atuação em escolas de nível desejável e básico no SAEPE. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676/1622 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676/1448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 31-57 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486866567168 |